Onde fica Bodkin: ‘cidade’ irlandesa dá nome à nova série ‘hit’ da Netflix

Onde fica Bodkin: ‘cidade’ irlandesa dá nome à nova série ‘hit’ da Netflix

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Novo hit da Netflix que tem superado sucessos como Bebê Rena, Bodkin tem como cenário principal a Irlanda. A série, que mistura suspense com comédia (ou “dark comedy”, subgênero que tem se tornado popular no streaming), se passa em uma cidadezinha chamada Bodkin. Mas onde fica essa cidade?

Na verdade, Bodkin não existe. A cidade é fictícia, mas a locação para as filmagens ocorreram em diversos pontos do país, principalmente em West Cork, na vila Union Hall (cerca de 320 km de Dublin), que tem uma população de menos de 300 habitantes.

Apesar disso, vários locais da Irlanda foram escolhidos para as filmagens. Entre eles, estão pontos na própria capital, Wicklow e Meath.

A série, além de divertida e misteriosa, leva o telespectador em uma imersão pela Irlanda — tanto geográfica como cultural. Mas a série vai além dos clichês — como em uma cena onde a própria protagonista diz que o pub onde eles estão é um “tourist trap” e que os irlandeses não ficam o tempo todo dançando como se fossem parte do grupo Riverdance.

Vamos falar mais sobre Bodkin?
Então continue acompanhando.

Bodkin: série misteriosa tem tons de comédia e zomba dos podcasts sobre crimes reais

Série Bodkin se passa em uma pequena vila fictícia em West Cork, na Irlanda. Foto: Divulgação/Neflix

A série Bodkin acompanha três jornalistas que desembarcam na Irlanda e seguem para uma cidade irlandesa ainda assombrada pelo desaparecimento de três moradores locais há mais de 20 anos.

Eles estão lá para gravar um episódio para um podcast famoso nos EUA sobre crimes reais, mas o que parecia ser mais uma história sem desfecho se torna algo sinistro.

O trio se encontra no meio de eventos suspeitos que provam que o caso está longe de ser resolvido – e o culpado ainda está à solta.

Uma curiosidade: a série é a primeira roteirizada pela produtora de Barack e Michelle Obama, Higher Ground.

A série tem sete episódios com duração média de 50 minutos cada.

Elenco

Trio investigativo forma núcleo protagonista da trama. Foto: Divulgação/Neflix

Na série Bodkin, três atores irlandeses se destacam. Siobhán Cullen interpreta a jornalista investigativa Dove, que cresceu em Dublin e retorna à Irlanda para descobrir a verdade por trás do mistério.

Já Chris Walley, da popular série irlandesa The Young Offenders, assume o papel do morador local Sean O’Shea, um jovem envolvido em negócios obscuros.

David Wilmot é Seamus Gallagher, um morador da vila misterioso e que pode estar envolvido com crimes.

Completam o elenco principal o comediante americano Will Forte, que interpreta Gilbert, podcaster que integra o trio investigativo, e a britânica Robyn Cara, que interpreta a pesquisadora Emmy.

Leia também: 11 atores irlandeses de sucesso em Hollywood

Locações da série Bodkin na Irlanda

Howth Castle foi uma das locações reais na Irlanda para a série Bodkin. Foto: Divulgação/Neflix

As filmagens para a série ocorreram nos meses de verão de 2022, na Vila de Glandore, localizada a menos de três quilômetros de Union Hall, em West Cork.

Embora a maior parte da série ocorra em locais remotos, algumas cenas foram filmadas em Dublin, com a Fenian Street, Hipódromo de Leopardstown e no Castelo de Howth.

O popular Lough Tay, conhecido mais como Guinness Lake (ou lago da Guinness) também aparece no início do primeiro capítulo.

Samhain: festival pagão raiz do Halloween é mote do mistério de Bodkin

Samhain, festival pagão considerado a raiz do Halloween, é destaque na série Bodkin. Foto: Divulgação/Neflix

Bodkin gira em torno de desaparecimentos que ocorreram durante o festival pagão Samhain, onde as pessoas na cidade celebram vestindo máscaras assustadoras para que os mortos não os reconheçam e causem danos do além.

Samhain é um evento real, que acontece na Irlanda em 31 de outubro e é uma das quatro celebrações gaélicas ao longo do ano, marcando a mudança das estações do verão para o inverno.

O Samhain seria a raiz do Halloween, com a ideia de que espíritos mortos retornam à terra dos vivos para causar estragos a fim de agradar os deuses.

Próximos passos para o seu intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email