O que fazer em Dingle, no interior da Irlanda

O que fazer em Dingle, no interior da Irlanda

Colaborador E-Dublin

5 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Todo mundo conhece a fama da Irlanda em quesito clima, mas o que poucos imaginam é encontrar uma cidadezinha no sudoeste do país, banhada pelo Atlântico, que carrega consigo um ar de veraneio mesmo com as constantes e famosas chuvas na Ilha. Ela é pequena, mas tenho certeza de que você vai encontrar muito o que fazer em Dingle.

Com cerca de 2.000 habitantes, Dingle, uma antiga vila de pescadores, é atualmente um dos atrativos turísticos da ilha, por sua beleza e tradição.

Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar

O que fazer em Dingle: a cidadezinha

Não sabe o que fazer em Dingle? Foque nas paisagens. Foto: Mark de Jong/Unsplash

Logo na chegada, é possível sentir o clima acolhedor dos moradores. Se você estiver em seu mochilão solitário, não se assuste se uma família irlandesa vir você olhando um mapa e logo oferecer ajuda para que se localize — o que não é difícil, claro, considerando o tamanho da cidadezinha. Mas, mesmo assim, os nativos se mostram prontos a ajudar e prestar informações sobre a cidade.

No centro de Dingle, há lojas, restaurantes e, pubs — sim, vários deles. Cada um com sua particularidade, e é raro entrar algum que não tenha como trilha sonora a típica música irlandesa, com performance ao vivo dos músicos locais.

Uma boa opção para conferir essas apresentações é ir à própria loja de música no centro da vila. Os donos e seus amigos realizam shows bastante intimistas, com músicos extremamente conceituados!

Onde se hospedar em Dingle

No quesito hospedagem, Dingle é amiga de todos os perfis de viajantes e seus bolsos. Um dos albergues da cidade, The Hideout Hostel, é aconchegante, limpo, com funcionários bastante solícitos e, o melhor, é um ótimo lugar para conhecer visitantes de todo o mundo.

Nada mal sair para conhecer a cidade com seus novos amigos dos Estados Unidos, Alemanha, Holanda etc., não é mesmo? Para quem deseja investir mais em hospedagem, há opções de pousadas, como a luxuosa Milltown House Dingle.

Paisagem

Coloque os passeios de barco na lista sobre o que fazer em Dingle. Foto: Suhail Parvez/Unsplash

Se a cidade já é encantadora, imagine os arredores dela. O interior da Irlanda tem paisagens que impressionam — não é por acaso que o país tem sido uma das locações preferidas para filmes (até os maiores “haters” de comédias românticas amam “PS Eu Te Amo” por suas locações), e Dingle não fica atrás. Nicole Kidman e Tom Cruise, por acaso, já estiveram por aqui, com essa paisagem como plano de fundo em Far and Away (1992).

Se você não estiver de carro, para conhecer a Dingle Peninsula, basta contratar empresas que fazem o passeio. Uma boa ideia é conversar com os guias locais e taxistas que fazem esse tour.

Além disso, se o Lago Ness, na Escócia, ganhou fama pelo monstro Nessie, Dingle tem Fungie, o famoso golfinho local. A diferença é que os visitantes podem, de fato, ver Fungie, se fizerem um passeio de barco ou caiaque. E tem muito mais.

Nós selecionamos alguns pontos turísticos imperdíveis para colocar na lista sobre o que fazer em Dingle.

Great Blasket Island

São mais de 1.100 acres de terreno montanhoso intocado, com aproximadamente 6,4 km de comprimento por 1/2 milha de largura. Lar de uma abundância de vida selvagem e fauna, a Great Blasket está repleta de história.

Existem passeios guiados que levam para a ilha ou a opção de balsas.

Gallarus Oratory

O icônico oratório Gallarus está localizado na ponta oeste da península de Dingle. Com sua aparência distinta, muitas vezes referida como semelhante a um barco virado, a igreja é hoje uma atração turística conhecida. Construída inteiramente com pedra de origem local, a igreja é abobadada com mísulas. Isso implicava uma sobreposição gradual das pedras, de modo que cada fiada se projetava ligeiramente para dentro até que o arco fosse fechado no ápice do telhado. Uma técnica antiga, esse meio de construção de telhado foi empregado na grande tumba neolítica em Newgrange.

Slea Head Loop

Dingle é um lugar incrível para quem gosta de paisagens naturais. Foto: Shutterstock

Slea Head Drive é uma das rotas mais interessantes da Irlanda e leva o passageiro a uma jornada por locais históricos, vilas de língua irlandesa, locações de filmes famosos de Hollywood com vistas de perto das mundialmente famosas Ilhas Blasket e vistas distantes das Ilhas Skellig no horizonte sudoeste.

A rota é claramente identificada por sinais de trânsito em toda a sua extensão e é mais agradável quando feita lentamente ao longo de várias horas ou dias, permitindo tempo para muitas paradas e desvios ao longo do caminho. Um mínimo de meio dia deve ser reservado para a viagem.

Os viajantes são fortemente aconselhados a viajar no sentido horário para evitar encontrar os grandes ônibus de turismo que frequentam a rota durante o verão. Parte da estrada do penhasco de Slea Head é muito estreita e apenas com faixa única. O percurso é adequado para motoristas, mas também é apreciado por ciclistas — as bicicletas podem ser alugadas em vários locais de Dingle.

Inch Beach

A longa praia de areia com dunas que alcançam a Baía de Dingle, a Inch Beach é popular entre surfistas, pescadores e nadadores. Essa é uma praia de Bandeira Azul, com salva-vidas durante a temporada de verão. É possível fazer aulas básicas de surf e alugar equipamento para surfar ou mergulhar.

Como chegar a Dingle

Saindo de Dublin, uma das formas de chegar a Dingle é pegar um trem para Tralee e, então, um ônibus para o destino final.

Ao todo, o percurso pode demorar cerca de 5 horas, mas a paisagem irlandesa permite a gente aproveitar cada segundo da viagem. Então, aproveite a vista das montanhas, lagos e, claro, ovelhas!

Veja também

Irlanda: mapa das cidades, condados e regiões

Andréa Juste
Andréa Juste,

é jornalista, natural de Belo Horizonte, mora atualmente em Londres, e escreve sobre assuntos internacionais, viagens, saúde, ciência e comportamento. É apaixonada pela Irlanda, sua história, sua cultura e seu povo. Já visitou o país duas vezes e está preparando a próxima viagem para breve.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Irlanda: tudo o que você precisa saber sobre o país

    Destinos de Intercâmbio

    Irlanda: tudo o que você precisa saber sobre o país

    A Irlanda é um dos destinos mais procurados por quem sonha fazer um...

    Ana Carolina Brunelli

    2 dias atrás

    Irlanda: tudo o que você precisa saber sobre o país
  • Qual é o maior porto da Irlanda?

    Curiosidades

    Qual é o maior porto da Irlanda?

    Para quem não sabe, a Irlanda é uma ilha situada no Oceano Atlântico. Ou...

    Ana Carolina Brunelli

    2 semanas atrás

    Qual é o maior porto da Irlanda?

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar