Trabalho voluntário no exterior: sites de vagas, dicas e países

Trabalho voluntário no exterior: sites de vagas, dicas e países

Ana Carolina Brunelli

9 meses atrás

Se destaque no LinkedIn!

Curso completo pra te ensinar a atrair recrutadores e conseguir um emprego

Fazer um trabalho voluntário no exterior pode ser uma experiência única e transformadora. Afinal, é uma oportunidade de conhecer o mundo sem gastar muito dinheiro e, ainda, poder fazer a diferença ao contribuir com os mais diversos tipos de projetos.

E para quem não sabe, atualmente é possível fazer trabalho voluntário nos mais diferentes países. Existem muitas plataformas colaborativas que oferecem suporte com todo o planejamento para você realizar essa viagem de forma mais tranquila, viu?

Aliás, falando em planejamento de viagem, não dá para negar que a hospedagem pode ser uma das questões mais complicadas, visto que isso costuma exigir um maior gasto financeiro. Mas calma, a boa notícia é que, quando o assunto é trabalho voluntário no exterior, existe a possibilidade de oferecer trabalho em troca de acomodação e comida, sabia? E isso é muito mais comum do que a maioria das pessoas imagina.

Está um pouco confuso (a) em relação a realizar um trabalho voluntário no exterior? Continue e leitura de hoje que você vai conseguir esclarecer boa parte das dúvidas!

Leia também: Trabalhar no exterior: dicas e informações para atuar fora do Brasil

O que, de fato, é trabalho voluntário no exterior?

Mulheres fazem trabalho voluntário com distribuição de alimentos em sacolas

Trabalho voluntário no exterior pode ser feito em qualquer país onde é necessária alguma ajuda social, ambiental ou auxílio para enfrentar uma crise de saúde. Foto: Ismael Paramo on Unsplash

Nada mais é do que ter a chance de viajar para outro país com o propósito de trabalhar gratuitamente em prol de contribuir com diferentes projetos, podendo trocar horas de trabalho por moradia e comida e, ainda, com a vantagem de viver uma experiência no exterior sem precisar desembolsar muita grana.

Entre as áreas de trabalho voluntário no exterior mais procuradas, destacam-se:

  • Área social: é possível realizar trabalho voluntário no exterior em escolas, creches, comunidades carentes e, até, oferecer assistência para jovens por meio de atividades esportivas. Além disso, existem projetos focados no empoderamento feminino.
  • Área ambiental: preservar a fauna e a flora de diferentes países faz parte de quem escolhe atuar na área ambiental ao oferecer trabalho voluntário no exterior. Geralmente, o voluntário auxilia no processo de reabilitação de alguns animais e atua no cuidado com o meio ambiente por meio de ações práticas.
  • Área da saúde: realizar trabalho voluntário no exterior na área da saúde também é bastante comum. Muitos embarcam para outros países para oferecer suporte em hospitais e centros de recuperação. Nessa área, às vezes, é necessário ter alguma formação específica. Por isso é sempre bom validar antes esses pré-requisitos.

É claro que as oportunidades de trabalho voluntário no exterior não param por aí!

Se você prefere não se envolver com questões sociais, ambientais ou de saúde, por exemplo, ainda pode oferecer outros tipos de trabalho voluntário no exterior. Confira algumas opções de lugares e áreas para atuar:

  • Hotéis
  • Albergues
  • Agências
  • Fazendas
  • Casas de família
  • Trabalhar com comunicação digital
  • Oferecer aulas de esportes
  • Ensinar música e atividades artísticas
  • Auxiliar em obras
  • Cuidar de crianças e animais

Entre muitas outras opções.

Para trabalhar no exterior, uma dica essencial é fazer a tradução do diploma e histórico escolar, além de outros documentos importantes! Precisa de uma tradução? Acesse aqui!

Viu só quantas possibilidades? Porém, o tipo de trabalho e de experiência que deseja ter somente você poderá escolher.

O fato é que você vai trabalhar durante algumas horas do dia (normalmente, até 6 horas) sem receber nada por isso. Exceto se houver um combinado e você faça uma troca por hospedagem e alimentação, uma prática já citada acima e que é muito comum.

Dessa forma, é possível realizar um trabalho voluntário no exterior, gastando literalmente muito pouco.

Leia também: Como fazer trabalho voluntário gratuito na África

Existe algum pré-requisito para ser voluntário no exterior?

Duas pessoas seguram a mão uma da outra

Adultos, maiores de 18 anos, já podem fazer trabalho voluntário no exterior, mas é preciso ter habilidades práticas para atuar, como falar inglês. Foto: Rémi Walle on Unsplash

Bom, está cheio de plataformas colaborativas na internet que oferecem esse tipo de oportunidade a quem deseja viver essa experiência transformadora. Mas, às vezes, é preciso se enquadrar em alguns pré-requisitos para poder se candidatar às vagas, por exemplo:

  • ser maior de 18 anos — para menores de 18 anos, é preciso realizar o trabalho acompanhado por um responsável;
  • estar apto de forma física e emocional para atuar em determinada área;
  • ter nível intermediário de inglês ou do idioma falado no país de escolha (não é obrigatório, mas é o mais recomendado);
  • dependendo do tipo de trabalho voluntário no exterior que deseja realizar, será necessário apresentar habilidades ou formações específicas.

Independentemente da forma como pretende fazer um trabalho voluntário no exterior e da área na qual deseja atuar, o mais importante é ter foco, força de vontade e se dedicar.

Antes de começar o seu intercâmbio no exterior, que tal começar dar um “up” no seu inglês? Saiba mais aqui!

Onde é possível fazer trabalho voluntário no exterior?

Voluntários trabalhando com sacolas de alimentos em local desconhecido

Países da Áfria são os que mais precisam de voluntários trabalhando em projetos sociais. Foto: Joel Muniz on Unsplash

Os países mais procurados para fazer trabalho voluntário no exterior são: África do Sul, Tailândia, Etiópia, Sri Lanka, Nepal, Gana, etc., que são países mais carentes. No entanto, vários países da Europa também aceitam receber estrangeiros que desejam oferecer trabalho voluntário em troca de hospedagem, por exemplo.

Conheça ótimos sites para encontrar trabalho voluntário no exterior

Worldpackers

Um dos sites de trabalho voluntário no exterior mais recomendado certamente é o Worldpackers. O site é bem intuitivo e oferece as mais diferentes ofertas de trabalho voluntário no exterior, sendo possível escolher opções em mais de 150 países.

Além disso, é possível filtrar as pesquisas no site por países e lugares de interesse para se trabalhar, como ONGs, escolas, comunidades etc.

No Worldpackers, você pode encontrar oportunidades de trabalho voluntário no exterior para trabalhar na recepção de um hostel, para dar aulas esportivas, auxiliar em reformas, ajudar animais, entre muitas outras possibilidades. O site oferece um pouco de tudo — e o melhor: em vários lugares do mundo.

Sem contar que eles têm uma equipe de suporte que auxilia em todo o processo da viagem. Ou seja, é uma forma de você também se sentir mais seguro na hora em que precisar tomar algumas decisões burocráticas.

O Worldpackers cobra uma taxa anual e, durante o período de um ano, você pode fazer quantos trabalhos voluntários quiser, sem precisar pagar nada a mais por isso.

Leia também: Intercâmbio voluntário é possível: descubra como e por que fazer

Helpx

O Helpx é outra opção de site focado em trabalho voluntário no exterior. Porém, não oferece tanta variedade como o Worldpackers. Geralmente, é possível se deparar no Helpx com trabalhos em fazendas, hostels e outras acomodações.

O lado bom é que a maior parte das oportunidades disponíveis incluem alimentação e moradia em troca de algumas horas de trabalho por dia. Mas atenção: verifique os requisitos de cada vaga.

É preciso pagar uma taxa de inscrição no Helpx que é válida por dois anos. Aí, você pode consultar tudo, a qualquer momento, gratuitamente.

Que tal ter acesso a alguns dos mais populares cursos online que podem ajudar na sua carreira no exterior? Clique aqui e descubra

Workaway

Outro excelente site para encontrar um trabalho voluntário no exterior é o Workaway.

Lá, é possível descobrir vagas de trabalhos em escolas, acomodações, cozinha, etc. Para se candidatar a uma vaga no Workaway, também é cobrada uma taxa, que tem validade de um ano, e que dá o direito de pesquisar as ofertas de trabalho voluntário disponíveis a todo momento durante esse período.

Anywork Anywhere

O Anywork Anywhere não exige qualquer tipo de cadastro para navegar pelo site e encontrar vagas de trabalho voluntário no exterior.

Nesse caso, as pessoas conseguem descobrir as oportunidades e entrar em contato direto com o local escolhido. Entre as vagas divulgadas, existem lugares que não cobram nada e outros que cobram uma taxa.

Por isso, é sempre importante verificar essa questão antes de tomar uma decisão.

Checklist necessário para realizar um trabalho voluntário no exterior

Pessoa suja as mãos de tinta para gravá-las em pano branco

Visto, passaporte, seguro-viagem e vacinas são importantes para fazer trabalho voluntário no exterior. Foto: christy jacob on Unsplash

Vamos agora entender um pouco melhor sobre a documentação necessária para fazer um trabalho no exterior.

Vistos

É fundamental verificar a necessidade de algum tipo de visto para realizar um trabalho voluntário no exterior, de acordo com o país escolhido. Caso seja necessário solicitar um visto, esse deve ser o primeiro e mais importante passo para começar a organizar a viagem.

Validade do passaporte

O erro que você não pode cometer: embarcar sem verificar a validade do seu passaporte. A recomendação é sempre embarcar com passaporte de, no mínimo, seis meses de validade a partir da data de entrada no país de destino.

Seguro-viagem

Importantíssimo: procure um seguro-viagem que caiba no seu orçamento e se encaixe nas suas necessidades.

Seguro Viagem:
Mochilao
CORIS 100 USA BASIC CORIS 100 USA BASIC
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Vacinas

Diversos países exigem um comprovante de vacinação de brasileiros, com a comprovação de doses de vacinas específicas. Por isso, verifique quais vacinas são exigidas para ser aceito no país onde pretende realizar um trabalho voluntário no exterior.

Entenda o passo-a-passo para tirar sua cidadania europeia com profissionais especializados no assunto.

O que mais você precisa saber sobre trabalho voluntário no exterior?

Com todas essas informações em mãos, agora você só precisa decidir qual tipo de trabalho voluntário no exterior quer fazer. No entanto, independentemente da escolha, saiba que quem realiza essa experiência ganha uma enorme recompensa: a volta pra casa com uma bagagem lotada de aprendizados e de momentos inesquecíveis.

Como trabalhar fora do Brasil: do Zero ao Emprego no Exterior

edublin também pode ajudar quem está em busca de trabalhar fora do Brasil.

Nosso curso “Do Zero ao Emprego no Exterior” oferece mais de 30 horas de conteúdo com diversos profissionais de diferentes áreas sobre trabalhar fora do Brasil.

Mas se a sua ideia é fazer intercâmbio na Irlanda ou estudar em uma faculdade no país, também temos diversos ebooks completíssimos para ajudar você a planejar e realizar esse sonho.

As agências parceiras do edublin também podem auxiliar durante todo o processo de mudança para um novo país, orientando sobre a parte burocrática e sendo a ponte para a sua realização de um programa de trabalho no exterior. Solicite um Orçamento Fácil diversas agências com um só clique!

Se destaque no LinkedIn!

Curso completo pra te ensinar a atrair recrutadores e conseguir um emprego


Avatar photo
Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Veja também

Como é o Regime Trabalhista na Irlanda?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email