A importância de manter os documentos em dia

A importância de manter os documentos em dia

Ávany França

5 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Morar no exterior é como ativar o botãozinho da inquietação, da vontade de descobrir o novo. Quase sempre dá aquela vontade de ficar, de conhecer outros países, de querer aprender um pouco mais, interagir. E aí, quando olhamos para trás, já se passaram dois, três anos e, às vezes, até mais.

Pois bem, não há nada de errado nisso. Morar no exterior é viciante, e trata-se de um vício bem saudável. O problema é que, com a nova vida de expatriados, acabamos por deixar de lado algumas obrigações básicas, como votar, declarar imposto de renda, fazer declaração de isentos e todas essas burocracias que, apesar de distantes, temos o dever de cumprir em nosso país.

Acredite: você só vai se lembrar delas quando alguma coisa der errada. Isso aconteceu comigo. E olha que eu sou a enciclopédia em pessoa no quesito viagens, cuidados e recomendações.

 

© Filipe Frazao | Dreamstime.com

Cheque a validade do seu passaporte para não ter complicações nas viagens. © Filipe Frazao | Dreamstime.com

Estava eu pronta para embarcar de volta ao Brasil depois de três anos vivendo na Irlanda quando, já em trânsito, deparei-me com um detalhe bobo, mas importante: a data de validade do passaporte.

Com essa história de poder transitar facilmente entre países da União Europeia e sem a necessidade de visto prévio para permanência de até 90 dias, as pessoas podem não se ligar nesse detalhe, mas foi justamente isso que me fez perder duas semanas de viagens e tickets, gerando muito transtorno.

Pois é, passaporte válido não é sinal de livre acesso. O meu estava  próximo ao vencimento, mas, mesmo assim, a bonita aqui correu o risco de ficar presa em um posto de imigração qualquer.

Eu, até, li sobre o Tratado de Schengen, mas nem me lembrei do dito cujo. Então, para vocês que já andam viajando há muito tempo no exterior e têm passaporte faltando poucos meses para vencer, se liga nessa dica. Segundo o tratado de nome engraçado, apesar do livre acesso aos países europeus, o seu passaporte deve ter validade superior a três meses.

Além da validade, vale também lembrar de manter passagens de ida e volta na mão, book de hotel pelo tempo de estadia, dinheiro, cartão de crédito e, claro, a boa vontade de sempre para responder perguntas, caso você pegue um agente mal humorado.

Antes de qualquer viagem para o exterior cheque todos os documentos© Neirfy | Dreamstime.com

Antes de viajar para o exterior, cheque todos os documentos. © Neirfy | Dreamstime.com

No meu caso, eu me deparei com a situação a duas semanas de minha viagem de volta ao Brasil e, apesar de perder alguns trechos da viagem, ainda consegui voltar para a Irlanda e fazer o novo passaporte num prazo de cinco dias úteis. Lembra da justificativa eleitoral para a qual a gente nem dá bola por saber que a multa é uma pechincha? Pois é! Na hora da emergência, até a justificativa eleitoral ou a falta dela dificulta a sua vida.

Então, meu povo, para evitar transtornos, redobrem o check list antes de bookar viagens no exterior. Se puderem fazer a Matrícula Consular, façam. Não custa nada e, numa situação semelhante à minha, isso economizará dias perdidos tendo que localizar um consulado mais próximo.

Países que fazem parte do Tratado de Schengen: Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia, Chipre, República Checa, Estônia, Letônia, Lituânia, Hungria, Malta, Polônia, Eslováquia e Eslovênia.

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Veja também

Como preparar as malas para o Intercâmbio?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email