Sistema de saúde irlandês sofre ataque de hackers e afeta atendimentos

Sistema de saúde irlandês sofre ataque de hackers e afeta atendimentos

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Como se não bastasse as dificuldades encontradas nos hospitais irlandeses por conta da pandemia da Covid-19, um ciberataque afetou todo o sistema do HSE (Health Executive Service), o serviço público de saúde da Irlanda. O governo acredita que o ataque tenha ocorrido por criminosos internacionais que buscavam extorquir dinheiro.

Segundo tem informado a imprensa irlandesa, os sistemas do HSE podem levar dias para voltar ao normal. Agendamentos para consultas em clínicas e serviços foram cancelados ou interrompidos devido ao desligamento do sistema após o ataque.

De acordo com o jornal Irish Times, o Ministro da Saúde, Stephen Donnelly, disse que o ataque teve “um impacto severo” nos serviços de saúde e assistência social. Mais agendamentos podem ser cancelados se até segunda-feira o sistema não for regularizado.

O presidente-executivo da HSE, Paul Reid, disse que as autoridades estavam trabalhando com o Garda, as Forças de Defesa e especialistas em segurança cibernética para responder ao ataque.

O sistema de vacinação da Covid-19 não foi afetado pelos ataques e o agendamento continua operando normalmente. Mas o portal de registro foi paralisado. “O registro online está indisponível no momento. Se você tem entre 50 e 69 anos, pode ligar para o HSELive no número 1850 24 1850 para se registrar. Todas as consultas de vacinação decorrem normalmente”, diz o anúncio no site.

O sistema, porém, afetou os testes para Covid-19, já que os GPs não podem encaminhar pacientes para os centros de testagem. Pessoas com sintomas estão sendo orientadas a ir diretamente a um dos centros de testagem abertos atualmente. Os resultados, no entanto, podem demorar mais para serem enviados.

O HSE diz que é fundamental que qualquer pessoa que esteja aguardando o resultado do teste Covid-19 se isole até receber o resultado.

 

Foto de capa: Mika Baumeister /Unsplash

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar