Categories: Curiosidades

Você Sabia? The Great Irish Potato Famine

Essa história rolou na sala com um dos professores irish… depois da aula o chamei para saber mais detalhes…

Você sabia que a Irlanda já teve quase o dobro da população atual em seu território, algo em torno de 9 milhões? Que desses milhões de irlandeses, cerca de 2 milhões morreram de fome entre os anos de 1840 e 1849 e outros 2 milhões imigraram para países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália?

Imagine pessoas batendo de porta em porta clamando por alimentos, estabelecimentos sendo saqueados, e pessoas desnutridas cambaleando pelas calçadas de Dublin, Galway e condados irlandeses. Surto? Não, realidade. Esse era o retrato da Irlanda na segunda metade do século XIX. A crise irlandesa ficou conhecida mundialmente como a Grande Fome da Batata.

Toda população foi afetada pela Potato blight, uma praga que atingiu as plantações de batatas por anos seguidos, culminando no empobrecimento do solo e na falta de alimento na região. As pessoas abandonaram as zonas rurais e rumaram para as cidades em busca de comida. Os relatos históricos citam famílias raquíticas invadindo casas e debruçadas sobre o solo na busca de qualquer vestígio de alimento. Triste não é? As pessoas morreram primordialmente de inanição e por doenças como Tifo.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a Coroa Britânica que administrava a Irlanda, limitou-se a distribuição de soupas para a população, o que não aplacou a fome na região. Aliás eis outro capítulo interessante na história irlandesa. Você sabe de onde vem o hábito de comer batata dos irlandeses? Longe de ser por opção, na verdade, esse hábito se deu por praticidade, ou melhor, necessidade. Como as terras irlandesas eram dominadas pelos britânicos, os fazendeiros tinham que alugar o espaço para plantio, o detalhe era que 80% de tudo o que era cultivado, era destinado a Coroa Britânica, com o que sobrava, apenas 20%, restavam aos locais plantar algo que fosse fácil e garantisse um alimento nutritivo, ou seja, batata. A carne de porco também entrou na dieta irlandesa, pelas mesmas razões, a facilidade de se manter o animal e pelo pouco espaço que se dispunham para isso.

É isso! Da próxima vez que forem comentar sobre a adoração dos irlandeses por “potato”, lembrem-se que o fato esta lincado a triste história da dominação britânica e escassez de alimento.

Para quem quiser saber mais sobre The Great Irish Potato Famine, vale dar uma olhada no livro de mesmo nome, do escritor James S. Donnelly, Jr, ou ainda visitar o The Famine Museum, em Strokestown Park – Strokestown – Co. Roscommon. http://www.strokestownpark.ie/museum.html

Edu Giansante

Fundador e CEO do edublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Recent Posts

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024