Sabe aqueles filmes catastróficos de apocalipse que muitas vezes vemos nas telonas de cinema? Aí, quando tudo está desmoronando, as pessoas procuram um local no planeta para se proteger e sobreviver até que tudo fique bem. Onde você iria se isso acontecesse de verdade?
Diferente do que mostra a maioria dos filmes, você não deveria fugir para os Estados Unidos. Um estudo baseado em diversos cenários escolheu cinco países onde seria possível escapar de um colapso. E a Irlanda está entre eles!
De acordo com o Global Sustainability Institute na Anglia Ruskin University, destruição do meio ambiente, recursos limitados e crescimento populacional podem desencadear em um desaparecimento de uma parte da população e um grande colapso mundial.
Por ser uma ilha, Irlanda e outros países teriam vantagem em lidar com um colapso global. Foto: Boarding1now | Dreamstime
Até aí, nenhuma novidade. Basta ver que vivemos há um ano e meio em uma pandemia. Mas o estudo acabou analisando algumas nações ou parte delas, onde as pessoas poderiam sobreviver a um futuro colapso global. De acordo com o ranking, a Nova Zelândia está no topo, seguida da Islândia, Reino Unido, Tasmânia (na Austrália) e Irlanda, a Ilha Esmeralda.
Esses seriam locais “atualmente mais adequados para manter níveis mais elevados de complexidade social, tecnológica e organizacional dentro de suas próprias fronteiras se um colapso global acontecer”.
O que esses locais têm em comum? São ilhas que possuem baixa variação de temperatura, o que podem ter condições mais estáveis mesmo com as mudanças climáticas.
A Irlanda, junto com Islândia e Tasmânia, teriam ainda mais vantagens por conta da densidade populacional.
Segundo o professor Aled Jones, diretor do Global Sustainability Institute da Anglia Ruskin University (ARU), em entrevista ao jornal irlandês Irish Mirror, haverá mudanças significativas no mundo nos próximos anos e décadas, como aumento de intensidade das secas e inundações, temperaturas extremas e maior movimentação da população.
“Além de demonstrar quais países acreditamos serem os mais adequados para administrar tal colapso – o que sem dúvida seria uma experiência profunda e transformadora – nosso estudo visa destacar ações para abordar os fatores interligados de mudança climática, capacidade agrícola, energia doméstica , capacidade de manufatura (…) necessários para melhorar a resiliência das nações que não têm as condições iniciais mais favoráveis”, explicou.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Com a chegada do fim do verão e início do outono, muitos lares na Irlanda…
Na sexta-feira, 19 de setembro, a Irlanda se transforma em um palco multicultural com a…
Uma pesquisa realizada pela Ipsos B&A para a Comissão Irlandesa de Direitos Humanos e Igualdade…
Motoristas estrangeiros de fora da União Europeia tem um “atalho” na hora de tirar carta…
Quem não quer visitar a Europa, pelo menos, uma vez na vida? O Velho Continente…
O Dublin City Council anunciou a instalação de cerca de 300 abrigos para bicicletas —…