Categories: Curiosidades

5 curiosidades sobre a cultura irlandesa

Antes de marcar as passagens para a Irlanda, sempre corremos para o Google e todas as redes sociais a fim de tentar descobrir um pouco mais dessa cultura que queremos conhecer mais de perto.

Lemos muita coisa sobre pubs, St. Patrick’s Day, mercado de trabalho, como o país está se recuperando da crise, como eles recebem os estrangeiros etc.

Mas somente depois de um tempo fazendo amigos e convivendo com famílias, vamos moldando uma imagem com mais propriedade de como a galera Irish realmente se comporta.

Samuel Beckett Bridge: um dos pontos turísticos em Dublin. Crédito: Altezza | Dreamstime

Descobrimos que aqui também rola fofoca entre a vizinhança, que alguns falam muito alto, que as mulheres vestem roupas extremamente curtas, usam muita maquiagem e que é comum encontrar penteados como o da Amy Winehouse pelas ruas, na cabeça de quem diz “good morning” com look de quem está a caminho de uma grande festa.

Continua após a publicidade

Há também as que andam despenteadas. E o melhor de tudo isso é descobrir que você pode ser autêntico e vestir o que quiser, e ninguém vai recriminar.

Para matar um pouco mais da sua curiosidade, selecionamos cinco coisas simples sobre a cultura irlandesa que só são descobertas quando finalmente desembarcamos na Ilha.

1. Meninos x Meninas

Descobrir o sexo ou decidir o nome é uma das brincadeiras dos irlandeses. Crédito: Timur Gulitashvili | Dreamstime

Aqui, existem escolas para meninos, escolas para meninas e algumas para os dois. Partindo desse ponto, fica mais fácil entender a timidez dos garotos.

Às meninas brasileiras que estão chegando, um aviso: não estranhe se o moço que você gostar na balada só falar com você depois de algumas pints! As mulheres parecem muito mais ousadas, embora nem tanto quanto possa parecer.

2. Escolhendo o nome dos bebês

Para nós, brasileiros, a ideia do nome dos futuros filhos normalmente é tida antes mesmo de uma gravidez. “Se um dia eu tiver uma menina, ela vai se chamar…” Aqui, esse processo pode ser diferente. Algumas famílias chegam a acreditar que dá azar escolher o nome do bebê antes do nascimento.

O mais engraçado é que existem casos em que a criança era chamada de uma forma até as primeiras semanas, mas depois os pais resolveram trocar o nome.

3. Em 10x sem juros?

Esqueça o “bom” e velho parcelamento. Aqui você não vai ver essas plaquinhas espalhadas, dizendo em quantas vezes pode pagar o que está levando. Essa opção de compra só é utilizada pelos irlandeses para adquirir coisas realmente mais caras do que aquilo que podem pagar à vista, como carros e casas.

Algumas empresas de energia elétrica e gás também oferecem o parcelamento para depósitos, dando a opção de dividir o valor do débito em até seis vezes.

Gostou da ideia? Mas preste atenção em como essa escolha funciona, de fato: a primeira parcela fica agendada para esta quinta-feira, a segunda para a quarta da semana que vem e assim por diante. Nada de longos seis meses para quitar tudo.

4. Cartões comemorativos

Presente sem cartão quase não tem ‘valia’ entre os irlandeses. Crédito: Iheartcountryphoto | Dreamstime

Nascimento, aniversário, Dia dos Namorados e todas as datas comemorativas merecem um cartão! Parte importante do presente ou quase mais!

Se estiver na Irlanda, esqueça a ideia de que esse item já está ultrapassado e invista sem medo. É uma forma carinhosa de mostrar que você se importa e, acima de tudo, uma maneira educada de demonstrar a sua atenção.

5. Coar o arroz

Os irlandeses não têm a mesma paixão pelo arroz como os brasileiros. Para eles, é possível sobreviver a várias refeições sem sentir falta do nosso querido grão. No entanto, eles também possuem uma maneira muito diferente de prepará-lo.

Atenção à receita:

Coloque arroz em uma panela com água. Quando estiver cozido, coe para tirar o excesso de água e sirva. Sim, você entendeu bem: eles praticamente não usam sal e o arroz é coado como quando preparamos macarrão.

Ficou com vontade experimentar? Então faça e depois conte pra gente! :D

Não se esqueça também de nos contar o que vocês estão descobrindo sobre a cultura durante a aventura na terra dos leprechauns.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Colaborador E-Dublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024