Quanto custa um seguro-viagem? Essa é, sem dúvidas, uma das maiores preocupações de quem vai viajar para o exterior. Mas, infelizmente, não há uma única resposta para essa pergunta.

No geral, é possível afirmar que existem no mercado opções de seguro que custam desde R$15,00 até R$300,00 por dia. Isso porque, para quem não sabe, o seguro é cobrado por dia de viagem e não existe um valor cheio definido, sempre depende de quantos dias você vai permanecer viajando.

Vamos falar um pouco mais sobre quanto custa um seguro-viagem.

Leia também: Seguro-viagem: o que é, como funciona, planos e preços

Continua após a publicidade

O que influencia o preço de um seguro-viagem?

Para saber quanto custa um seguro-viagem, é preciso pesquisar as agências e seus planos. Foto: Towfiqu barbhuiya on Unsplash

O valor de um seguro-viagem sempre vai depender de diversos fatores, por exemplo: tipo de cobertura, destino de escolha, duração da viagem, faixa etária, se o viajante tem alguma doença etc.

Além disso, vale dizer que nem todo país exige a apresentação de um seguro-viagem. No entanto, independentemente de ser ou não obrigatório, é sempre recomendado viajar com essa proteção, visto que imprevistos e acidentes podem acontecer em qualquer lugar do mundo, não é mesmo?

Apesar de o valor de um seguro-viagem ser um gasto que pode, sim, pesar, principalmente para quem está com o orçamento apertado, ainda assim, é importante não economizar justo na hora de adquirir essa proteção, pois quando o assunto é segurança e saúde, não dá para deixar em segundo plano.

Escolha da seguradora mais barata

Outro fator que pode influenciar o valor de um seguro-viagem é a escolha da seguradora.

Para avaliar os preços de seguro-viagem, é válido analisar os planos oferecidos pelas principais seguradoras.

Pesquise bem as opções, confira tudo o que está incluído na cobertura de cada plano e avalie as regras antes de julgar o valor final.

O que é obrigatório ou não em um seguro-viagem?

Coberturas de seguro-viagem são divergentes e podem custar mais dependendo da condição de quem contrata. Foto: Guilherme Stecanella on Unsplash

As coberturas são um dos fatores que mais vão alterar os preços de um seguro-viagem. As únicas coisas que são obrigatórias em todos os seguros ofertados no mercado são: assistência médica e odontológica, seguro de vida (que cobre morte ou invalidez por acidente) e traslado de corpo. Qualquer outro benefício que for adicionado pode modificar o valor.

Porém, como essas coberturas citadas acima são básicas e as seguradoras já são obrigadas a incluí-las em seus pacotes, elas colocam também outras opções que consideram importantes e com valores de cobertura diferentes. Ou seja, na hora de escolher e comparar entre as empresas, é fundamental ficar atento ao que está incluso em cada seguro.

Doenças crônicas, gravidez e outras questões

Vale ressaltar que, além dos fatores citados, em casos de doenças crônicas e gravidez, o seguro-viagem certamente será mais caro, visto que o segurado tem mais chances de precisar ativar a proteção. A mesma coisa acontece para quem vai viajar com o objetivo de praticar esportes radicais, por exemplo.

A cobertura de cada seguro-viagem é um item que merece muita atenção. Afinal, é ela quem estipula quais os serviços estarão disponíveis em caso de emergência e é o que determinará o valor do serviço a ser adquirido.

Confira quais são as principais coberturas de um seguro-viagem:

  • Despesa médica hospitalar
  • Despesas odontológicas e farmacêuticas
  • Traslado médico
  • Extravio de bagagem
  • Regresso antecipado do segurado
  • Assistência jurídica
  • Regresso sanitário
  • Cancelamento, interrupção e extensão de viagem
  • Seguro de mala extraviada
  • Orientação em caso de perda de documentos

Como consultar o valor de um seguro-viagem?

Requisitar o orçamento de diversas seguradoras é uma das melhores formas de entender melhor quanto custa um seguro-viagem. Foto: Fuu J on Unsplash

É claro que você pode iniciar um contato direto com as seguradoras que mais interessarem e solicitar um orçamento. Porém, outra maneira bastante vantajosa de consultar o valor de um seguro-viagem e de saber as coberturas oferecidas em cada plano é por meio de um comparador online.

Uma dica é entrar no site Seguros Promo, considerado um ótimo comparador online, e pesquisar o valor de um seguro-viagem para a Europa dentro da plataforma. É bem simples: basta fazer uma simulação colocando o período da sua viagem, destino e clicar em “pesquisar”.

Feito isso, o comparador apresenta diferentes tipos de seguro das mais diversas seguradoras. E o melhor é que de um jeito superfácil, em que você consegue visualizar e comparar os valores e os benefícios de cada uma das seguradoras para, então, selecionar aquele que melhor atende às suas necessidades e que também oferece um bom custo-benefício.

Muitos viajantes deixam de contratar essa proteção por achar que o valor é muito alto, mas não levam em consideração o dinheiro que podem ter que gastar caso precisem de um atendimento médico durante uma viagem internacional. Além disso, é possível encontrar um seguro-viagem que ofereça tudo o que você precisa e que caiba no seu orçamento.

Compare seguro-viagem

O que o seguro-viagem cobre: melhor forma de saber é comparando as apólices das seguradoras. Foto: Jermaine Ee on Unsplash

Para saber exatamente o valor, os tipos de planos e as coberturas oferecidas, nada melhor que consultar um comparador online.

Uma dica é entrar no site Seguros Promo, considerado um ótimo comparador online, e pesquisar o valor de um seguro-viagem para a Europa dentro da plataforma. É bem simples: basta fazer uma simulação colocando o período da sua viagem, destino e clicar em “pesquisar”.

Feito isso, o comparador apresenta diferentes tipos de seguro das mais diversas seguradoras. E o melhor é que de um jeito bem fácil. Com ele, você consegue visualizar e comparar os valores e os benefícios de cada uma das seguradoras. Ou seja, na plataforma você pode avaliar cuidadosamente os planos e coberturas.

Ana Carolina Brunelli

Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Recent Posts

Aurora Boreal surpreende e aparece em pleno centro de Dublin, na Irlanda

Na noite de sexta-feira, 10 de maio, os céus de Dublin se iluminaram com uma…

11 de maio de 2024

Irlanda aprova esquema de acesso seguro ao aborto, que é permitido no país

Apesar da interrupção da gravidez na Irlanda ter sido legalizada há mais de quatro anos,…

9 de maio de 2024

Conheça Limerick: cidade e condado na Irlanda para morar

Localizado no oeste da Irlanda, o condado de Limerick tem tudo o que é possível…

9 de maio de 2024

O que fazer em Bray: a cidade praiana de Wicklow, na Irlanda

Bray, na Irlanda, é literalmente a cidade onde o mar e o verde se encontram…

9 de maio de 2024

Como se preparar para ser cleaner na Irlanda?

Um dos empregos mais populares entre intercambistas que acabam de chegar à Irlanda é auxiliar…

8 de maio de 2024

Por que trabalhar durante o intercâmbio na Irlanda é importante?

A Irlanda é um dos muitos países que permitem aos intercambistas — sejam eles universitários,…

8 de maio de 2024