Categories: Trabalho na Irlanda

Reflexos da crise no trabalho – parte 2

Algumas semanas atrás comentei do impacto que a crise estava fazendo no meu trabalho.

Foram cortes de gastos com material para empresa (cartões, papéis timbrados, post-its, etc), taxis (sim, taxi, o veículo) e quem ganharia bônus, ficou de mãos abanando.

Pois é, mas a crise nao parou por aí. Na última semana de trabalho o Diretor da empresa nos chamou para uma reunião emergencial, onde seria mandatória a presença de todos. Coisa de 30 minutos.

Nos reunimos no studio (onde ficam os criativos), e ele nos contou que mesmo com cortes, a empresa havia fechado o ano com o revenue 40% menor que o do ano anterior. Isso sem contar que esse ano tiveram investimentos em equipe, mais gente contratada, etc, e era de se esperar um aumento de 17% de lucro em relação ao ano anterior.

Continua após a publicidade

Pra quem não lida com budgets/investimentos pode parecer absurdo querer que uma empresa cresça 17% em um ano, mas seria possível caso nossos clientes (também impactados pela crise) não tivessem cancelado jobs/fees e novos jobs (concorrência) não houvessem sido cancelados e postergados.

Apesar disso, tem uma coisa que não tenho do que reclamar: nosso Diretor cuida de pessoas. Foi a primeira frase que ouvi quando entrei na empresa. “Keith looks after people“.

E com esse pensamento, ao invés de demitir os funcionários, ele pediu para que aceitássemos um paycut. Paycut significa em simples palavras: corte no salário.

A “proposta” foi aceita, claro. Além disso, somos uma empresa pequena onde todos se conhecem e são abertos, entao aconteceu uma espécie de bate-papo depois da notícia, pra ver como poderíamos fazer a empresa voltar a lucrar em 2009.

Isso talvez não aconteceria no Brasil com todos os funcionários, talvez o Conselho e Diretoria, mas não com todos em uma mesma sala.

Infelizmente com essa notícia algumas coisas voltaram a estaca zero. Cursos fora (ou pagos) estao fora de cogitação. Além disso, tenho trabalhado quase dobrado (não em horas, apesar de meu almoço que era de 18 minutos passou pra 3 minutos com pausa) para tentarmos sair da fase estratégica e cair na produção e criação de novas propostas, afinal, é o que faz gerar dinheiro.

Mesmo trabalhando bastante, evito sair depois das 18:30, 19 horas, para não estressar. Engraçado que não sinto que estou sendo explorado ou qualquer outro adjetivo que usaria no Brasil. As “contas” da empresa são tão abertas e a maneira como nosso Diretor conversou foi tão sincera que é óbvio que estamos com um problema, e não adianta tentar fugir ou tocar o foda-se e falar “a empresa que se vire”.

E nesse espírito que confio que vamos superar essa. A redução de salários variou de 3% a 5%, dependendo do ganho anual. Muitos parecem ter deixado de ser crianças da fazenda pra colocar a mão na massa. Quando temos reunião no cliente, o pessoal ja não pede reembolso de gasolina ou estacionamento, pois essa é uma forma também de ajudar.

Parece que eu nunca faria isso, mas sim, estou fazendo. Enviei uma documentação para UK pela DHL (encomenda “urgente” pra chegar antes do Natal) e deu 22 euros. Também não pedi reembolso, e nem vou pedir. Acho que esse esforço volta de uma forma melhor pra gente. Seja psicologicamente, seja monetariamente.

[UPDATE]

Alguns me perguntaram “E aí Edu, mas você fica ou ta procurando outra coisa?”

Claro que temos que nos preparar para o pior, e não paro de enviar CV para outras empresas. Aliás, nunca parei. Mas comeca a ficar um critério mais seletivo também.

Por outro lado, essa crise está afetando as outras agências também, então o cenário não deve mudar muito.

Existe o risco? Existe. Mas estamos sempre correndo riscos, seja no emprego, seja largando tudo pra vir pra Irlanda. O Homero mesmo já disse e assino embaixo, foi pra isso que viemos.

Edu Giansante

Fundador e CEO do edublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Recent Posts

Irlanda é o melhor destino para hiking: conheça alguns pontos

Quem gosta de caminhadas longas com paisagens incríveis e lugares altos como montanhas, serras e…

1 de maio de 2024

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

30 de abril de 2024

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

30 de abril de 2024

Quais são as melhores agências de intercâmbio do Brasil

Eu tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você cogitou fazer um…

30 de abril de 2024

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024