Seja em um dia quente de verão (raro, mas celebrado com entusiasmo na Irlanda) ou em uma tarde qualquer de passeio, os sorvetes e gelatos fazem parte da rotina de quem vive ou visita o país. E a boa notícia é que, por aqui, a cena das sorveterias vai muito além do tradicional “99 cone” com flake de chocolate.
De Dublin a Galway, passando por vilarejos e praias no sul e no norte da ilha, a Irlanda conta com uma variedade cada vez maior de sorveterias artesanais, criativas e, claro, deliciosas.
E se você está na capital da Irlanda, poderá perceber que existem inúmeras sorveterias, com diferentes tipos de produção e sabores.
Registramos 6 delas que são imperdíveis.
Anote aí!
Foto: Instagram
Localizada na Aungier Street, em Dublin, a Scoop Dessert Parlour é um dos espaços mais disputados por quem ama gelato artesanal e sobremesas criativas.
A vitrine colorida chama atenção com sabores como pistache siciliano, Nutella cremosa e sorbets de frutas frescas. Além dos gelatos, o menu inclui waffles, crepes e milkshakes elaborados.
Sally´s Hand Rolled Ice Cream usa técnica de ‘sorvete enrolado’ surgida na Tailândia. Foto: Divulgação
Você já deve ter visto na internet algum vídeo do famoso “sorvete enrolado”. Se não, procure saber. O Sally’s Hand Rolled Ice Cream faz esse tipo de sorvete.
Além do formato diferente, o sorvete também tem glúten free e é 100% irlandês. A sorveteria fica em Drumcondra, mas é itinerante e pode ser encontrada em diferentes lugares durante a semana e aos fins de semana. É possível acompanhar a agenda pelo site.
Surgido na Tailândia, o sorvete enrolado é uma mistura de creme de sorvete com frutas e chocolate, entre outros ingredientes. Ficou famoso a partir de 2009 e hoje existe em todo o mundo.
Leia também: Destinos incríveis para curtir o verão na Irlanda
Murphy’s Ice Cream é uma das sorveterias mais conceituadas da Irlanda. Foto: Divulgação
Uma das sorveterias mais conceituadas da Irlanda é a Murphy’s Ice Cream. Fundada em 2000, em Dingle, condado de Kerry, ela produz o autêntico sorvete irlandês.
Eles utilizam leite de vacas “raras” de Kerry e todos os ovos são partidos à mão. O sorvete também não recebe nenhum tipo de corante ou aromatizantes artificiais. Tudo o que é usado no sorvete é feito pela equipe da sorveteria, como as gotas de chocolate e, até, o sal, que vem do preparo da água do mar fervida.
Eles se consideram “obsessivos” com o “faça você mesmo” para fabricar belos sorvetes que “satisfazem o coração e a alma”.
A sorveteria já ganhou diversos prêmios nacionais como Bridgestone Best in Ireland e Great Taste Gold Medals.
Leia também: 6 chocolates irlandeses que você precisa provar
Localizada no Temple Bar, a sorveteria Cloud Nine é uma das mais populares entre os turistas. Foto: Divulgação
Ponto turístico no Temple Bar, a sorveteria Cloud Nine tem uma das maiores avaliações do público no Tripadvisor. Seus sorvetes exuberantes deixam qualquer turista com água na boca enquanto visitam o bairro mais famoso de Dublin.
Além das massas vendidas em copinhos ou na casquinha, a sorveteria serve sobremesas em que o sorvete é o protagonista ou serve como acompanhamento.
Leia também: 5 caminhadas perfeitas para um dia de verão em Dublin
Com oito sorveterias espalhadas pela Irlanda, Gino´s Gelato é feito com leite orgânico. Foto: Divulgação
Colorido, iluminado e delicioso, o Gino’s Gelato prima por um produto fresco. O sorvete italiano é feito à mão, com leite orgânico.
A mesma família está há três gerações, desde os anos 1960, produzindo e vendendo sorvetes. São oito sorveterias pela Irlanda, sendo quatro delas em Dublin, como na Grafton, Henry Street e George Street.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Teddy’s Ice Cream foi criada em 1950 e segue em funcionamento em Dun Laoghaire. Foto: Divulgação
A sorveteria Teddy’s Ice Cream foi criada em 1950 em Dun Laoghaire, por Edward Jacob. Ela ficou famoso com suas deliciosas criações, e a sorveteria segue até hoje, há mais de 60 anos, encantando os visitantes do sul de Dublin.
Entre os sabores favoritos dos clientes estão morango, Oreo e baunilha. Além da loja física, a Teddy’s Ice Cream conta com uma van retrô que percorre ruas e eventos.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
O icônico “beco do amor” de Dublin ganhou uma restauração. O local é conhecido como…
O treinamento em movimentação manual de cargas, conhecido como Manual Handling, tornou-se parte fundamental da…
Um dos fenômenos de audiência da Netflix, a série Wandinha chegou à segunda temporada que…
Cidadãos e residentes da República da Irlanda que planejam estabelecer negócios no país podem precisar…
Assim como outras estações do ano, o outono na Irlanda tem datas diferentes para começar,…
Quando vivemos no exterior, é comum enfrentar processos burocráticos diferentes dos que conhecemos no Brasil.…