Categories: Destinos pela Europa

Descubra as maravilhas de Roterdã, na Holanda

Apesar de ser um país pequeno, a Holanda tem muito a oferecer. A pouco mais de uma hora da capital Amsterdã, por exemplo, está localizada Roterdã, a segunda maior cidade do país e também uma das mais modernas no quesito arquitetura.

Se conhecer esta cidade está nos seus planos, a dica é reservar mais do que dois dias, já que a quantidade de atrações para se visitar por lá chega a ser surpreendente. Confira algumas que separamos para vocês:

Splashtours

Além de divertida, essa é uma boa opção para se conhecer Roterdã tanto pela terra quanto pela água. Com uma hora de duração, a primeira parte do tour vai te apresentar os principais pontos turísticos da cidade. Em seguida, o ônibus se transforma em um barco e veleja pelo rio Meuse.

Waterbus

Transporte público que trafega na água? Sim, isso existe em Roterdã. O Waterbus é um barco que anualmente transporta mais de 1,5 milhões de pessoas na cidade. Apesar de possuir várias paradas, o ponto de partida de todas as linhas desse sistema de transporte é a Erasmus Bridge.

Continua após a publicidade

Por meio do Waterbus é possível fazer um belo passeio pelos arredores de Roterdã, cuja paisagem inclui moinhos de vento. Além disso, essa é uma das melhores maneiras de se visitar Dordrecht, que é uma das cidades mais antigas da Holanda.

Euromast

Essa torre de 185 metros de altura é um dos principais ícones de Roterdã. De lá de cima, em dias ensolarados, é possível enxergar até a cidade de Haia – e, inclusive, Antuérpia, na Bélgica. O topo da torre conta, também, com restaurante e um hotel. O lugar é bastante popular entre os praticantes de rapel.

Casas em cubo

As 40 casas convencionais que foram inclinadas em 45 graus para terem o formato de cubos são outro ícone da cidade. O projeto foi realizado em 1984 pelo arquiteto Piet Blom. Hoje a maioria das casas está ocupada, mas sempre uma delas está aberta para visitação. Vale conferir!

Casa Branca

Já pensou em conhecer o primeiro arranha-céu da Europa? Eis aqui a sua chance! A Casa Branca, que por acaso não tem nada a ver com a homônima americana, foi construída em 1898, possui 43 metros de altura e dez andares, o que, se comparado aos arranha-céus de hoje, é nada, mas para a época foi uma construção surpreendente. Sem falar que esse prédio é um dos poucos que sobreviveram aos bombardeios que a cidade sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Inclusive, até hoje é possível conferir os danos causados à estrutura naquele período.

Westelijk Handelsterrein

Esse, sem dúvidas, é um dos melhores lugares para curtir a noite em Roterdã. O Westelijk Handelsterrein é um complexo de antigos armazéns totalmente restaurados, hoje ocupados por lojas, bares e restaurantes.

O bacana é que durante a noite a maioria dos restaurantes por lá se transformam em balada, onde a festa dura até o amanhecer.

St. Laurenskerk

Como Roterdã foi praticamente destruída durante a Segunda Guerra, essa igreja é a única construção medieval que sobrou na cidade. Construída entre 1449 e 1525, a igreja sofreu grandes danos durante a guerra e foi restaurada pelos moradores em 1952.

Como chegar

Não há voos diretos conectando Dublin a Roterdã. Porém, a Ryanair voa para Eindhoven, cidade que está localizada a 82 quilômetros de Roterdã e ambas as cidades estão conectadas por trem. A viagem entre elas leva cerca de duas horas e os bilhetes de trem custam em torno de 16,80 euros.

Outra opção bem acessível é fazer um roteiro “2 em 1” com a Bélgica. De Bruxelas, por exemplo, dá para fazer um bate e volta de um dia em Roterdã utilizando-se do trem. A viagem leva 2h30 e a paisagem dos dois países observadas pela janela do trem é um aperitivo a mais.

Saindo da Estação Central de Amsterdã, a viagem de trem leva pouco mais de uma hora e as passagens custam em torno de 14,20 euros por trecho.

Revisado por Tarcisio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024