Categories: CuriosidadesEsportes

A história do Rugby em Limerick: Munster

Por Carlos Eduardo Fernandes

A cidade irlandesa de Limerick é a capital do condado de Limerick e se encontra na foz do Rio Shannon, na província de Munster. A cidade possui algo em torno de 202.539 mil habitantes. A história de Limerick remonta ao tempo da sua fundação pelos vikings em 812 na King’s Island, ou Ilha do Rei, uma ilha no Rio Shannon. A província de Munster compreende, além de Limerick, os condados de Cork, Clare, Kerry, Tipperary e Waterford.

Estranho para nós, não é verdade? Condado, cidade, província… mais um assunto para pesquisarmos, lermos e aprendermos. Mas com o tempo vamos entendendo isso automaticamente. O nosso assunto aqui, mais precisamente, é o Rugby e o time do Munster.

Confundiu mais ainda? Então vamos entender um pouquinho disso tudo através da história desse esporte nessa importante província da Irlanda.

Continua após a publicidade

O pontapé inicial do Rugby

Foto: @ França Photography

A história dá conta de que esse esporte originário da Inglaterra passa a se desenvolver, digamos assim, a partir do ano de 1823, na Rugby School, na cidade de Rugby, Inglaterra, quando um aluno chamado William Webb Ellis tomou a bola em suas mãos e, desrespeitando as regras do futebol vigentes na região (Rugby School Football Rules), que permitia que a bola fosse segurada com as mãos (mas somente se o jogador recuasse do ponto onde pegou a bola), avançou rumo ao campo adversário, enquanto os oponentes tentavam segurá-lo para impedir a sua progressão.

O rugby não é fruto apenas de uma jogada isolada. Desde o final do século XVIII, os antigos jogos com bola medievais, chamados de football, passaram a ser incorporados pelo sistema de ensino britânico como parte da educação física e da recreação dos garotos. Cada escola e universidade britânica tinha sua forma própria de jogar, com suas próprias regras, ainda que não escritas. Não havia, portanto, um football, mas vários sem qualquer organização. A Rugby School, por exemplo, tinha a sua própria forma de jogar que, como em todos os lugares, sofreu alterações com o passar do tempo. Assim, quando se fala que o rugby nasceu de uma jogada do futebol, não se deve imaginar o futebol convencional, que só surgiu em sua forma moderna em 1848, mas de uma forma de football. O Caid Irlandês, jogo tradicional celta semelhante ao football, influenciou os jogos das escolas com presença de alunos irlandeses, como era o caso de Webb Ellis, e está entre as influências do jogo da Rugby School.

Ainda que o jogo de rugby tenha sido praticado pelo menos desde os anos 1820, foi em 1846 que as primeiras regras foram escritas, formalizando-se o Rugby Football. O surgimento de diversos clubes de rugby por toda a Inglaterra fez necessária a criação de uma entidade nacional organizadora. Em 1871, nasceu a Rugby Football Union. A União Escocesa de Rugby (SRU) foi a segunda a ser formada, em 1873, seguida da União Irlandesa de Futebol Rugby (IRFU), em 1879, e da União Galesa de Rugby (WRU), em 1881. A criação das 4 entidades nacionais fez necessária a criação de um órgão internacional. Com isso, em 1886, nasceu o International Rugby Board (IRB), fundado por representante de Escócia, Irlanda e País de Gales. A Inglaterra se recusou participar do IRB em sua fundação, e só aderiu à entidade em 1890.

O Rugby na Província de Munster

Sabemos, então, a partir dessa breve história do rugby, que o Caid Irlandês influenciou os jogos das escolas com presença de alunos irlandeses. E que a União Irlandesa de Futebol Rugby (IRFU) foi criada ainda em 1879.E é também no ano de 1879 que a nasce a equipe do Munster, após o esporte ter sido difundido pela classe média local e de ter ocorrido grandes conflitos social, político e cultural, tanto dentro dos praticantes do esporte como em toda a província, como relata Liam O’Callaghan, autor do livro Rugby in Munster: A Social and Cultural History.

Foto: @ França Photography

Os conflitos existiam na província baseando-se no fato de que os povos de Limerick e de Cork terem seguido caminhos diferentes desde o início do rugby. Enquanto em Limerick o rugby era praticado pelas pessoas da classe média central, em Cork era no subúrbio que o esporte acontecia.

Para ajudar na difusão do esporte nas comunidades de Limerick e entre a classe trabalhadora do interior, Mike Joyce, WL Stokes e Tom Prendergast começam a organizar o evento Sunday Rugby. A partir do interesse da população, o trio passa a se tornar membro de um novo clube de rugby local que foi chamado de Garryowen e teve seu surgimento em 1884. Já em Cork a oportunidade foi desperdiçada, pois não havia quem quisesse organizar o Sunday Rugby.

Ao longo do tempo muitos conflitos ainda houveram. Mas o rugby ganhou definitivamente o carinho e respeito pelos irlandeses. O esporte passou a ser praticado nas escolas, especialmente em Cork.

Em 1895 o rugby chegou a um momento crucial para seu próximo século de existência. O crescimento do esporte levou à discussão sobre a liberalização ou não do profissionalismo. Anos e anos se arrastaram até que o esporte se tornou 100% profissional apenas no ano de 1995. E a equipe do Munster conseguiu se profissionalizar apenas dois anos depois. Em julho de 1997 a equipe emitiu 15 contratos profissionais e denominaram Declan Kidney e Niall O’Donovan como treinadores. A profissionalização do clube foi um sucesso e começou a atrair muitos torcedores aos jogos da equipe. Grandes campeonatos começaram a ser disputados e grandes resultados foram obtidos pelo time.

Obviamente que Limerick, por toda a história ocorrida no rugby na província de Munster, se tornou a casa do Munster Rugby. O estádio utilizado é o Thomond Park e foi remodelado para aumentar a capacidade de espectadores de 13.500 para mais de 26.000.

 

Para quem quiser conhecer bem de perto um pouco mais sobre a história do Munster, o Thomond Museum, em Limerick, organiza tours no museu localizado no estádio.

Colaborador E-Dublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024