Categories: Destinos pela Europa

Caminho de Santiago de Compostela

Uma viagem consiste em muito mais do que explorar o desconhecido, desvendar novas culturas, lugares e pessoas. Grandes reflexões e mudanças podem acompanhar uma nova aventura fora da zona de conforto. E é por isso que vamos falar do Caminho de Santiago de Compostela, uma das peregrinações católicas mais conhecidas e apreciadas, além de ser considerado um caminho de reflexão interior. A rota é também um destino espiritual e cultural, levando ao local mais de 100 mil pessoas anualmente. Viajantes dos mais diversos países e culturas que vão em busca dos mais diferentes objetivos.

Fonte: Shutterstock

A cidade de Santiago de Compostela está localizada a noroeste de Espanha e é a capital da Galiza, comunidade autônoma espanhola. Com população superior a 95 mil habitantes, abriga o túmulo do apóstolo de Jesus, São Tiago, conhecido também como Santiago Maior e é também onde está localizada a cátedra de Santiago, considerada o ponto final da rota. É por este motivo que o caminho de Santiago de Compostela é um dos maiores destinos de peregrinação cristã, ficando atrás apenas de Roma e Jerusalém. O Caminho foi declarado como Primeiro Itinerário Cultural Europeu e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. O culto a Santiago através da peregrinação é datada desde o século IX, mas é depois do século XX que passa a ter reconhecimento mundial.

São vários os caminhos que levam a Santiago. Entre os principais estão: Caminho Francês, partindo de Saint Jean Pied de Port, com aproximadamente 800 quilômetros até a Compostela, e o Caminho Português, com aproximadamente 600 quilômetros partindo de Lisboa. Ainda é possível fazer o percurso pelo Caminho de Finisterre, Caminho Inglês, Caminho do Norte e Caminho Primitivo, além das rotas fora da Espanha.

Fonte: Shutterstock

O peregrino tem a liberdade de planejar sua própria rota e decidir quanto tempo quer ficar em cada local por onde vai passar. A viagem dura em média 30 dias, mas tudo depende do roteiro traçado. Durante a viagem calcula-se um gasto médio de €800 por peregrino, que pode variar de acordo com os gastos com alimentação e dos albergues frequentados, podendo ser mais simples ou mais sofisticados. Uma dica importante é fracionar o valor total planejado pelos dias pretendidos de peregrinação. Assim é mais fácil ter uma noção da quantia que pode ser gasta por dia. É importante também levar um valor extra para imprevistos que podem acontecer no caminho.

Continua após a publicidade

Durante os quilômetros percorridos são diversas as paisagens encontradas, como campos floridos e locais desertos. A melhor época considerada pelos peregrinos que já estiveram na rota é entre o final de maio e começo de junho, meses da primavera europeia. O encantamento é unânime e todos os relatos de viajantes que fazem o caminho, qualquer que seja, afirmam que voltam transformados.

Fonte: Shutterstock

Para ser oficializada, a peregrinação pode ser feita a pé, de bicicleta, a cavalo ou até de burro. A identificação do viajante é feita através da credencial do peregrino, documento semelhante a um passaporte que é utilizado para registrar os principais pontos da rota. Ao longo de todo o percurso é necessário carimbar a credencial em diversos locais como albergues, igrejas, restaurantes e até mesmo órgãos públicos. É no final da peregrinação que a compostelana é concedida pela Oficina do Peregrino da catedral de Santiago. O documento é a comprovação da peregrinação a Santiago de Compostela.

Para quem tem interesse em um dia se aventurar pelo caminho de Santiago de Compostela há alguns sites e guias com bastante informação. Um deles é o site da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago, no qual é possível retirar a credencialO Guia do Viajante do Caminho de Santiago – uma vida em 30 dias também é uma ótima fonte de referência, escrito por Daniel Agreda, que já fez duas vezes o caminho e dá ótimas dicas. Ele ainda possui a página no Facebook entitulada O Caminho de Santiago na qual divulga fotos e dicas de quem já é experiente no assunto.

Boa peregrinação!

Júlia Paniz

Formada em Jornalismo, trabalhou com assessoria de imprensa, mídias sociais e telejornalismo. Saiu de Blumenau, Santa Catarina, para estudar inglês em Dublin, na Irlanda, mas descobriu que aprenderia muito mais que apenas um novo idioma. É apaixonada por fotografia, livros, viagens e novas culturas.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024