Uma pesquisa realizada pela Ipsos B&A para a Comissão Irlandesa de Direitos Humanos e Igualdade (IHREC) revelou que 84% da população na Irlanda está preocupada com a crise do custo de vida.
Apesar dessa inquietação generalizada, menos de um em cada sete entrevistados acredita que o governo esteja fazendo o suficiente para enfrentar o problema.
O levantamento ouviu 1.243 adultos e mostrou que quase metade teme não conseguir arcar com as despesas domésticas no próximo ano.
Para a IHREC, a percepção de desigualdade econômica tem provocado uma erosão da confiança pública. Apenas 13% dos entrevistados acreditam que a riqueza do país é distribuída de forma justa — enquanto quase três quartos discordam.
A pesquisa também apontou que oito em cada dez pessoas ainda concordam que todos devem ser tratados de forma igual, independentemente de sua origem. Contudo, esse percentual vem caindo: 85% em 2023, 84% em 2024 e 80% em 2025.
Quando questionados sobre os esforços do país para combater a discriminação, apenas quatro em cada dez entrevistados avaliaram que as medidas são eficazes.
Preocupação dos moradores da Irlanda com a situação financeira é alta. Foto: Envato
O estudo mostrou ainda um aumento nos relatos de racismo:
Motoristas estrangeiros de fora da União Europeia tem um “atalho” na hora de tirar carta…
Quem não quer visitar a Europa, pelo menos, uma vez na vida? O Velho Continente…
O Dublin City Council anunciou a instalação de cerca de 300 abrigos para bicicletas —…
Será que é preciso vacinas para viajar à Irlanda? Bom, quando um intercâmbio é planejado,…
A busca por emprego é, em geral, um grande desafio para os brasileiros. Se, para…
O IRP (Irish Residence Permit) é o cartão que comprova a residência legal de estrangeiros…