Categorias: Curiosidades

Você sabia? Os irlandeses foram os primeiros a descobrir o Brasil!

Já pensou pegar um barquinho aqui na Irlanda e chegar ao Brasil em algumas horas! Sonho? Nada. São Brandão conseguiu essa proeza bem antes de 1500, quando estava navegando entre a Irlanda e a Escócia.

Nos tempos remotos — e bem remotos — no oeste irlandês, foi descoberta a Hy Brazil, uma ilha no meio do nada e que, segundo os registros antigos, era coberta de ouro, belezas naturais e gente bem animada. Alguma coincidência?

E a gente que sempre acreditou naquela história de pau-brasil… eheh. Para os europeus, o nome dado ao nosso país foi uma alusão a essa tal ilha mítica que, muito antes de 1500, aparecia nas cartas reportadas durantes as navegações renascentistas do atlântico.

Mas os relatos também diziam que eram necessários olhos bem apurados para ver a tal Ilha Brazil. Ela costumava desaparecer em meio a um nevoeiro constante e, acredita-se ainda, a ilha teria se deslocado por diversas vezes, saindo das proximidades irlandesas, passando pelos Açores e sendo vista em outras localidades na imensidão do Oceano Atlântico.

Continua após a publicidade

Segundo cartografias datadas em 1324, a Ilha Brasil aparecia mais de 28 vezes nos mapas da época. Além disso, antes dos espanhóis e portugueses pisarem em nosso solo varonil, em 1500, a Brazil dos irlandeses já corria solta no vocabulário e imaginário europeu como uma terra cheia de encantamento e exuberância.

No gaélico antigo, brasil teria derivado de bres, que significava afortunado, alegre, nobre. Na linguagem celta, existem, ainda, várias referências ao Breasil, que teria significado de vermelho e, com o tempo, por meio da incorporação do latim, teria transformado Breasil em Brasil.

Para alguns historiadores, brazil teria derivado do bress celta, que, em inglês, teria se transformado em to bless, resultando em terra abençoada.

Bom, verdade ou mentira, lenda, misticismo ou qualquer outro nome que se queria dar, os irlandeses bem que poderiam ter reivindicado a autoria do nome de nossas terras tupiniquins. Vai ver é por isso que nos sentimos tão em casa no solo irlandês. Vai saber!?

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Ávany França

Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Posts Relacionados

‘Bolsa-Arte’ na Irlanda: país torna fixa a renda básica de €325/semana para artistas

O governo da Irlanda anunciou que o programa de renda básica para artistas e trabalhadores…

14 de outubro de 2025

Irlanda recomenda vigilância redobrada a cidadãos irlandeses que viajam ao Brasil

O Departamento de Assuntos Exteriores da Irlanda (Department of Foreign Affairs) classificou o Brasil com…

14 de outubro de 2025

Halloween em Dublin: onde comprar fantasia e acessórios?

A temporada de Halloween já começou na Irlanda e os preparativos para uma das maiores…

14 de outubro de 2025

Conheça seis pontos turísticos mal-assombrados em Dublin

Você sabia que existem muitos pontos turísticos mal-assombrados em Dublin? Pelo menos são considerados assim…

14 de outubro de 2025

Filmes de Halloween: 13 produções para ver em outubro

Abóboras, bruxas, fantasmas, seres assustadores e de outro mundo passeiam pelo imaginário popular durante todo…

14 de outubro de 2025

Entry/Exit System (EES): novo sistema europeu de controle de fronteiras já começou

Desde 12 de outubro de 2025, o Entry/Exit System (EES) entrará em vigor nos países…

12 de outubro de 2025