Aluguel de carro na Europa: informações, dicas e melhores agências

Aluguel de carro na Europa: informações, dicas e melhores agências

Ana Carolina Brunelli

8 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você é o tipo de pessoa que, durante uma viagem, deseja explorar os destinos com bastante calma e sem se preocupar com o tempo? Se a resposta for sim, que tal entender melhor como funciona o aluguel de carro na Europa?

Às vezes, viajar de carro pode ser uma alternativa perfeita para você curtir ainda mais o destino, já que esse é um meio de transporte que dá total liberdade para ir a qualquer lugar, a qualquer hora.

Para facilitar a sua busca por informações sobre aluguel de carro na Europa, agora você poderá conferir tudo sobre como funciona esse processo fora do Brasil e colocar na balança todos os prós e contras antes de fazer a reserva.

Vamos lá?

Brasileiro pode dirigir na Europa?

Brasileiros podem alugar carro na Europa com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Foto: why kei / Unsplash

A resposta é: sim! A carteira de habilitação brasileira (CNH) é válida na União Europeia, e qualquer brasileiro habilitado pode alugar um carro para desbravar os mais diferentes territórios.

Porém, é sempre bom verificar as regras do país escolhido antes de efetuar a reserva para evitar alguma surpresa, pois alguns lugares exigem uma carteira de habilitação internacional.

Quais documentos são necessários para aluguel de carro na Europa

CNH pode ser utilizada para aluguel de carro na Europal, mas outros documentos também podem ser exigidos. Foto: Divulgação

A maioria das empresas de aluguel de carro na Europa tem exigências pontuais para que o turista estrangeiro possa fazer a locação de um veículo.

Vamos a elas:

O que é PID (Permissão Internacional para Dirigir)?

PID é a Permissão Internacional para Dirigir, que pode ser exigida em alguns países. Foto: CHUTTERSNAP / Unsplash

A PID somente é válida nos países signatários da Convenção sobre Trânsito Viário, realizada em Viena. Ela pode ser requerida em órgãos de trânsito estaduais. Em São Paulo, por exemplo, é possível solicitar no Detran. O custo é de 300 reais (mais correio), e o envio acontece em dez dias após o pedido.

Na Irlanda, por exemplo, a PID não é aceita, mas a carteira de motorista brasileira pode ser usada apenas por turistas, durante a estadia no país. Em alguns casos, é preciso apresentar a tradução juramentada da carteira.

Qual é o preço de aluguel de carro na Europa?

Valor de aluguel de carro na Europa varia muito de país para país. Foto: aranprime / Unsplash

Varia muito! Tudo vai depender do tipo de carro, quantidade de dias em que vai utilizar o veículo e, até mesmo, os quilômetros que pretende rodar.

No entanto, vale lembrar que, além do gasto com a locação, você terá o gasto com o combustível, hein?

Por isso, é sempre bom verificar o valor do combustível no destino escolhido antes de viajar.

Fizemos uma simulação de aluguel de carro por três dias, em site de comparação de preços de aluguel de carros.

Selecionamos cinco cidades para se ter uma ideia comparativa de aluguel de carro na Europa:

  • Dublin – 68 dólares
  • Madrid – 37 dólares
  • Lisboa – 32 dólares
  • Londres – 79 dólares
  • Roma – 55 dólares

Onde realizar um aluguel de carro na Europa?

O aluguel de carro na Europa pode ser feito por uma infinidade de agências. Foto: Tim Foster / Unsplash

Há inúmeras locadoras de carros na Europa, com preços bem diversificados e com opções de veículos para todos os gostos e estilos.

Aproveite para conferir, abaixo, uma lista com algumas opções de empresas que realizam esse serviço e que são bastante conhecidas nesse mercado.

Europcar

Com cerca de 65 anos no mercado, a Europcar é mundialmente conhecida e está presente em 130 países.

Nessa empresa, é possível alugar um carro básico, com quatro lugares, quilometragem ilimitada e proteção do veículo pagando em média 340€.

Sixt

A Sixt, uma marca alemã que está presente em mais de 100 países, é uma empresa que conta com uma frota bastante diversa de veículos, desde econômicos até minivans, SUVs e carros luxuosos.

Alamo

A Alamo, que foi fundada em 1974, nos EUA, foi a primeira do setor a implantar o conceito de quilometragem ilimitada, que atualmente é adotado pela maioria das locadoras. Na Europa, atua or meio da parceira Enterprise Rent-A-Car.

Rental Cars

A Rental Cars é uma empresa bastante conhecida e com ótimas recomendações. Mas um de seus diferenciais é possibilitar o pagamento do aluguel do carro ainda no Brasil, sendo possível dividir o preço no cartão de crédito e, ainda, ter direito a alguns descontos.

Hertz

Presente em mais de 145 países, a Hertz é uma empresa com presença global e que oferece apoio 24 horas por dia, tem veículos de diferentes marcas e que se torna cada vez mais referência para quem deseja realizar um aluguel de carro na Europa.

Mobility

A Mobility é uma plataforma brasileira que está em constante crescimento no mercado de aluguel de carros e que tem parceria com as melhores locadoras de veículo ao redor do mundo. O processo de locação é rápido e prático, podendo ser feito online na plataforma.

É possível cruzar as fronteiras de carro na Europa?

Vale a pena alugar carro na Europa para viajar entre os países. Foto: Edu Giansante

Geralmente, as locadoras não permitem a travessia para outros países, mas há exceções! Vale ressaltar que a entrada e saída de um país na Europa funciona de forma bem similar aos aeroportos.

Ou seja, para sair de um país, é importante carimbar o passaporte na imigração para provar sua saída.

Já na entrada de um novo país, provavelmente, as autoridades poderão questionar o motivo da viagem e o tempo pelo qual pretende permanecer. Além disso, é muito importante carimbar o passaporte.

Fora isso, não esqueça de ter em mãos o documento do veículo, passaporte e permissão para dirigir a todo momento, pois, na imigração, poderá ser necessário preencher um formulário chamado de “Importação Temporária de Veículo” e as autoridades podem exigir essas comprovações.

O formulário tem data de validade, o que permite a circulação no país somente até determinado período.

Taxa para cruzar fronteiras na Europa

A “Cross Border”, conhecida como taxa de fronteira, é um encargo cobrado em alguns países da Europa para motoristas que dirigem fora do país de origem de sua locação. Essa é uma taxa única e o valor não está incluído na locação.

Estradas da Europa

Não dá para não enaltecer as estradas da Europa, pois a grande maioria é realmente excelente! Isso porque há um padrão controlado pela União Europeia e todas as estradas precisam estar em constante manutenção.

Ou seja, é bem tranquilo realizar o aluguel de carro na Europa e cair na estrada com mais segurança. Porém, é fundamental ter atenção redobrada às sinalizações, pois elas mudam de país para país.

4 dicas sobre aluguel de carro na Europa

Se o plano é viajar pela Europa, alugue carro ainda no Brasil, antes de embarcar. Crédito: Depositphotos/ haveseen

  1. Alugar o carro ainda no Brasil, de forma online, é uma possibilidade de pagar em reais, parcelar o valor e evitar algumas surpresas, por exemplo, não conseguir o carro que tanto queria. Além disso, é um jeito de economizar um pouco, evitar filas e de não perder muito tempo na viagem.
  2. Se você não quer reservar com antecedência e de forma online e vai esperar chegar ao Velho Continente para alugar um carro, então não deixe de ter um cartão de crédito com limite suficiente para todo o período em que pretende alugar ou tenha em mãos o valor em espécie.
  3. Quanto mais tempo permanecer com um carro, mais fácil será de conseguir bons descontos, pois as empresas liberam melhores preços para locações de sete dias ou mais.
  4. A baixa temporada, que ocorre entre outubro e março, é quando os valores estão mais baixos e as locadoras oferecem descontos vantajosos. Agora, se a sua viagem for acontecer em alta temporada, faça a reserva do veículo online com bastante antecedência para garantir o carro que deseja e um preço mais atrativo.

Alternativa mais barata para aluguel de carro na Europa

O aplicativo Turo, lançado em 2009, possibilita que você alugue o carro de uma outra pessoa de forma bem fácil.

É só baixar o app, escolher a cidade e o veículo disponível, as datas e em seguida aguardar que o proprietário aceite ou recuse o pedido. Lembre-se que a Turo não tem frota própria, é apenas um intermediário entre locador e locatário.

Agora que você já conferiu várias dicas de como realizar o aluguel de carro na Europa, é hora de escolher quais destinos farão parte da sua EuroTrip e começar a organizar todos os detalhes da viagem!

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar