Science Gallery Dublin vai fechar as portas em 2022

Science Gallery Dublin vai fechar as portas em 2022

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Um dos espaços mais interessantes da capital da Irlanda mistura ciência e arte com conteúdo interativo e digital. Estamos falando da Science Gallery Dublin, que faz parte do Trinity College. Porém, quem quiser visitar o espaço deve correr antes que ele feche de vez!

Isso porque a universidade informou que não deve dar continuidade à galeria após o encerramento da exposição que acaba de abrir no local e que fica aberta até fevereiro de 2022.

Inaugurada em 2008, a Science Gallery Dublin funciona na Pearse Street, uma das mais populares avenidas centrais de Dublin, muito frequentada por estudantes e turistas.

A unidade Dublin faz parte da Science Gallery International (SGI), que reúne galerias de ciências em outras cidades como Atlanta, Berlin, Detroit, Londres e Rotterdam.

De acordo com o jornal Irish Times, com base nas demonstrações financeiras da Trinity College até o final de setembro de 2020, a galeria obteve uma renda de € 552 mil, pouco menos que os € 592 mil arrecadados um ano antes, o que não seria suficiente para manter o local aberto.

O jornal também publicou uma matéria, dizendo que uma possível ajuda financeira do governo irlandês poderá salvar o local. Uma reunião foi agendada entre a Trinity College e membros do Executivo.

Um abaixo assinado foi lançado para mostrar a indignação pública com o fechamento.

Nova exposição teve início em outubro na Science Gallery Dublin

Science Gallery Dublin recebe exposições interativas o ano todo. Reprodução: Pinterest

Recentemente, a Science Gallery Dublin reabriu com uma nova exposição “Bias: Built this Way”, em 22 de outubro, que deve ficar ativa até 28 de fevereiro, quando o local deve fechar de vez.

A expo, segundo o site do local, é uma exploração interativa e instigante de preferências, preconceitos e equidade digital.

“Esta nova temporada da Science Gallery Dublin interroga como o preconceito pode passar rapidamente do humano para a máquina à medida que algoritmos e sistemas de inteligência artificial são codificados por humanos com valores, preferências e predisposições muito humanos”, diz o texto de divulgação.

A exposição possui obras de artistas irlandeses e internacionais com obras de arte digital. É possível, ainda, visitar a exposição online.

A história da Science Gallery Dublin

Exposições dentro da Science Gallery Dublin misturam arte com ciência para ensinar. Foto: Divulgação

Um prédio não utilizado da Trinity College Dublin, esquecido pela universidade, felizmente se tornou um projeto absolutamente inovador em 2008.

A ideia da instituição de ensino foi criar uma experiência nova e viva, inflamando a criatividade e a descoberta, reunindo a ciência e a arte, incentivando e encorajando jovens a aprenderem mais sobre o mundo de modo interessante e criativo.

O local foi reaberto ao público no dia 11 de agosto, após meses fechado por conta do novo coronavírus, com a exposição INVISIBLE.

Três milhões de visitantes

Com mais de três milhões de visitantes em mais de dez anos de inauguração, o local precisa entrar na lista de todo intercambista para uma visita. Uma não, várias! Afinal, ele recebe exposições e mostras atualizadas mensalmente.

O programa de eventos leva aos espaços da Science Gallery Dublin desde mostras sofisticadas da ciência como o futuro da espécie humana até pautas comportamentais como a violência e o amor.

Leia também: Trinity College: a Universidade mais antiga da Irlanda

Espaço para esperimentalismo de cientistas, artistas e estudantes

Science Gallery Dublin é uma espécie de laboratório para estudantes e cientistas. Foto: Trinity NewsCientistas, pesquisadores, estudantes, artistas, designers, inventores, pensadores criativos e empreendedores e pessoas ligadas à tecnologia, mídia, educação e negócios estão por trás do espaço.

Dentro do grupo “Leonardo”, eles atuam como o “cérebro” da Science Gallery. É onde os temas para as novas exposições são inspirados e onde as colaborações são desencadeadas com “brainstorms” frequentes.

Outro grupo, os “Young Leos” são o ramo jovem do conselho consultivo da Science Gallery Dublin. Vindo de toda a Irlanda, eles atuam como embaixadores da juventude e assessores da galeria, programando seus próprios eventos e ajudando a abordagem da Science Gallery Dublin sobre vários aspectos, incluindo mídias sociais, marketing, temas de exposições e iniciativas de educação mais ampla.

Leia também: Como o aquecimento global afetará a Irlanda?

SERVIÇO:
Science Gallery Dublin
Trinity College Dublin
Pearse Street, Dublin 2, Irlanda
+353 1 896 4091

Funcionamento:
Segunda-feira: fechada
Ter – Sex: 11h às 18h
Sáb – Dom: das 12h às 18h

Plano de reabertura: a partir de 11 de agosto com visitas limitadas e agendadas antecipadamente.

Informações: https://dublin.sciencegallery.com/

Veja também

Tudo o que você precisa saber sobre os Pubs na Irlanda

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar