Validar o diploma na Irlanda: saiba como fazer o processo

Validar o diploma na Irlanda: saiba como fazer o processo

Elizabeth Gonçalves

5 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Provavelmente, você já pensou em trabalhar na Irlanda na sua área de atuação, certo? Ou, então, estudar mestrado ou doutorado. Para isso, não basta apenas ter um diploma universitário do Brasil em mãos, é preciso validar o diploma na Irlanda para valer como prova de bacharelado, licenciatura ou outros tipos de formação.

O ponto positivo é que, caso o empregador solicite sua certificação, o processo de validação do diploma brasileiro na Ilha pode ser bem simples. Basta seguir um passo a passo e pronto!

Vamos lá?

Como validar o diploma na Irlanda?

Foto: Shuttestock

Validar o diploma na Irlanda é uma forma de fazer valer sua formação do Brasil em território irlandês. Foto: Shutterstock

O primeiro passo para validar o diploma na Irlanda é acessar o site QQI (Quality and Qualifications Ireland). Lá, você vai encontrar a lista com todas as qualificações e tipos de diplomas reconhecidos pela Irlanda. Eles são ranqueados em níveis (levels), dependendo da formação.

Portanto, basta verificar se a sua qualificação corresponde a alguma mencionada no site. Por exemplo: título de bacharelado, licenciatura etc. Após encontrar a sua qualificação, o próximo passo é fazer o download da declaração de compatibilidade e imprimir.

Encontre aqui os pdfs de compatibilidade de bacharelado e licenciatura do Brasil. Outros podem ser visto em uma lista de compatibilidade com documentos. Basta clicar em Brazil na aba “country”.

O reconhecimento é feito pelo NARIC (National Academic Recognition Information Center), centro nacional de reconhecimento acadêmico da Irlanda. Para se ter uma ideia, um diploma de bacharelado é considerado Level 8 na Irlanda, já o mestrado é Level 9, tecnólogo é Level 6, e assim por diante. Existe um guia prático criado pelo NARIC (em português de Portugal) que auxilia na navegação pelo site.

Tradução juramentada

O próximo passo é fazer a a tradução juramentada do seu diploma e histórico escolar. Junte a declaração e a tradução e pronto, seu diploma está validado na Irlanda.

Dica importante: sempre tenha os dois documentos em mãos mesmo antes da aplicação para uma vaga na universidade ou para um emprego. Caso a validação do diploma seja solicitada por alguma empresa ou instituição de ensino, você já terá tudo pronto. Geralmente, a tradução juramentada leva alguns dias para ficar pronta. Também tenha o seu diploma original com você para apresentá-lo se houver necessidade.

Bem mais simples do que você imaginou, não?

Leia também: Como fazer uma ‘cover letter’: dicas e passo a passo

Como validar o seu diploma na Irlanda se a qualificação não estiver na lista do QQI?

Reprodução: NFQ

QQI menciona todas as qualificações — mestrado, doutorado, bacharelado — da Irlanda. Reprodução: NFQ

Bom, no caso de sua qualificação no Brasil não estar na lista do QQI, as coisas ficam um pouquinho mais burocráticas na hora de validar o diploma na Irlanda.

Para isso, você vai precisar ter os seguintes documentos em mãos:

  • cópia do diploma original;
  • tradução juramentada para o inglês do diploma original;
  • cópia do histórico escolar com as matérias cursadas e notas;
  • tradução juramentada do histórico escolar com as matérias cursadas e notas;
  • documento que comprove mudança de nome, caso necessário;
  • cópia de documentos de graduação, em caso de pós-graduação.

Em seguida, é necessário preencher o formulário disponível no site do QQI. Ele deve ser enviado juntamente aos documentos mencionados acima. Há um espaço disponível para o upload dos arquivos.

O prazo estimado para análise dos documentos é de 12 semanas, e o contato é realizado por e-mail, informando se o seu diploma foi ou não reconhecido.

Leia também: ‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu

Profissões regulamentadas na Irlanda

Foto: Shutterstock

Verifique se a sua profissão é regulamentada no país antes de validar o seu diploma na Irlanda. Foto: Shutterstock

Algumas carreiras, como contabilidade, odontologia, arquitetura, medicina, licenciatura, farmácia, entre outras, são regulamentadas na Irlanda.

Assim, se você pretende atuar em uma delas no país, além de validar o seu diploma na Irlanda, será necessário inscrever-se no órgão específico que regulamenta a profissão no país.

Lista de algumas das profissões regulamentadas na Irlanda:

  • Arquitetos
  • Dentistas
  • Médicos
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Cirurgia veterinária
  • Nutrição
  • Terapia ocupacional
  • Fonoaudiologia
  • Oftalmologia
  • Fisioterapia

Nesse caso, vale consultar a lista completa das profissões regulamentadas e verificar quais os respectivos órgãos responsáveis. Assim, você pode contatá-los diretamente para se inteirar sobre o procedimento de registro.

Leia também: Cresce número de brasileiros com visto de trabalho na Irlanda

Veja também

Como montar um currículo para a Irlanda

Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar