Categories: Destinos pela Europa

Blogueiros pelo Mundo: Vale do Silício, EUA

Blogueira: Ana Franco Zacchello
Cidade de Origem: Porto Feliz, SP
Cidade/país onde reside atualmente: Vale do Silício, California, EUA

Quando e por que você decidiu sair do Brasil?

Foto: Arquivo pessoal

Meu marido e eu morávamos na cidade de São Paulo com empregos bons e estáveis. Estávamos felizes com nossas vidas, gostávamos dos nossos empregos, tínhamos um bom salário e viajávamos 2 vezes por ano para o exterior. Mas parecia que ainda faltava algo. Quando quitamos nosso apartamento no final de 2011, já tínhamos quase 4 anos de casados, e veio a ideia de estudar fora do Brasil. A ideia era tentar estudar em uma das melhores universidades dos EUA – meu marido, por ser engenheiro de computação, tinha o sonho de estudar na Universidade de Stanford, no Vale do Silício. E foi assim que, em 2014, fomos estudar em Stanford: meu marido foi fazer o Mestrado em Negócios e eu, entre outras coisas, uma pós-graduação em Decisão Estratégica e Gestão de Riscos.

Como você foi parar no país em que reside agora?

Depois que pegamos nossos diplomas de Stanford, meu marido começou a trabalhar como gerente no Google, na sede em Mountain View, no Vale do Silício. É por isso que mesmo depois de formados, continuamos na região. Eu decidi me dedicar integralmente ao blog Casal Califórnia, criado devido à nossa mudança para os EUA.

Continua após a publicidade

Quais são as 3 coisas que você mais gosta no Vale do Silício? Por que?

Gosto de morar no Vale do Silício por vários motivos, entre eles: segurança, respeito e pelo fato de eu poder ser eu mesma, sem me preocupar com julgamentos dos outros. O Vale do Silício é um lugar em que as pessoas estão acostumadas com diversidade e diferenças.

Quais as 3 coisas que você menos gosta (ou mudaria)? Por que?

O que menos gosto com certeza são os preços absurdos de moradia e custo de vida no Vale do Silício; o transporte público, que é ineficiente e o sistema real (miles, pounds, Fahrenheit, gallon) ao invés do sistema métrico (km, kg, Celsius, litros). Uso o conversor de medidas diariamente!

O que você sente mais falta do Brasil?

Sinto falta da família/amigos, comida brasileira e falar português.

Se você tivesse que sair hoje do Brasil, o que faria diferente?

Acho que não faria nada diferente. Planejamos a nossa mudança com muito cuidado durante quase 3 anos. Economizamos, porque sabíamos que durante o período em que estávamos estudando, só gastaríamos e não entraria nada na conta. Vendemos todos os nossos bens no Brasil (carro e apartamento) antes de nos mudarmos e investimos o dinheiro. Tudo que fizemos foi planejado com cuidado. Saímos porque vimos uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Qual foto sua melhor traduz o Vale do Silício?

Foto: Arquivo pessoal

Qual a sua dica de ouro para quem está pensando em sair do Brasil?

Minha dica é: planeje-se! Estude o idioma local, aprimore seus conhecimentos na sua área de atuação ou então aprenda algo novo. Pesquise como funciona o processo de imigração (visto de trabalho, estudo, etc.). Aqui nos EUA, particularmente, não é nada simples. Ser estrangeiro não é fácil porque você tem uma desvantagem competitiva nata, que não tem como mudar. Se quiser conseguir seu espaço, vai ter que se esforçar muito mais do que um nativo. E coloque uma coisa na cabeça: todo lugar tem problemas. Eles podem ser diferentes, mas são problemas e você terá que enfrentá-los em outro idioma e com pessoas que têm diferenças culturais.

Sobre o blog:
Como o próprio nome já sugere, o Casal California é um blog que desvenda os meandros de viver em um lugar bem peculiar dos Estados Unidos, o Vale do Silício. Mas, o blog não se limita ao Vale. No cardápio, também estão muitas dicas de viagens sobre os Estados Unidos, Canadá e sobre a experiência de mudar para a California com o objetivo de estudar em Stanford. Ficou curioso? O Casal California está te esperando!

Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Colaborador E-Dublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024