Agenda Cultural

Culture Night 2023: ‘virada cultural’ irlandesa acontece sexta, 22/09

Quem mora no Brasil, principalmente em São Paulo, deve conhecer a Virada Cultural, que acontece na capital paulista e em cidades do Estado, levando 24 horas de atrações culturais diversas e gratuitas para a população. A Irlanda tem uma versão parecida deste evento. O Culture Night é um dos festivais mais esperados pelos irlandeses e acontece no país há 17 anos.

A próxima edição está marcada para sexta-feira, 22 de setembro, com centenas de eventos em diversos pontos do país. A maioria das atividades são gratuitas.

A noite cultural é realizada pelo Arts Council, o conselho de cultura, e tem como objetivo celebrar a criatividade e as artes, promovendo uma cultura viva e variada.

Brasil no Culture Night

Tem arte brasileira participando do Culture Night? Tem sim senhor! Na Culture Night, as artes do mundo prevalecem na programação. E tem Brasil nesse meio.

Continua após a publicidade

Conheça algumas atividades com artistas brasileiros ou que têm a cultura brasileira presente de alguma forma:

MOE Communal: Artists Round Table Discussion

Uma roda de conversa explora ideias de cultura, pertencimento, memória e lugar. O evento tem a participação de Thaís Muniz, uma artista interdisciplinar interessada nos territórios da identidade, pertencimento, memória, deslocamento e amor interior.

Thaís Muniz é uma artista interdisciplinar interessada nos territórios de identidade, pertencimento, memória, deslocamento que constrói pontes e “abre conversas para propor reconexões, mudanças e curas, de uma perspectiva anticolonial e orientada para a comunidade”.

“Meu trabalho visa desdobrar práticas íntimas de aprendizagem coletiva por meio de oficinas comunitárias, performances, instalações e intervenções urbanas. Também amplio minha visão por meio de audiovisuais, colagens, celebrações e tecidos esculturais”, diz ela em seu website.

O evento ocorre no Galway Arts Centre and Museum of Everyone, das 17h30 às 18:30.

City Of The Sun God

O espetáculo Sol imagina um futuro distópico onde sobreviventes formam uma nova tribo baseada na cultura afro-brasileira.

A peça retrata um dia neste futuro imaginado, conectando tradições como o Egito Antigo e a sociedade indígena e da diáspora afro.

Coreografada e dirigida por Alessandra Azevedo, encomendada por ‘The Last City’, de Bettine McMahon, a peça conta com quatro dançarinos/intérpretes de teatro e dois músicos e tem duração de 25 minutos.

Alessandra Azevedo é dançarina contemporânea afro-brasileira, performer e instrutora de capoeira de Salvador, Bahia. Referência da cultura afro-brasileira na Irlanda, Alessandra trabalhou com grandes coreógrafos europeus.

O espetáculo será encenado das 18h30 às 19h no Wood Quay, Dublin 8.

Social Dancing With Mind The Step – Forró Workshop With Instructor Shakila Sekandary

O forró brasileiro está presente nas aulas de dança social do Mind The Step, na Barnardo Square. O evento é aberto a quem gosta de dançar com com alguns dos melhores instrutores de dança de Dublin. Todos os níveis de experiência são bem-vindos, incluindo iniciantes.

O forró é um dos estilos de dança mais populares do Brasil e também se tornou cada vez mais popular em todo o mundo, inclusive na Irlanda. A aula de dança social recebe participantes de todos os níveis, desde iniciantes até dançarinos experientes. Basta arranjar um parceiro e dançar a noite toda no centro da cidade de Dublin.

Das 19h às 20h, na Barnardo Square, no centro de Dublin.

Eilimintí/Elamentos- With Phoenix And Wolfe

Phoenix e Wolfe é um projeto de Amanda Shannon, natural de Ennis, e Cairo Rocha, de Anápolis, Brasil.

A dupla eclética vem cultivando seu estilo nos últimos anos. Eles tocam suas músicas em 432HZ, considerado o som curativo da natureza, criando letras conscientes e lúdicas compostas em inglês, irlandês ou português.

Pode-se esperar do espetáculo Eilimintí/Elamentos algo belo, verdadeiro, explorador, incorporando elementos de ambos os lados do Atlântico.

O show bilíngue desta noite cultural contará com covers de Sean Nós, MPB e Jazz, além de músicas de autoria da dupla.

O evento acontece no Le Chéile Café, em Barefield, Co. Clare, das 19h às 20h.

Late Night Jazz At The Complex With IMC

A principal promotora e fonte de jazz da Irlanda, a Improvised Music Company (IMC), dá as boas-vindas a um programa diversificado e emocionante de jazz noturno no The Complex como parte do CultureNight.

Na programação está “Tudo Bem”, de Ronan Guilfoyle, que se inspira na “estufa musical que é o Brasil”, explorando o repertório de Hermeto Pascoal, Tom Jobim e Caetano Veloso através dos grooves do samba, partido alto, bossa nova e muito mais.

A apresentação ocorre no The Complex, das 21h às 0h.

Urban Perspectives: Dublin Through The Eyes Of Renato Da Cunha And Carl Foran

Urban Perspectives (‘Perspectivas Urbanas’) é uma exposição cativante que mostra a criatividade de dois artistas, Renato da Cunha e Carl Foran.

Renato é um ilustrador brasileiro radicado em Dublin que mistura neo-expressionismo e arte digital, apresentando ilustrações complexas que capturam a essência da cidade.

Carl, um apaixonado fotógrafo nativo, combina fotografia e desenho digital para explorar cantos escondidos e histórias humanas na agitação de Dublin.

As suas vozes únicas celebram a beleza e o espírito da cidade, oferecendo um diálogo fascinante entre perspectivas.

A exposição acontece no KC Peaches, Dame Street, entre 16h e 21h.

Conheça outros eventos do Culture Night em Dublin

São inúmeros tipos de arte envolvida no festival: música, dança, teatro, artes plásticas, fotografia, performances, bate-papos, tours, cinema, entre outros.

Conheça todos os eventos no site do Culture Night. 

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024