Notícias

Segurança na Irlanda: Embaixada da Índia emite alerta após ataques contra indianos

A Embaixada da Índia na Irlanda emitiu um aviso oficial de segurança a seus cidadãos após uma série de ataques violentos a indianos ocorridos em Dublin. Pelo menos quatro episódios graves ocorreram em um intervalo de duas semanas contra indianos na capital irlandesa.

O comunicado orienta que os indianos evitem áreas isoladas, principalmente em horários de pouco movimento, e reforça a importância de estar atento ao ambiente ao redor.

Leia a nota na íntegra:

“Recentemente, houve um aumento nos casos de ataques físicos relatados contra cidadãos indianos na Irlanda. A Embaixada está em contato com as autoridades competentes da Irlanda a esse respeito. Ao mesmo tempo, todos os cidadãos indianos na Irlanda são aconselhados a tomar precauções razoáveis para sua segurança pessoal e evitar áreas desertas, especialmente em horários incomuns”.

Segurança na Irlanda: ataques recentes contra indianos

O alerta ocorre duas semanas após um ataque brutal contra um trabalhador de TI de 40 anos, que caminhava para o templo hindu Vinayaka, em Kingswood, quando foi cercado por um grupo de adolescentes.

Continua após a publicidade

A agressão deixou a vítima com ferimentos graves na cabeça, nariz quebrado, hematomas nos olhos, pernas e braços.

No mesmo dia, também em Tallaght, outro jovem indiano, estudante universitário em Dublin, foi agredido por um grupo de adolescentes no Seán Walsh Park, sofrendo uma fratura no nariz.

No dia 1 de agosto, na área de Ballymun, um taxista indiano que vive na Irlanda há mais de 23 anos sofreu um ataque de dois jovens, que entraram no táxi e o atingiram duas vezes na cabeça com garrafas, enquanto gritavam: “volte para o seu país”.

No mesmo dia, um cientista de dados indiano foi atacado por um grupo de seis adolescentes em West Dublin, próximo ao seu apartamento.

Clima de insegurança e subnotificação

Membros da comunidade indiana afirmam que há outros casos não reportados à Garda (polícia irlandesa), mas que circulam em grupos de WhatsApp da comunidade.

Dados oficiais mostram que os crimes de ódio aumentaram 12% entre 2022 e 2023 na Irlanda, sendo a maioria ligada à etnia ou nacionalidade da vítima.

Segurança na Irlanda: o que está acontecendo com o país?

Segundo a Garda, a polícia irlandesa, não há confirmação ou evidência de que algum tipo de crime foi cometido pelo indiano, vítima do espancamento em Dublin. Foto: Envato

A Irlanda mudou. Não por causa da crise na habitação, inflação ou desemprego (hoje em torno de 74,7 % da população empregada), mas por uma epidemia de desinformação que quer responsabilizar o imigrante por todos os males do país.

Nesta semana, viralizou o vídeo do ataque a um imigrante indiano na Parkhill Road, no subúrbio de Tallaght, Dublin. O homem, de aproximadamente 40 anos, foi cercado, espancado, parcialmente despido e deixado ensanguentado por um grupo de dezenas de adolescentes e alguns adultos no sábado, 19 de julho, por volta das 18h.

A polícia iniciou investigação por crime de ódio, suspeitando de um padrão de ataques xenófobos na região.

A vítima foi socorrida por uma moradora que a salvou do linchamento coletivo e registrou parte do que viu; o vídeo foi divulgado pelo deputado Paul Murphy (People Before Profit).

Motivação baseada em desinformação

Os agressores acusaram falsamente o homem de comportamento inapropriado com crianças — boato compartilhado, segundo as investigações, por perfis ligados à extrema-direita e grupos anti-imigração. A Garda (polícia irlandesa) negou qualquer evidência que apoie tais acusações.

Alguns dos envolvidos já foram associados a outros ataques não provocados contra estrangeiros em Tallaght.

Testemunho marcante: “ele estava pingando sangue”

A voluntária Jennifer Murray, que socorreu o homem, descreveu uma cena caótica: “havia uns 30 adolescentes e adultos; ele implorava para salvar”. Ele foi golpeado no rosto, cabeça e corpo, teve cabeça pressionada contra um poste de iluminação três vezes, e calças, sapato e carteira foram roubados.

Depois de ser atendido no Hospital Universitário de Tallaght, ele recebeu alta na manhã de domingo.

Resposta institucional e diplomática

Embaixada da Índia em Dublin acompanha o caso, presta apoio à vítima e à família, e solicita justiça pelas autoridades irlandesas.

O embaixador Akhilesh Mishra, em postagem no X, criticou a cobertura que tratou o ataque como “suposto”, afirmando: “Como um ataque ‘ALEGADO’ pode causar ferimentos tão horríveis e sangramentos?”.

Paul Murphy (People Before Profit), Seán Crowe (Sinn Féin) e Baby Pereppadan (Fine Gael) condenaram o ataque, pediram presença policial e expressaram a indignação comunitária.

Contexto mais amplo: terrorismo via boatos

Não é um caso isolado. Em outras cidades irlandesas, imigrantes foram atacados após vídeos falsos proliferarem nas redes sociais com acusações de estupro ou pedofilia, sobretudo por grupos de extrema-direita.

O Ministro da Justiça, Jim O’Callaghan, declarou que “cada vez mais se ouve pessoas culpando imigrantes por crimes. Mas as estatísticas mostram que a porcentagem de imigrantes presos é menor do que a proporção de imigrantes na sociedade”.

Então quem realmente comete mais crimes na Irlanda?

As tensões resultam em violência dirigida não a “imigrantes irregulares”, mas a imigrantes trabalhadores e documentados, antes que se perguntasse se eram culpados ou não. O ataque a um trabalhador indiano — antes mesmo de qualquer verificação documental — expõe um padrão onde o discurso anti‑imigrante traduz-se em agressões reais.

Imigrantes representam menos de 16% da população carcerária na Irlanda

Dados atualizados revelam que cidadãos estrangeiros representam entre 14,6% e 15,8% da população carcerária na República da Irlanda. A estatística está em linha com a média europeia e muitos dos imigrantes estão encarcerados devido a pendências com a situação migratória no país e não por conta de atos violentos.

Segundo o relatório do World Prison Brief, a população prisional irlandesa era de 5.440 pessoas em 27 de junho de 2025, com 14,6% dos presos classificados como “não-cidadãos” — ou seja, estrangeiros sem cidadania irlandesa.

levantamento da Law Society of Ireland, publicado em julho, aponta que esse grupo representa 15,8% dos encarcerados no país, cifra compatível com a média da União Europeia.

“Os dados mostram que a Irlanda tem uma taxa relativamente estável de presos estrangeiros, inferior à de países como Bélgica (43%), Itália (32%) ou Espanha (29%),” destaca o relatório da Law Society.

Detenção por imigração ainda é realidade

Apesar de a maioria dos presos estrangeiros ter sido condenada por crimes comuns, há também um grupo de pessoas privadas de liberdade por razões puramente administrativas.

Em fevereiro de 2025, o Ministério da Justiça confirmou que 36 pessoas estavam detidas exclusivamente por questões migratórias, como ausência de documentação válida ou ordens de deportação.

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
edublin Press

Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para jornalismo@edublin.com.br

Recent Posts

Irlandeses envelhecem mais devagar que a média global, aponta estudo

Um novo levantamento realizado pela empresa irlandesa AgeLess indica que a população da Irlanda pode…

5 de agosto de 2025

Trilhas em Dublin: caminhadas perfeitas para um dia de verão na capital da Irlanda

O verão irlandês não é famoso por ser quente. Porém, existem dias em que a…

5 de agosto de 2025

Aposentadoria no exterior: como se planejar

Tentar a vida em outro país é o desejo e a conquista de muitos brasileiros,…

5 de agosto de 2025

EES: Europa lança sistema de entrada e saída com biometria para turistas a partir de outubro

A partir de 12 de outubro de 2025, turistas que viajam para países do Espaço…

4 de agosto de 2025

Conheça 17 nomes irlandeses e seus significados

Está esperando um bebê — ou planeja ter um — e com dificuldades de encontrar…

4 de agosto de 2025

Praias da Europa: onde curtir o melhor do calor europeu

As praias da Europa são consideradas algumas das mais belas do mundo, principalmente em destinos…

4 de agosto de 2025