3 iniciativas em Portugal para atrair estrangeiros

O Governo português já assumiu que está de portas abertas para estrangeiros. Por meio da criação de benefícios e mudanças nas leis de imigrantes, o objetivo é promover o desenvolvimento de uma sociedade intercultural e a integração desses estrangeiros na comunidade local. E, consequentemente, alavancar a economia do país com acesso à mão de obra qualificada.

Governo Português facilita a vida de quem deseja morar no país. Imagem: Pixabay

De acordo com dados do último levantamento feito pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, 430.000 estrangeiros residem legalmente em território português, o número mais alto registrado pelo SEF desde sua criação, em 1973.

Confira as últimas iniciativas de Portugal para chamar imigrantes:

Mudanças na Lei dos Estrangeiros (2017)

A Lei de Estrangeiros de Portugal foi reformulada em 2017 e facilitou muito a vida daqueles que sonhavam em morar em terras lusitanas. Processos burocráticos foram cortados, outros reduzidos, alguns simplificados. Tudo isso para facilitar a entrada dos imigrantes, principalmente aqueles que desejam estudar ou trabalhar em Portugal.

Continua após a publicidade

Uma das principais mudanças diz respeito ao Visto de Estudante. A Lei tornou mais rápido e eficaz o processo de autorização de residência dos futuros estudantes em instituições de ensino portuguesas. Alguns dos benefícios:

  • O estudante não precisa mais se deslocar para ir pessoalmente ao consulado ou embaixada portuguesa do seu país de origem para solicitar o visto de residência. Agora, a própria instituição de ensino comunica ao SEF.
  • Não é mais preciso comprovar o pagamento da mensalidade da universidade, assim como os meios financeiros para residir no país pelo tempo do curso, no caso dos bolsistas.
  • Quando necessária a comprovação de subsistência, o valor exigido pelo governo foi reduzido à metade no caso das instituições situadas em município de baixa densidade.

Leia também: Como se candidatar a uma universidade em Portugal

E quem pretende tirar o visto de trabalho para Portugal também vai se beneficiar do privilégio de não precisar ir pessoalmente ao consulado português do seu país.

Quem já está em Portugal e vai renovar o visto também ganhou uma ajudinha. A própria instituição de ensino ou empresa contratante realiza o agendamento. A medida tem a intenção de agilizar os prazos e regular a situação do imigrante antes da expiração do visto, seja ele de estudo ou trabalho.

Confira tudo o que mudou na Lei dos Estrangeiros

Startup Visa (2018)

Criado recentemente, Startup Visa tem o objetivo de atrair empreendedores para Portugal. Imagem: Pixabay

Divulgado no ano passado pelo governo português, o Startup Visa tem o objetivo de atrair empreendedores com ideias inovadoras e lucrativas de empresas para o país. A maior vantagem desse visto é se inserir e receber os incentivos do Programa de Startups de Portugal, além de, é claro, a permissão de residência.

Quem aplicar para o Startup Visa também será dispensado do pedido de visto pessoalmente, assim como todo o processo de entrevistas. Para entrar com o pedido, basta estar dentro das exigências do regulamento. Confira:

  • É preciso ter uma ideia inovadora de atividade empresarial de produção de bens ou serviços;
  • É preciso ser um negócio escalável;
  • É necessário gerar empregos qualificados.

Confira também: Vistos para Portugal: tudo o que você precisa saber

Tech Visa (2018)

Tech Visa foi criado para suprir a necessidade de mão de obra qualificada no setor tecnológico. Imagem: Pixabay

Enquanto o Startup Visa tem a intenção de atrair empreendedores para abrir empresas, os profissionais altamente qualificados ficam por conta do Tech Visa. O objetivo é impulsionar o setor tecnológico do país, que anda carente de mão de obra.

A medida faz parte da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo Startup Portugal e autoriza aos profissionais que apresentarem as qualificações necessárias residir no país. Designers, engenheiros de software, cientistas da computação, programadores são os mais requisitados pelas empresas.

Um detalhe importante sobre o Tech Visa é que as empresas precisam se candidatar ao programa, serem aprovadas e certificadas e, somente depois disso, atuarem na contratação de estrangeiros. Ou seja, não é possível aplicar para o visto somente com as qualificações necessárias e sem uma oferta de emprego.

Algumas das empresas certificadas no programa Tech Visa em Portugal são:

  • BIAL
  • OLX Portugal
  • Huawei Tech Portugal
  • Siemens Portugal
  • Miniclip Portugal
Larissa Fontes

Jornalista, geminiana e curiosa. Dona de uma mente inquieta num corpo semi-sedentário de 20 e poucos anos. Sobrevive à base de café, música alta e papos de boteco.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024