Categories: NotíciasPolítica

Brexit: Reino Unido e União Europeia entram em acordo

A “novela” Brexit parece estar chegando ao fim. Nesta quinta-feira, 17 de outubro, o primeiro ministro britânico Boris Johnson anunciou em uma conta nas redes sociais que “um novo acordo” com a União Europeia retoma o controle das negociações sobre a saída do Reino Unido do bloco. O Parlamento Britânico deve votar no sábado se apoia ou não o resultado deste acerto. Em uma corrida contra o tempo, toda a Europa assiste com ansiedade os acontecimentos, esperando se até o dia 31 de outubro haverá um ponto final no assunto.

Parlamento britânico vai votar no sábado se concorda ou não com acordo do Brexit entre Reino Unido e União Europeia. Foto: Pixabay

Líderes dos estados-membros da UE tiveram uma reunião em Bruxelas, a capital do bloco, no fim da tarde desta quinta e disseram sim ao acordo proposto por Boris sobre a saída de UK do bloco. Os membros do legislativo do Reino Unido e da União Europeia ainda precisam dar o veredicto para que, então, os chefes de estado voltem à mesa para fechar definitivamente o acordo.

Um dos grandes problemas ainda a se resolver é entre República da Irlanda e Irlanda do Norte. No parlamento britânico há resistência do partido DUP (Democratic Unionist Party), da Irlanda do Norte, que teme as consequências ao país, principalmente em relação a questões alfandegárias definidas pelo acordo.

Continua após a publicidade

Sem barreiras desde o Acordo da Sexta-feira Santa, que permite a livre circulação entre as Irlandas, o futuro pós-Brexit ainda é uma incógnita, já que existem inúmeros acordos comerciais entre elas, além das questões sociais.

A imprensa irlandesa está a todo vapor cobrindo a questão. O jornal Irish Times publicou que “o acordo evitaria uma fronteira difícil nas Irlandas, uma condição estabelecida por ambos os lados em dezembro de 2017”. O The Independent afirmou que “Boris Johnson disse que está muito confiante” e que “os parlamentares apoiarão seu acordo de última hora com o Brexit, apesar do DUP rejeitar seu apoio”.

Leia também: Turismo da Irlanda pode perder 10 mil empregos com Brexit sem acordo

A RTE destacou o Taoiseach (primeiro-ministro irlandês) Leo Varadkar. Ele disse que “tinha sentimentos contraditórios sobre o dia de hoje e lamentou que o Reino Unido estivesse deixando a UE, acrescentando que era como ‘um velho amigo indo em uma jornada sem a gente’”.

Se o parlamento britânico não aprovar o acordo, o primeiro-ministro Boris Johnson poderá adiar, mais uma vez, a data para a saída do Reino Unido da UE em janeiro de 2020. O parlamento possui 650 integrantes que precisam votar em maioria simples (50% mais 1). Haverá a possibilidade ainda dos parlamentares votarem emendas ao acordo.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024