Será que o seu inglês deslanchou no intercâmbio?

Será que o seu inglês deslanchou no intercâmbio?

Colaborador E-Dublin

6 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Será que o seu inglês deslanchou no intercâmbio?

Voltar para o Brasil falando inglês fluentemente é o desejo de todos os estudantes após intensos meses de intercâmbio.

É bem verdade que, muitas vezes, não é possível voltar com um inglês 100%, mas não dá para negar que, na pior das hipóteses, depois de uma temporada vivenciando o idioma, seu inglês com certeza vai melhorar.

Mas, como saber durante o intercâmbio se o seu inglês está, de fato, melhorando?

É claro que, para cada pessoa, esse momento pode ser diferente. Porém, no geral, há algumas situações para indicar que o seu inglês deslanchou para valer. E, acredite, quando elas acontecem é uma sensação incrível.

Será que o seu inglês deslanchou? © Melpomenem | Dreamstime.com

Será que o seu inglês deslanchou? © Melpomenem | Dreamstime

1 – Ler algo sem a necessidade do tradutor

Quem nunca foi a um restaurante ou pub e precisou olhar o tradutor para entender mais de 80% do cardápio, que atire a primeira pedra. Essas situações são bastante comuns no início do intercâmbio.

Por esse motivo, é sempre uma alegria quando você consegue entender quase tudo o que está lendo sem apelar para o dicionário ou o aplicativo no celular.

2 – Quando uma entrevista de emprego por telefone dá certo

Falar e entender o que as pessoas estão falando em inglês não é tarefa simples. Imagine, então, quando você precisa fazer uma entrevista de emprego em outra língua — e pior: por telefone.

No início, isso parece realmente assustador. Mas, conforme o tempo vai passando, você percebe que atender ao telefone e responder as perguntas solicitadas já não é aquele bicho de sete cabeças.

Quando você consegue o emprego — ou, ao menos, é chamado para fazer um treinamento após a entrevista por telefone — é que você começa a perceber como o seu inglês está realmente evoluindo. Que sensação boa, não é?!

3 – Quando dá para entender o programa de rádio

Ouvir um programa de rádio na Irlanda pode ser muito difícil. Além de falarem muito rápido, os radialistas e convidados podem ter sotaques diferentes, o que dificulta ainda mais a compreensão.

É por isso que, quando é possível entender mais de 50% do que foi falado no programa, sem muito esforço, você sente que o intercâmbio está trazendo bons resultados.

4 – Assistir a filmes em inglês sem legenda

Aquele momento em que você consegue ir ao cinema e entender sem a necessidade de legenda. © Oles Ishchuk | Dreamstime

Aquele momento em que você consegue ir ao cinema e entender sem a necessidade da legenda. © Oles Ishchuk | Dreamstime

Assistir a um filme em inglês sem legenda em português significa que as imagens precisarão ser muito explicativas, não é? Até que, de repente, você se pega entendendo boa parte dos diálogos com as legendas em inglês. Que progresso!

5 – Quando conversas na rua deixam de ser assustadoras

Na Irlanda, não é raro encontrar pessoas que querem conversar com você, seja em um pub ou na rua mesmo. No começo do intercâmbio, no entanto, não é tão fácil assim responder a essas pessoas e acabamos dando aquela escapadinha.

Mas, chega um momento em que você consegue entendê-las perfeitamente e até trocar algumas frases e ideias. Isso é realmente um grande avanço!

Sobre a autora:
anabernardesCatarinense, Ana Bernardes tem 23 anos, é jornalista e escolheu a Irlanda para iniciar a sua primeira grande aventura. Adora cozinhar, conhecer novos lugares e culturas e criar histórias. Tem o sonho de, algum dia, ser uma escritora e poder contar para as pessoas um pouquinho daquilo que ela viveu pelo mundo.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Veja também

É possível fazer intercâmbio com criança na Irlanda?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email