Você sabia que o divórcio na Irlanda era ilegal?

Você sabia que o divórcio na Irlanda era ilegal?

Júlia Paniz

9 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O E-Dublin hoje fala sobre um assunto que já foi muito polêmico na Ilha Esmeralda: o divórcio. Mas para entender melhor esse assunto, precisamos voltar um pouco no passado!

shutterstock_292069334

Foto: Shutterstock

O país, que já foi cenário de conflitos religiosos seculares, ainda era contrário à legalidade da separação até pouco tempo atrás. As disputas religiosas começaram a ser registradas desde o século 10, quando São Patrício, considerado padroeiro da Irlanda, iniciou a cristianização da hoje conhecida República Irlandesa.

Após muito tempo de conflitos, novos partidos políticos e até mesmo a execução de grandes líderes irlandeses, em 1919, Eamon de Valera, um dos responsáveis pela revolta, fundou o Exército Repúblicano Irlandês, o IRA, dedicado à luta pela independência do país. Dois anos mais tarde, Londres e Irlanda assinavam um acordo para a divisão de territórios, fazendo com que o Norte da Ilha permanecesse aliado aos britânicos e o resto do país, com grande presença da religião católica, ganhasse mais independência.

A Constituição, que entrou em vigor em 29 de dezembro de 1937, é um grande marco dos anseios de Eamon de Valera, na época líder parlamentar em Dublin. O objetivo era tornar a Irlanda um país agrário e católico, com um estilo de vida pautado pela Bíblia. Esta Constituição, aprovada por um plebiscito, teve, entre suas características, a proibição do divórcio. De Valera, entretanto, evitou o estreitamento entre o país e Inglaterra e não aceitava a inclusão da Irlanda do Norte no Reino Unido. Apenas em 1949 foi proclamada a República da Irlanda, que passou a melhorar suas relações com o Reino Unido na década de 1960 e a ser parte da União Europeia a partir de 1973.

Tradução Juramentada Online

No ano de 1986, uma proposta para eliminar a proibição constitucional do divórcio foi submetida a um referendo, porém, a proposta foi rejeitada. Apenas no ano de 1995, uma emenda removeu a proibição constitucional, mantendo algumas restrições, como a necessidade do casal estar separado por pelo menos quatro anos para requerer o divórcio legal. Apesar de legalizar a separação, a Irlanda ainda possui o segundo menor índice de divórcio da União Europeia.

De acordo com o portal de notícias da Irish Central, um dos motivos que leva os casais a evitarem o divórcio pode estar relacionado com a crise imobiliária, desemprego e cortes salariais, já que tudo isso dificulta a vida independente dos irlandeses, fazendo com que a decisão seja muito bem pensada antes de efetivar o divórcio.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Faça seu orçamento de intercâmbio com um só clique!
Avatar photo
Júlia Paniz, Formada em Jornalismo, trabalhou com assessoria de imprensa, mídias sociais e telejornalismo. Saiu de Blumenau, Santa Catarina, para estudar inglês em Dublin, na Irlanda, mas descobriu que aprenderia muito mais que apenas um novo idioma. É apaixonada por fotografia, livros, viagens e novas culturas.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email