Qual é a rua mais bonita do mundo?

Qual é a rua mais bonita do mundo?

Wéverton Rodrigues

9 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Provavelmente, você já deve ter parado para pensar se existe uma espécie de competição para definir qual é a rua mais bonita do mundo.

Eu já me perguntei isso algumas vezes. Afinal, quem aí não gostaria de tirar várias fotos criativas em cenários magníficos e coloridos que parecem ter saído de um cenário de filme? Deixa eu falar que opção aqui não falta para isso!

Sendo assim, montei uma lista destacando várias ruas de diversos países (incluindo o Brasil) para você mesmo selecionar qual, para você, é a rua mais bonita do mundo.

Antes, porém, preciso deixar claro que os critérios não se pautam em conceitos técnicos. Eu apenas defini as ruas que, visualmente, na união de seus elementos, apresentam um conjunto único e surpreendente. E vou explicar o porquê da escolha!

Qual a rua mais bonita do mundo?

Vamos conferir quais locais foram selecionados:

  • Ruas de Setenil de Las Bodegas (Espanha)
  • Rua Zrinyi Utca (Budapeste, Hungria)
  • Washington Street (Brooklyn, Nova Iorque)
  • Rua do Bom Jesus (Recife, Brasil)
  • Lombard Street (São Francisco, Califórnia)
  • Rue du Petit Champlain (Cidade De Quebec, Canadá)
  • Matoyianni Street (Mykonos, Grécia)
  • Rua Aldama (San Miguel de Allende, México)
  • Rua Luís de Camões (Águeda, Portugal)
  • Rua Jinli (Chengdu, China)
  • Acorn Street (Boston, EUA)
  • Rua The Shambles (York, Inglaterra)
  • Rue de L’abreuvoir e Rue Des Saules (Paris, França)
  • Rua Caminito (Buenos Aires, Argentina)

Agora é com você: qual a rua mais bonita do mundo?

* Para escolha das ruas, utilizei como base a revista americana Architectural Digest, que destacou “31 das ruas mais bonitas do mundo”

Compare os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.

Ruas de Setenil de Las Bodegas, Espanha

Setenil de las Bodegas é considerada uma das ruas mais bonitas do mundo, na Espanha. Foto: Rui Marinho / Unsplash

Setenil de las Bodegas é uma cidade espanhola da província de Cádis, comunidade autónoma da Andaluzia, no sul da Espanha. Ela ultrapassou a marca de 3.000 habitantes apenas, mas alcançou o topo da lista como, de fato, a rua mais bonita do mundo, segundo a Architectural Digest.

Ela foi estruturada no meio das falésias rochosas da região. Um cenário, como o que é visto nas ruas de Setenil de Las Bodegas, não é encontrado facilmente por aí.

Além disso, as casas são caiadas de branco, o que intensifica ainda mais a bela vista. A imponência das pedras juntamente à delicadeza das sombras formadas justificam o título de rua mais bonita do mundo.

Mas lembre-se, apesar do título recebido pela revista, neste artigo é você quem escolhe a rua mais bonita do mundo. Combinado?

Rua Zrinyi Utca (Budapeste, Hungria)

Em Budapeste, Zrinyi Utca pode ser a escolha da rua mais bonita do mundo. Foto: Wikimedia

Aquela que supostamente deve ocupar o posto de segunda rua mais bonita do mundo é a Zrinyi Utca, situada em Budapeste, capital da Hungria.

O visual é justamente o que faz toda a diferença aqui: as imponentes construções de séculos passados se somam à modernidade dos restaurantes.

Mas o mais importante ainda é a vista da famosa Basílica de Santo Estêvão. Esse elemento promove uma verdadeira transformação na paisagem local, tornando-a única.

A bifurcação dos prédios é complementada pela construção, que se apresenta ao fim da rua. Na rua, é possível observar ainda a estátua The Fat Policeman, também conhecido como tio Karl.

Precisa alugar carro no destino da sua viagem? É simples, fácil e você pode pesquisar os melhores preços aqui!

Washington Street (Brooklyn, Nova Iorque)

Famosa, a Washington Street é cenário para vários filmes. Foto: ruddy.media / Unsplash

A próxima opção para você escolhe qual é a rua mais bonita do mundo é a Washington Street, situada no Dumbo, bairro do Brooklyn, em Nova York.

A escolha foi feita principalmente pela semelhança com a Zrinyi Utca, destacada acima. A rua, composta por paralelepípedos, tem prédios simétricos dos lados e dá vista a uma das pontes mais longas do mundo: a Manhattan Bridge.

A edificação está localizada no cruzamento da Washington Street com a Water Street. Ela conecta Manhattan a Brooklyn.

Dessa forma, pelo conjunto arquitetônico surpreendente, essa opção não poderia ficar de fora da lista.

Rua do Bom Jesus (Recife, Brasil)

Rua do Bom Jesus, no Recife, pode ser uma escolha para a rua mais bonita do mundo. Foto: Wikimedia

É claro que o Brasil seria representado aqui. Obviamente, as opções não se resumem a essa apenas, mas é evidente que a Rua do Bom Jesus, considerada a mais antiga da capital pernambucana, é a melhor representante para entrar na escolha pela rua mais bonita do mundo.

Isso porque ela apresenta um lindo colorido das casas do século passado. Além disso, é ladeada por altas palmeiras, que complementam a paisagem. É nele que está localizada a Kahal Zur Israel, a primeira sinagoga das Américas.

Anteriormente chamada Rua do Bode (Bockestraet), Rua dos Judeus (por causa dos israelitas) e tendo ainda se chamado Rua da Cruz, passou a ser denominada como Rua do Bom Jesus a partir de 1870.

O atual nome foi dado em decorrência do antigo portal da cidade, o Arco de Bom Jesus.

Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!

Lombard Street (São Francisco, Califórnia)

Em São Francisco, na Califórnia, a Lombard Street está na lista entre as ruas mais bonitas do mundo. Foto: Casey Horner / Unsplash

Localizada em São Francisco, na Califórnia, a Lombard Street é mais uma ótima opção para entrar na lista da rua mais bonita do mundo. Foi construída em 1922, tornando-se uma das principais atrações turísticas da cidade.

É justamente seu ziguezague, com um total de 8 curvas, que faz dela uma das ruas mais diferentes dessa lista. Ela inclusive já esteve presente em muitos cenários de filmes.

Há rampas e escadas em ambos os lados da rua. O local é bastante arborizado, o que faz dela a rua mais bonita da cidade e facilmente uma das mais bonitas do mundo.

Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!

Rue du Petit Champlain (Quebec, Canadá)

Rue du Petit Champlain, em Quebec, no Canadá, existe desde 1635. Foto: Pascal Bernardon / Unsplash

Essa lista não poderia deixar de contar com uma opção canadense. Em Quebec, a estreita Rue du Petit Champlain foi construída em 1635 e pode ser considerada a rua mais bonita do mundo.

Nela, é possível encontrar edifícios de arquitetura antiga, além de prédios de pedra com jardineiras floridas. Há, ainda, lojinhas, restaurantes, boutiques e bistrôs.

A Rue du Petit Champlain é facilmente uma das mais charmosas ruas do Canadá e do mundo, seja no inverno, quando a neve toma conta dos edifícios, ou no verão, quando o sol ilumina bem as construções, trazendo ainda mais vitalidade à região.

Matoyianni Street (Mykonos, Grécia)

Matoyianni Street, na Grécia, tem o estilo das ruelas do país. Foto: Reprodução

Quem nunca sonhou em conhecer a Grécia? No nosso imaginário, as paisagens gregas são verdadeiros paraísos na Terra e, por esse motivo, dificilmente não haveria no país uma dessas ruas, considerada entre as mais bonitas do mundo.

Em Mykonos, ilha do arquipélago Cíclades, encontra-se a Matoyianni Street, uma rua que apresenta uma beleza singular deste país.

A exemplo das Ruas de Setenil de Las Bodegas, da Espanha, as casas caiadas de branco são um dos elementos que potencializam a beleza do local. A rua é composta por paralelepípedos.

Matoyianni Street é uma rua que imprime muito a vibe grega e, com certeza, é uma das que mais se destacam no mundo pela beleza, especialmente por causa da vista para o mar.

Rua Aldama (San Miguel de Allende, México)

Rua Aldama está localizada em San Miguel De Allende, no México. Foto: Reprodução

O México é outro país muito bem representado nessa lista. A Rua Aldama está localizada em San Miguel De Allende, eleita pela Travel + Leisure a “Melhor Cidade do Mundo 2013”.

A histórica e colorida Rua Aldama é, assim como a própria cidade onde está localizada, uma das mais charmosas de todo o México. Seria ela a sua escolhida como a rua mais bonita do mundo?

Vai viajar, não tem mala de viagem e também não quer gastar comprando uma nova? Já pensou em alugar? Sim, esse serviço existe e é super prático. Conheça mais!

Leia também: Você conhece a arte de rua de Dublin?

Rua Luís de Camões (Águeda, Portugal)

Rua Luís de Camões, em Portugal, destaca-se pelo colorido. Seria ela a rua mais bonita do mundo? Foto: Reprodução

Outro destaque fica por conta da inusitada Rua Luís de Camões. E não é somente pelos guarda-sóis coloridos colocados na rua durante o verão. Conhecido como Umbrella Sky de Águeda, o Projeto foi iniciado no ano de 2011.

Ele fazia parte do Festival de Arte de Agitágueda, que acontece todos os anos na cidade de Águeda, a quarta maior cidade em população residente da Região de Aveiro com cerca de 14000 habitantes.

Sendo assim, o destaque da Luís de Camões se dá especialmente pelo cenário dinâmico que a rua apresenta, atraindo os turistas pelo colorido e pelo carisma arquitetônico.

Um dos elementos que chamam atenção e dão vida ao conjunto são as réplicas de candeeiros antigos presentes no local.

Além disso, é possível ver vários canteiros de flores e paredes antigas ornamentadas com artes. As calçadas são compostas por ladrilhos avermelhados e bancos de praça pintados

Rua Jinli (Chengdu, China)

Em Chengdu, na China, a Rua Jinli figura entre as mais bonitas do mundo. Foto: Wikimedia

Situada em Chengdu, na China, a Rua Jinli é uma opção que merecidamente entra na lista com seus 350 metros compostos por com laje verde, fazendo menção ao período dos Três Reinos.

A Rua Jinli foi restaurada no ano de 2004, é uma das ruas mais antigas da cidade e pode ser encontrada a leste do Templo de Wuhou. É possível encontrar lojas e restaurantes, além de barracas de comida.

É, porém, no Ano Novo Chinês que a rua chinesa assume a sua forma mais bela, quando adquire uma iluminação feita pelos habitantes locais, trazendo um efeito incrível para a região.

Acorn Street (Boston, EUA)

Acorn Street está situada em Boston, nos Estados Unidos. Foto: Tiffany Chan / Unsplash

Com o destaque para as calçadas de tijolos vermelhos e uma rua feita com paralelepípedos antigos, a Acorn Street está situada em Boston, nos Estados Unidos.

A pitoresca rua americana tem um dos cenários mais fotografáveis não só dos EUA, como também do mundo, e não à toa está na presente lista para a escolha da rua mais bonita do mundo.

Outra coisa que chama a atenção são as janelas com seus arranjos de flores, dando aquele toque verde ao local. As portas coloridas são outro elemento bastante interessante de lá.

A Rua Acorn, no bairro de Beacon Hill, é com certeza uma das ruas mais bonitas do mundo.

Quer comparar preços de acomodação em hostels e hotéis? Pesquise o custo-benefício aqui!

Rua The Shambles (York, Inglaterra)

The Shambles, na Inglaterra, tem o charme das ruas inglesas. Foto: Karl Moran / Unsplash

Em York, a The Shambles é uma das ruas mais estreitas de toda a Inglaterra. Nela, está situado o Santuário de Santa Margaret Clitherow.

Apesar de ser bastante apertada, a antiga rua dos açougues é muito bela, principalmente pela composição de paralelepípedos e, ainda, pelos sobrados das casas de madeira que se projetam na rua, além dos edifícios do século XIV.

E essa vai especialmente para os potterheads: algumas informações dão conta de que ela foi inspiração para a construção do Beco Diagonal. O mais legal é que existem por lá lojas com produtos relacionados ao mundo bruxo.

Rue de L’abreuvoir (Paris, França)

Rue de l’Abreuvoir é uma charmosa rua de Paris, considerada entre as mais bonitas do mundo. Foto: Jeff Frenette / Unsplash

No bairro de Montmartre, na capital Paris, a Rue de l’Abreuvoir é uma das belas opções da lista com seus edifícios coloridos, além de suas plantas com as raízes cobrindo parte das paredes.

A rua composta por paralelepípedos e a arquitetura dos prédios chamam bastante atenção. O local, ainda, tem a Basílica de Sacré-Coeur ao fundo, dando um toque ainda mais especial.

Seu nome, dado no século 19, tem origem a partir do antigo bebedouro (‘abreuvoir’) presente até hoje no lugar.

Leia também: Buskers: música pelas ruas da Irlanda

Rua Caminito (Buenos Aires, Argentina)

Caminito, em Buenos Aires, pode ser a sua rua mais bonita do mundo. Foto: Pxhere

No bairro de La Boca, em Buenos Aires, está a Rua Caminito, outra representante da América do Sul. A rua é um verdadeiro misto de cultura, especialmente pelos lindos murais de artistas locais.

O local, ainda, tem edifícios de ferro e casas coloridas que dão um tom a mais.

Próximos passos para sua viagem

Você pode dar o próximo passo do seu planejamento de intercâmbio pelo mundo agora mesmo. Encontre diversas dicas no nosso guia especial para vários países do mundo.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Wéverton Rodrigues, Natural de Pernambuco, é autor, revisor e redator. Gosta de viajar, rock'n'roll, livros e de escrever. Seu maior prazer é aprender e fazer coisas que ama.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email