Categories: Dicas Profissionais

Aprender Mandarim: motivos para você começar a estudar agora

Aprender mandarim parece ser impossível. Basta assistir a algum filme ou série e perceber que você não entende absolutamente nada do que dizem. Estou errado?

Mas saibam que aprender mandarim pode ser a chave para o sucesso no futuro… e um futuro próximo.

E por que você também não pode ser o próximo aprendiz do idioma?

Continue a leitura.

Continua após a publicidade

10 motivos para aprender mandarim

Apesar de parecer impossível de ser aprendido em um primeiro momento, o mandarim é falado por mais de um bilhão de pessoas e já é uma das línguas mais ensinadas no mundo, levando, assim, muita gente à sala de aula.

Você sabe por que muita gente tem se empolgado para aprender mandarim? Motivos não faltam, e a gente vai mostrar, neste artigo.

1. China como potência mundial

A China se destaca no mundo por ser uma potência mundial, e aprender mandarim é uma forma de entrar no mercado de trabalho operado pelo país. Foto: Road Trip with Raj on Unsplash

A China, país cuja língua oficial é o Mandarim,  é, atualmente, uma das maiores potências mundiais, economicamente falando. Isso faz o mercado internacional estar com a atenção sempre voltada ao país, já que os acontecimentos por lá se refletem diretamente na economia dos outros países.

2. Os brasileiros de olho no mercado chinês

Em 2013, a China seguiu firme na posição de maior comprador e vendedor de produtos para o Brasil. Com isso, vêm surgindo oportunidades de empresas brasileiras que mantêm escritórios na Ásia, assim como multinacionais que oferecem posições no mercado de trabalho para quem domina o Mandarim e deseja se mudar para a China.

3. Os chineses de olho no mercado brasileiro

Empresários que atendem o setor chinês veem no mandarim uma forma de confiança para fechar mais negócios com a China. Foto: wu yi on Unsplash

Com o aumento do intercâmbio comercial entre os dois países, surge a necessidade de profissionais que atendam à demanda de chineses no Brasil, isso nos mais variados setores e serviços.

Leva vantagem, é claro, quem sabe falar Mandarim. Por questões culturais, esse fator estreita laços de confiança, segundo empresários que já atendem a esse público.

Isso pelo fato de que, ainda que falem inglês, os chineses preferem fechar negócios falando a língua materna. Esse tipo de cargo é uma ótima oportunidade para brasileiros que dominam o idioma, mas não pensam em mudar de país.

Leia também: Quais são os idiomas mais importantes para aprender?

4. Oportunidades de ganhos maiores

Segundo empresários e agências de recrutamento, saber Mandarim pode valorizar o currículo e aumentar os ganhos. Eles afirmam que o salário-base de um engenheiro, por exemplo, pode ser dobrado caso ele fale Chinês.

5. Cultura

Aprender mandarim já é realidade para os americanos. Foto: 郑 无忌 on Unsplash

Aprender Mandarim pode ser um incentivo para quem admira a cultura milenar da China e deseja aprofundar seus conhecimentos sobre ela. A dedicação ao idioma ajuda a contextualizar tradições e peculiaridades dos chineses.

6. Fugir do convencional

Que o inglês é essencial, ninguém discute. No entanto, muitos aprendizes de Mandarim estão em busca de um diferencial. Entre os americanos, o chinês já é a segunda língua que mais desperta interesse, depois do espanhol.

7. Facilidades virtuais

Escolas já começaram a oferecer cursos para aprender mandarim em todo o mundo. Foto: Bruce Röttgers on Unsplash

Aprender Mandarim não é mais algo tão distante. Muitos professores e voluntários postam vídeos didáticos na internet para ajudar quem quer aprender o idioma. Algumas escolas também já passaram a oferecer o Chinês como matéria eletiva.

8. Exercitar o cérebro

Aprender um novo idioma é uma ótima chance de exercitar o cérebro. Imagine trabalhar a mente com o Mandarim, que tem mais de 20 mil caracteres?! Quem ensina o idioma diz que um conhecimento de 3 a 4 mil deles é o suficiente para a leitura de notícias diárias, o que já exige muita dedicação.

9. Bolsas de estudo

A China é um dos parceiros do programa Ciências sem Fronteiras. O país já demonstrou interesse em aumentar o intercâmbio educacional oferecendo oportunidades de bolsas para brasileiros.

10. Conhecer a China

Embora grandes empresários falem inglês, a maioria da população só fala Chinês. Se a intenção for passar um tempo por lá para conhecer um pouco mais da cultura, esse é um bom motivo para se familiarizar com o Mandarim.

Apps perfeitos para aprender mandarim de graça

O Mandarim está entre as línguas com mais potencial no mercado internacional. Foto: Shutterstock

Como deixamos bem claro, ninguém disse que é fácil aprender mandarim. Muito pelo contrário. Porém, para se ter uma base do idioma, é possível acessar alguns apps gratuitos que podem auxiliar a, no futuro, ter menos dificuldades para estudar o idioma.

  • Lingbe – de forma gratuita, você pode treinar a conversação com outros estudantes de mandarim.
  • Duolingo (iOS/Android) – um dos aplicativos mais famosos para o aprendizado de idiomas tem o mandarim na sua lista de práticas. Você pode começar sendo iniciante com a prática no vocabulário de número, nomes e objetos.
  • Memrise (iOS/Android) – nesse app você pratica memorizando os caracteres chineses para aprender mandarim mais facilmente.
  • Hello Chinese (iOS/Android) – lições diárias são dispostas ao usuário, que pode praticar a escrita e a conversação.
Colaborador E-Dublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024