O famoso bairro Temple Bar, no coração de Dublin, considerado um cartão-postal da capital da Irlanda, foi recentemente classificado como o terceiro maior “tourist trap” (“armadilha para turistas”) do mundo, segundo uma pesquisa da Nomad eSIM.
O debate levanta a pergunta: até que ponto o valor cultural de um destino se mantém quando o foco passa a ser majoritariamente turístico?
A pesquisa analisou milhares de avaliações online que utilizavam explicitamente o termo “tourist trap”, e o bairro dublinense apareceu citado 687 vezes.
Segundo a análise, os visitantes se queixam de preços altíssimos — como pints de Guinness por até €10 —, ruas lotadas, sensação de insegurança e uma experiência considerada “menos autêntica” do que o prometido. Um dos comentários destacados descreve o bairro como “superlotado, caro e superestimado”.
Bairro de Dublin é considerado superestimado e muitas vezes inseguro, além de caro e lotado. Foto: Unsplash
A pesquisa colocou Temple Bar atrás apenas de Fisherman’s Wharf, em São Francisco (EUA), e Las Ramblas, em Barcelona (Espanha), que lideraram o ranking global de destinos mais criticados por parecerem explorar financeiramente os turistas.
O estudo também menciona que, embora Temple Bar seja conhecido por seus pubs tradicionais e atmosfera vibrante, a quantidade de pessoas, a presença de atrações consideradas genéricas e os preços elevados fazem com que muitos se sintam enganados ou decepcionados com a visita.
Apesar das críticas, Temple Bar continua sendo uma das áreas mais visitadas de Dublin — seja por sua vida noturna, suas ruelas de paralelepípedos ou pela atmosfera vibrante que atrai viajantes de todo o mundo.
Moradores e comerciantes locais defendem que o bairro ainda oferece experiências culturais legítimas — como teatros, música ao vivo e centros culturais — além de eventos gratuitos e ruas recentemente revitalizadas.
O programa de transporte público irlandês, através do Student Leap Card, muito utilizado por intercambistas que…
Uma das facilidades em viver na capital da Irlanda e outras cidades maiores do país…
O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, confirmou nesta segunda-feira, 21 de julho, que os funcionários…
Duende, trevo, harpa... só por aí já dá para começar a elencar os símbolos da…
A comprovação financeira para estrangeiros intercambistas na Irlanda é um requisito importante para obter um…
A comunidade brasileira na Irlanda recebeu neste fim de semana uma triste notícia. Após quase…