Acordo entre governo e agências prevê reagendamento gratuito de intercâmbio até 2022

Um acordo feito entre as agências de intercâmbio e a Secretaria Nacional de Direito do Consumidor, do Ministério da Justiça do Brasil (Senacon/MJSP)e o MPF (Ministério Público Federal), prevê o reagendamento gratuito dos pacotes de intercâmbio internacionais durante o período de pandemia do novo coronavírus. O TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado entre as empresas e o governo, visa auxiliar e não prejudicar o futuro intercambista que já havia assinado contratos com as agências. O cliente terá até dois anos para remarcar a viagem. Segundo o Ministério, mais de 10 mil brasileiros encontram-se entre os afetados.

Agências assinaram Termo de Ajuste de Conduta com o governo para garantir reagendamento gratuito a intercambistas afetados pela pandemia do novo coronavírus. Foto: Helloquence/Unsplash

O acordo foi realizado em março entre a Senacon, o MPF e representantes de agências de intercâmbio, por meio da Abraseeio (Associação Brasileira das Empresas Especialistas em Intercâmbio para Oceania), um número proporcional a 70% do mercado desta área no Brasil.

Segundo o MJSP, o setor de intercâmbio foi um dos mais afetados pela pandemia de coronavírus. O motivo é o fechamento das fronteiras em diversos países onde brasileiros teriam já se programado para viajar e estudar nas próximas semanas e meses.

O prazo de dois anos do TAC começou a ser contado em 11 de março de 2020, quando houve a decretação da pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Continua após a publicidade

Quem tem direito ao reagendamento do intercâmbio?

Estudantes brasileiros que tinham pacotes de intercâmbio programados entre 11 de março de 2020 e 10 de março de 2021 podem reagendar a viagem. Foto: Element5 Digital/Unsplash

Brasileiros que fecharam pacotes de intercâmbio até o dia 11 de março de 2020 e que não tenham embarcado. Também é preciso que o embarque esteja agendado para o período vigente do TAC, ou seja, entre 11 de março de 2020 e 10 de março de 2022. O TAC abrange qualquer país de destino afirmado no pacote de intercâmbio com a agência.

Quais são as regras de reagendamento do intercâmbio?

De acordo com o TAC, que pode ser lido na íntegra aqui, o intercambista poderá fazer o reagendamento de seu intercâmbio sem custo algum, apenas uma vez, para a data-limite de 10 de março de 2022. O texto do termo indica, porém, que a data poderá ser alterada caso a pandemia não seja controlada em tempo hábil.

Leia também: Embaixada brasileira orienta brasileiros afetados pelo coronavírus no exterior

O reagendamento gratuito poderá ser feito apenas uma vez e, para isso, o intercambista não poderá alterar o produto, como o país de destino, escola, categoria, acomodação, etc. O acordo também prevê apenas o que foi contratado com a agência de intercâmbio, não sendo válido produtos contratados diretamente pelo intercambista como passagens aéreas, por exemplo.

Quais são as regras de reembolso do intercâmbio?

Sonho adiado: intercambistas viram suas viagens para o exterior canceladas por fechamento de fronteiras e pausa temporária de escolas de idiomas. Foto: Lê Tân/Unsplash

Se o intercambista não tiver interesse em reagendar seu pacote com a agência, ele pode preferir o reembolso. De acordo com o TAC, existem algumas regras para que isso ocorra.

O reembolso será parcial. As agências terão direito a reter a “taxa de agenciamento do intercâmbio”, no valor de 15% do total do pacote. Além disso, as empresas ficam com mais uma porcentagem, conforme a data programada para a viagem.

  • Se a viagem estava marcada até 31 de julho de 2020, a agência vai reter a “taxa de agenciamento do intercâmbio” (15%) mais 35% do valor do pacote, totalizando 50% do total. O cliente recebe 50%.
  • Se a viagem estava marcada entre 1 de agosto de 2020 a 30 de setembro de 2020, a agência vai reter a “taxa de agenciamento do intercâmbio” (15%) mais 15% do valor do pacote, totalizando 30% do total. O cliente recebe 70%.
  • Se a viagem estava marcada entre 1 de outubro de 2020 até o fim da vigência, 10 de março de 2022, a agência vai reter a “taxa de agenciamento do intercâmbio” (15%) mais 5% do valor do pacote, totalizando 20% do total. O cliente recebe 80%.

Quais as agências envolvidas com o TAC do Ministério da Justiça?

Todas as oito agências que fazem parte da Abraseeio (Associação Brasileira das Empresas Especialistas em Intercâmbio para Oceania) assinaram o TAC e tem como obrigação seguir as regras estabelecidas junto ao Ministério da Justiça. Outras agências independentes também assinaram o termo. Agências que ainda não assinaram podem procurar o Ministério da Justiça para também assinar.

Lista de agências que assinaram o TAC:

  • AC (Australian Centre)
  • CI (Central do Intercâmbio)
  • Egali Intercâmbio
  • Hello Study
  • IE Intercâmbio no Exterior
  • Information Planet
  • STB (Student Travel Bureau)
  • World Study

O que dizem as agências de intercâmbio?

Cerca de 70% do mercado de agências de intercâmbio brasileiras fecharam acordo com o Ministério da Justiça. Foto: Freestocks/Unsplash

O E-Dublin conversou com algumas agências de intercâmbio parceiras que aderiram ao TAC.

Nota da CI Intercâmbio:

“O TAC assinado fortalece alguns dos objetivos que sempre perseguimos ao longo dos 32 anos de história da CI: garantir segurança, satisfação e a melhor experiência possível aos nossos clientes. Além disso, reforça nossa responsabilidade enquanto fornecedores de programas de educação internacional e viagens em um cenário de transformações globais inéditas. Para que haja remarcação ou reembolso, os consumidores devem entrar em contato com a CI, na pessoa do consultor que tem acompanhado todo o processo de seu intercâmbio. Estamos avaliando cada caso de maneira individual com muito cuidado e transparência, como sempre trabalhamos, de forma a garantir que nossos clientes não sejam prejudicados nesse processo, conforme definições do termo assinado.”

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024