Curiosidades

Quais novelas brasileiras foram gravadas na Irlanda?

As novelas brasileiras são famosas em todo o mundo, mas, muitas vezes, são outras partes do planeta que são inseridas no roteiro dos folhetins. Quem não lembra das cenas em Marrocos, da novela O Clone, ou então das cenas gravadas nos Estados Unidos, para a novela América. Mas será que existem novelas brasileiras gravadas na Irlanda?

A resposta é sim!

Pelo menos, duas novelas brasileiras tiveram cenas gravadas na Irlanda. São elas: Brida, de 1998, exibida pela TV Manchete, e Eterna Magia, folhetim de 2007, da Globo.

Brida, novela baseada em Paulo Coelho, teve cenas nos Cliffs of Moher

Brida é uma das novelas brasileiras gravadas na Irlanda, baseada em livro de Paulo Coelho. Foto: Divulgação

A novela Brida, de 1998, foi a última novela exibida pela TV Manchete, encerrada às pressas devido à falência da emissora. Os primeiros capítulos, porém, foram filmados nos Cliffs Of Moher e em Limerick.

Continua após a publicidade

Segundo a sinopse de Brida, a novela se passa na Irlanda do século 17. Na história, Brida era uma jovem interpretada por Carolina Kasting, que era perseguida por um bruxo, Vargas, interpretado por Rubens de Falco.

A novela tem um salto no tempo de 300 anos, quando Brida e Vargas vivem em outras encarnações, mas o tormento do bruxo continua, com a protagonista descobrindo ter poderes sobrenaturais.

Brida é baseada no best-seller de Paulo Coelho de mesmo nome. A Manchete gastou muito dinheiro nas gravações na Irlanda e na adaptação por ser também uma novela de época.

Membros do elenco da novela, como Carolina Kasting, Guilhermina Guinle, Rubens de Falco, Wanessa Bonelli, Fabiana Amorim e Manuela Dias, viajaram para a Irlanda, na época, para gravar cenas.

Veja cenas de Brida na Irlanda no Youtube.

Antes de começar o seu intercâmbio no exterior, que tal começar dar um “up” no seu inglês? Saiba mais aqui!

Eterna Magia tem elementos celtas e cenas em Dublin

Cássia Kiss, em Eterna Magia, uma das novelas brasileiras gravadas na Irlanda. Foto: Divulgação

A novela Eterna Magia conta com elementos celtas logo nas cenas de abertura, além da tipografia do logotipo e dança tradicional de sapateado irlandês.

Segundo a sinopse da novela, a história de Eterna Magia se passa entre os anos de 1938 e 1946 e é ambientada em Serranias, fictícia cidade no interior de Minas Gerais, fundada por imigrantes irlandeses no século XVIII.

A trama gira em torno da família Sullivan, sobrenome bem tradicional na Irlanda. O ator Werner Schünemann interpreta Max Sullivan, geólogo irlandês que foi ao Brasil para uma viagem de férias e acabou por ficar no país.

Cenas em Dublin mostram locais como o Stephen’s Green Park, além de prédios antigos do centro da cidade.

Na novela, a emigração irlandesa faz parte do roteiro, sendo a cidade de Serranias um refúgio para irlandeses, em 1652, quando os ingleses tomaram conta do país. Serranias tem um ar místico justamente porque a Irlanda é uma terra celta.

Apesar de cenas gravadas na Irlanda, o elenco fez as gravações em estúdio, no Brasil mesmo.

Entenda o passo-a-passo para tirar sua cidadania europeia com profissionais especializados no assunto.

Veja cenas no vídeo abaixo, a partir de 35:50:

Novelas baseadas na Irlanda têm ar de misticismo

O leitor do edublin e noveleiro, Harley Pinheiro, foi quem entrou em contato com a equipe do canal para falar sobre as novelas. Segundo ele, apesar da audiência das novelas não ter sido enorme, é curioso que os autores tenham escolhido a Irlanda como cenário para gravações.

“Ambas as novelas falavam sobre bruxaria, misticismo e cultura celta. E ambas as novelas tiveram o envolvimento do autor Paulo Coelho (Brida é inspirada em um livro de mesmo nome dele, e em Eterna Magia, ele atuou como um mago, além de ser consultor sobre a cultura celta na produção da novela)”, disse.

Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!

Próximos passos para sua viagem

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024