Categories: PolíticaSaúde

6 fatos importantes sobre a legalização do aborto na Irlanda

A Irlanda legalizou o aborto em seu território em 25 de maio de 2018, após um referendo realizado no país. Aspectos históricos e culturais contribuíram para a derrocada da 8ª Emenda Constitucional Irlandesa

A votação histórica teve mais de 1,4 milhão de votos com 66,4% dos irlandeses votando a favor de repelir a Oitava Emenda da constituição, que, em vigor desde 1983, garantia a igualdade de direito à vida entre o feto e a gestante, sendo uma das leis antiaborto mais rigorosas do mundo.

Este artigo visa esclarecer alguns pontos importantes sobre a luta da mulher irlandesa por igualdade de direitos.

 

Continua após a publicidade

Irlanda aprova legalização do aborto com mais de 1,4 milhão de votos. Foto: RTE

Mais de 64% da população compareceu às urnas para opinar sobre o tema, sendo uma das participações recordes em referendos no país. Só por aí, nota-se a relevância do referendo para a população irlandesa.

1. Referendo repeliu rigorosa legislação antiaborto

Primeiramente, é importante destacar que a legislação irlandesa em vigor antes do referendo consistia em uma das leis antiaborto mais restritas do mundo, banindo o procedimento e obrigando médicos a considerarem a vida da mãe e do feto com o mesmo peso sob a lei.

Portanto, uma irlandesa que interromper uma gravidez — seja ela indesejada, seja para preservar a sua própria saúde — poderia ser condenada a até 14 anos de prisão.

Em 1992, após um referendo, duas emendas foram introduzidas à legislação irlandesa visando flexibilizar, de certa forma, o acesso ao aborto.

Uma delas previa que a proibição do aborto não poderia limitar a liberdade da gestante em viajar para fora da Irlanda. Enquanto a 14ª emenda dispõe sobre o livre acesso a informações sobre o aborto em outros países.

Com o referendo, dois terços da população votaram a favor da anulação desta rigorosa legislação. O que, segundo o primeiro-ministro da época, Leo Varadkar, não apaga a violenta dor de décadas de maus-tratos às mulheres irlandesas. Entretanto, garante que ela não precisa ser revivida.

Leia também: 5 referendos importantes para a história da Irlanda

2. Está incorreto dizer que o aborto foi liberado indiscriminadamente

Nova legislação entrou em vigor, permitindo o aborto durante as primeiras 12 semanas de gravidez e, em casos excepcionais, comprovados por dois médicos, até 24 semanas.

Segundo o ministério da saúde irlandês, a medida também garante menos gestações de risco e a inclusão de educação sexual nas escolas.

Devido à dominação da Igreja Católica por séculos no país, a educação sexual nunca foi assunto no meio familiar e, muito menos, nas escolas. E essa realidade ainda perdura, especialmente, no interior no país.

De acordo com a diretoria da National Maternity Hospital, é completamente falso alegar que a partir da nova lei os abortos ocorrem a qualquer momento, inclusive até o final da gravidez.

A nova legislação dará às mulheres o direito de escolha e, se optarem por realizar o procedimento, o farão de forma segura.

3. Herança religiosa penalizou as mulheres na Irlanda

Magdalene Loundries eram conhecidas como “casas das mulheres perdidas”. Foto: The Irish Times

A herança que a igreja católica deixou na Irlanda nos últimos séculos é considerada traumática pelos irlandeses. Para quem esqueceu de pesquisar, pelo menos um pouquinho, sobre a dominação cristã na Irlanda, vale voltar aos livros de História Mundial.

Uma das principais bandeiras defendidas pela turma do YES foi, justamente, a luta secular contra a dura dominação da Igreja Católica e a desvalorização da mulher na sociedade.

Um dos capítulos mais tortuosos na História irlandesa veio à tona há alguns anos, com o pedido de desculpas oficial do Governo Irlandês contra os abusos cometidos a jovens irlandesas por anos no país.

As Magdalenes eram instituições mantidas pela igreja que, entre o século 18 e 20, abrigavam mulheres com deficiência física e mental, rebeldes, mães solteiras e suas filhas, vítimas de estupro e aquelas que se acreditavam possuir caráter duvidoso, como as prostitutas. As mulheres sofriam todo tipo de maus-tratos, até mesmo abuso sexual.

Inicialmente, a missão dessas instituições era “reabilitar” as mulheres de volta à sociedade, mas, no início do século 20, as casas se tornaram punitivas e parecidas com uma prisão.

Na maioria dos asilos, as internas eram obrigadas a realizar intensos trabalhos físicos, incluindo lavanderia e costura.

Estima-se que 30 mil mulheres passaram por essas instituições na Irlanda, sendo que a última lavanderia Madalena encerrou atividades no país apenas em 1996. Então, percebe-se que essa é uma história mais recente do que muitas pessoas imaginam.

4. O aborto é uma realidade incontestável

Estatísticas mostram que, desde a década de 1980, mais de 170 mil mulheres irlandesas viajaram para outros países para interromper suas gestações.

Em 2016, dados do departamento de saúde britânico mostram que 3265 irlandesas realizaram o procedimento em clínicas do Reino Unido. A maioria dessas mulheres, 85%, tem entre 20 e 39 anos.

Gráfico ilustra o número de irlandesas que viajaram para o Reino Unido para interromper gravidez. Fonte: The Journal

Vale ressaltar que viajar para o Reino Unido para interromper uma gestação é um procedimento caro, que, inúmeras vezes, está fora da realidade de muitas irlandesas.

Neste caso, a opção para tais mulheres é adquirir ilegalmente pela internet pílulas abortivas e realizar o procedimento sem orientação médica, colocando suas vidas em risco.

O departamento de saúde irlandês alertou para o preocupante dado de que, em cinco anos, houve um aumento de 64% no número de mulheres irlandesas que adquiriram o medicamento online.

5. O referendo não representa uma derrota ao país

A vitória do sim e a celebração da população com o resultado do referendo está longe de ser uma celebração pelo aborto. A comemoração permeia questões ligadas aos Direitos Humanos, negligenciados à população feminina irlandesa desde os primórdios.

A vitória é por conta do reconhecimento dos seus direitos em um país onde, até pouquíssimos anos atrás, o uso de métodos anticoncepcionais, por exemplo, era altamente recriminado.

As famílias irlandesas se resumiam a 12 ou mais filhos, já que o Estado e a Igreja, por questões morais, negavam às mulheres o acesso aos métodos contraceptivos.

São inúmeros os casos de mulheres que passaram por mais de 20 gestações interrompidas naturalmente, por problemas de saúde como endometriose e miomas. Mulheres que passaram por traumas imensuráveis, física e mentalmente, por não terem o direito de evitar a gravidez.

  • Até a década de 1970, ao casar-se, as irlandesas eram obrigadas a abdicar de trabalho em repartições públicas e bancos.
  • A bolsa família paga por filho, quando foi instituída 1944, tinha seu pagamento apenas liberado para o pai.
  • Há não muito tempo, por lei, a mulher irlandesa não tinha o direito nem mesmo de denunciar abusos domésticos.
  • A mulher irlandesa também não podia recusar-se a ter relações sexuais com seus esposos. Assim como, uma vez casada, ela não tinha direito a escolher onde morar, e seu esposo poderia, inclusive, vender bens sem seu consentimento.
  • No país da Guinness, foi apenas na década de 1970 que as mulheres entraram num pub pela primeira vez e, mesmo assim, só poderiam solicitar algumas bebidas específicas.

6. O caso Savita Halappanavar

Em 2013, o aborto foi permitido, pela primeira vez no país, apenas quando os médicos considerassem que havia risco de suicídio ou quando a vida da mulher estivesse em perigo devido a complicações.

A lei foi criada após o caso de Savita Halappanavar, uma mulher indiana que morreu em 2012, depois de médicos irlandeses terem lhe negado um aborto.

Savita havia ido ao hospital com muitas dores nas costas e com indícios de aborto espontâneo. Os médicos se negaram a fazer o procedimento, alegando a dura legislação irlandesa e, também, o catolicismo.

Savita faleceu após ter aborto negado em hospital irlandês. Foto: Joe.ie

O resultado do referendo é também um reflexo de que mais de dois terços da população tem se sensibilizado com o alto índice de mulheres que morreram em consequência de gravidezes de risco.

Isso nos deixa um exemplo para o futuro. Lembrar sempre que as questões relacionadas às decisões de um país estão intrinsecamente ligadas à sua História, que deve ser respeitada e, mais importante, conhecida, já que somos apenas visitantes por aqui.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024