Categories: Saúde

Qual a importância do seguro viagem durante seu mochilão?

Qual a importância do seguro viagem durante seu mochilão?

Seguro viagem é um detalhe muito importante no planejamento do mochilão. Imagem: Thodonal | Dreamstime

Cair na estrada para fazer um tão sonhado mochilão é, sem dúvida, uma experiência de vida incrível. É claro que, para se aproveitar ao máximo essa oportunidade, muito planejamento e detalhes devem ser levados em consideração bem antes do embarque.

Pré-definir o roteiro, checar as melhores possibilidades de transporte entre um país e outro, hospedagem e fazer as malas são alguns deles. Mas o que acontece é que muita gente esquece um detalhe muito importante nesta lista: o seguro viagem.

Ninguém quer pensar em coisas negativas na hora de programar as férias, mas imprevistos podem acontecer e transformar aquela viagem dos sonhos num verdadeiro pesadelo. É justamente por isso que hoje abordamos aqui os principais motivos pelos quais você deve adquirir um seguro viagem para fazer o seu mochilão.

Obrigatoriedade

Alemanha é um dos países que exigem seguro viagem obrigatório. Imagem: Sjankauskas | Dreamstime

Nem todos os países exigem que seus visitantes adquiram um seguro viagem. Porém, em outros, além de ser obrigatório, é necessário cumprir uma série de requisitos. Esse é o caso dos países europeus que integram o Tratado de Schengen.

Continua após a publicidade

Os países que fazem parte são Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Para visitar esses países, é essencial possuir assistência médica e hospitalar no valor mínimo de 30 mil euros. E fique atento, já que na imigração é bem provável você ser obrigado a mostrar a apólice de seguro para ter a entrada no país permitida.

Evite despesas extras

Visitar países onde o seguro viagem não é obrigatório não descarta a necessidade de se adquirir um. Afinal, deparar-se com uma situação na qual é necessário auxílio médico em um país estrangeiro, onde você não está familiarizado com o sistema de saúde e está longe da família e amigos, não é algo agradável.

Isso sem falar que os custos com saúde em caso de uma emergência podem extrapolar — e muito — os gastos com a sua viagem. Uma visita ao departamento de emergência num hospital canadense ou americano, por exemplo, pode sair por mais de mil dólares, dependendo do procedimento.

Na Irlanda, isso também não é muito diferente, já que as taxas do departamento de emergência dos principais hospitais do país variam entre 100 e 506 euros para visitantes.

Benefícios

Alguns seguros cobrem voos perdidos e bagagens extraviadas ou danificadas. Imagem: Everydayplus | Dreamstime

Além de cobrir gastos com saúde e medicamentos, muitos seguros de viagem oferecem cobertura para outros imprevistos que podem acontecer durante a sua viagem.

Como um mochilão envolve uma série de deslocamentos entre cidades e países, vale investir um pouco mais e adquirir um seguro que ofereça cobertura no caso de perda de voos, extravio de malas, perdas, roubos e, até mesmo, avarias que podem ser causadas à sua bagagem devido à má acomodação ou falhas no manuseio fornecido pela empresa aérea.

Assistência em qualquer lugar

Na hora de fazer o seguro, preste bastante atenção se a cobertura inclui todos os países para onde você vai. Dessa forma, você evita se deparar com surpresas desagradáveis durante a sua viagem.

Também vale destacar que, se na sua viagem você for praticar esportes radicais, é fundamental fazer um seguro que cubra os acidentes que podem ocorrer nesse tipo de aventura. Esse detalhe pode encarecer um pouco o valor do seu seguro, mas, mesmo assim, é essencial caso algum imprevisto aconteça e você precise acionar a cobertura.

Atenção!

Esportes radicais exigem cobertura especial. Foto: The Skydiver | Dreamstime

Antes de embarcar no seu mochilão tenha certeza de que você possui a sua apólice e todos os telefones de emergência 24 horas da seguradora. Também observe se os telefones internacionais aceitam ligações gratuitas. Outra novidade é o acionamento do seguro por meio de aplicativos como WhatsApp e Skype.

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Brasileiros na Irlanda: saiba seu direito de votar nas eleições locais

No próximo dia 7 de junho, os brasileiros que residem na Irlanda têm a oportunidade…

2 de maio de 2024

Irlanda é o melhor destino para hiking: conheça alguns pontos

Quem gosta de caminhadas longas com paisagens incríveis e lugares altos como montanhas, serras e…

1 de maio de 2024

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

30 de abril de 2024

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

30 de abril de 2024

Quais são as melhores agências de intercâmbio do Brasil

Eu tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você cogitou fazer um…

30 de abril de 2024

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024