O governo desistiu de pausar o auxílio a desempregados que estão sob o esquema do Pandemic Unemployment Payment (PUP) — benefício para desempregados ou afastados do cargo por conta da pandemia da Covid-19 — que viajarem para países que estão na chamada “green list”, ou seja, de onde podem voltar à Irlanda sem a necessidade de quarentena.
Até ontem, o governo havia determinado a suspensão de 2.000 pagamentos de pessoas que haviam deixado o país para férias ou por tempo indeterminado. O E-Dublin mostrou ainda que a Justiça havia questionado o governo sobre a liberdade de ir e vir dos desempregados.
Segundo matéria do Irish Times, a ministra Heather Humphreys, do Department of Social Protection (departamento de proteção social) admitiu erro de comunicação e que os casos de todos aqueles que deixaram o país para férias serão revistos.
Isso tudo foi parar no Congresso, ou Dáil, como é chamado na Irlanda. Em questionamentos feitos pelos deputados (os TDs), a ministra reafirmou que pessoas sob o auxílio do PUP que viajarem para os 15 países liberados não terão alteração no pagamento.
Leia também: Novos casos por coronavírus mais que dobram em um dia na Irlanda
A ministra, assim como o E-Dublin já ressaltou na última reportagem, destacou que das mais de 2.000 pessoas cujos pagamentos foram interrompidos, 90% estavam deixando o país permanentemente.
No caso de viagens a países fora da “green list”, o PUP permanece suspenso, assim como os 14 dias de quarentena que o viajante beneficiado precisa enfrentar ao voltar ao país.
A Embaixada da Índia na Irlanda emitiu um aviso oficial de segurança a seus cidadãos…
Um novo levantamento realizado pela empresa irlandesa AgeLess indica que a população da Irlanda pode…
O verão irlandês não é famoso por ser quente. Porém, existem dias em que a…
Tentar a vida em outro país é o desejo e a conquista de muitos brasileiros,…
A partir de 12 de outubro de 2025, turistas que viajam para países do Espaço…
Está esperando um bebê — ou planeja ter um — e com dificuldades de encontrar…