Blogueiros pelo mundo: Düsseldorf, Alemanha

Blogueiros pelo mundo: Düsseldorf, Alemanha

Colaborador E-Dublin

8 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

viagem800

Blogueira: Tatiana Olegario
Cidade de Origem: Curitiba – PR
Cidade/país onde reside atualmente: Düsseldorf, Alemanha

Quando e por que você decidiu sair do Brasil?

DCIM100GOPROGOPR3677.

Foto: Arquivo pessoal

Eu estava terminando a faculdade e decidi que aquela era a hora de viver o sonho do meu intercâmbio. Sabia que quanto mais o tempo passasse, mais eu arranjaria desculpas pra tornar isso realidade.  Larguei um bom emprego na área de jornalismo e vim para a Alemanha com o intuito de aprender o idioma e fazer uma pós-graduação.  O que era pra ser passageiro, acabou virando permanente. Consegui um trabalho e hoje não consigo me imaginar em outro lugar.

Como você foi parar no país em que reside agora?

Estudei alemão em Berlim e depois me mudei para uma cidade bem pequena, perto da fronteira com a Holanda. No primeiro ano da faculdade, comecei um trabalho part-time em uma multinacional de Düsseldorf.  Eles gostaram do meu trabalho e me ofereceram um contrato definitivo. Tranquei os estudos e me mudei para a cidade.

Quais são as 3 coisas que você mais gosta em Düsseldorf? Por que?

1) Segurança – Ando por aí sem medo e isso é uma sensação incrível. Além disso, como mulher, eu me sinto respeitada em todas as situações.
2) Transporte e estrutura das cidades – As diversas possibilidades de transporte facilitam muito o nosso dia a dia e melhoram a qualidade de vida imensamente. Além disso, até mesmo cidades pequenas contam com uma boa estrutura e opções de lazer e compras.
3) Possibilidade de viajar – Na Europa, tudo é muito pertinho e existem várias opções baratas de voos e ônibus.

Quais as 3 coisas que você menos gosta (ou mudaria)? Por que?

1) Falta de sol – Nem tanto o frio, mas a falta de sol acaba com o nosso ânimo.
2) Pessoas fechadas – Diferente do Brasil, as pessoas aqui são bem mais fechadas, o que, no começo, gera um pouco de desconforto
3) Distância do Brasil – A Alemanha é quase perfeita. Pra ser melhor, só se fosse mais pertinho do Brasil. Assim, eu poderia visitar as pessoas amadas com mais frequência e não estaria ausente em tantos momentos importantes

O que sente mais falta do Brasil?

Família e amigos.

Se você tivesse que sair hoje do Brasil, o que faria diferente?

Estudaria mais sobre as diversas opções de estudo e bolsas. Acho que gastei muito mais no meu curso de alemão do que hoje sei ser necessário.

Uma foto sua que melhor traduz Düsseldorf

2015-09-29 18.38.24

Foto: Arquivo pessoal

Qual a sua dica de ouro para quem está pensando em sair do Brasil?

Estude bastante sobre o país, converse com pessoas que estão fora e procure saber a realidade do lugar. Nem tudo é sempre um mar de rosas. Mas o mais importante, na minha opinião é: Saiba a sua verdadeira razão de sair do Brasil.  Seus problemas não vão desaparecer só porque estará longe.

Sobre o blog:
O Viagem 0800 é parte da realização do desejo de duas pessoas apaixonadas por viagens que decidiram largar tudo no Brasil e, com a cara e a coragem, desembarcar na Alemanha – e isso sem uma palavra do alemão no vocabulário. É essa experiência que a Tatiana Olegario e o Daniel  Courtouke tem partilhado no Viagem 0800. Mas os posts do blog não se limitam apenas a Düsseldorf e muito menos só à Alemanha. Ficou curioso? Vale dar uma espiadinha por lá!

Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Veja também

Guia completo sobre acomodação na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email