Planeje seu Intercâmbio

Com quantos anos pode fazer um intercâmbio?

Com quantos anos pode fazer um intercâmbio? Essa é uma pergunta frequente entre jovens e adultos que sonham em viver uma experiência no exterior. Mas existe idade certa para fazer um intercâmbio? A resposta é: não!

Não há uma idade certa para tirar um sonho desse do papel. E isso significa que sempre existe um tipo de intercâmbio para você realizar nas mais diferentes fases da vida.

Tudo depende exclusivamente do seu objetivo!

No entanto, apesar de ser possível viver essa experiência em praticamente qualquer idade, fique sabendo que só não dá para embarcar para outro país sem uma coisa: responsabilidade.

Continua após a publicidade

Afinal, estudar, morar e trabalhar em outro país significa ter que se adaptar a muitas mudanças e, ainda, precisar resolver praticamente tudo sozinho.

E não dá para fazer tudo isso sem responsabilidade, não é mesmo?

Com quantos anos pode fazer um intercâmbio?

Você já se perguntou “Com quantos anos pode fazer um intercâmbio?”. Entenda como responder a essa pergunta. Foto: Anete Lūsiņa / Unsplash

Mas, voltando à pergunta principal: “Com quantos anos pode fazer um intercâmbio?”.

Listamos abaixo algumas opções mais comuns de intercâmbio de acordo com a idade

  • Aos 12 anos: Intercâmbio em família.
  • Dos 12 aos 17 anos: Intercâmbio Teen (intercâmbio de férias).
  • Dos 14 aos 17 anos: High School (ensino médio no exterior, com pré-requisito de já falar outro idioma).
  • Para pessoas maiores de 18 anos que querem aprender ou aperfeiçoar outro idioma, há as seguintes possibilidades: cursos de idioma, intercâmbio para trabalhar e estudar, trabalho voluntário no exterior, etc.
  • Para pessoas maiores de 18 anos que já falam outro idioma, existem as seguintes opções: cursos preparatórios para exames de proficiência, universidades no exterior, executive education, au pair, estágios, trabalho de férias, conciliar estudo e trabalho.
  • Para meninas de 18 a 26 anos: au pair.
  • Para universitários que têm até 28 anos: trabalho de férias.
  • Para pessoas maiores de 30 anos: programas de intercâmbio com turmas voltadas para 30+ ou 50+.

Tipos de intercâmbio por escolaridade

São vários tipos de intercâmbio possíveis para qualquer idade. Foto: Chris Lawton / Unsplash

Como você já viu, não existe resposta certa para a pergunta: “Com quantos anos pode fazer um intercâmbio?”.

No entanto, há algumas opções diferentes para cada fase da vida e nível de escolaridade, por exemplo, que podem ajudar a decidir qual intercâmbio é o melhor para você.

Vamos a elas:

  • Ensino médio: para quem deseja embarcar para o exterior com o propósito de participar de programas de High School ou de Intercâmbio Teen, o ensino médio é o momento perfeito para fazer o tão sonhado intercâmbio acontecer.
  • Antes de começar a faculdade: para quem não quer acabar o ensino médio e já emendar em uma faculdade, uma possibilidade interessante é fazer um intercâmbio exatamente nesse período. Afinal, viajar para outro país é, sem dúvida, uma oportunidade de ampliar a visão sobre diferentes aspectos da vida, além de ser uma forma de se autoconhecer. Ou seja, fazer um intercâmbio nessa fase da vida pode dar novas perspectivas e, até mesmo, ajudar a escolher um curso de graduação que tenha a ver com você.
  • Durante a faculdade: fazer uma faculdade no exterior é o sonho de muita gente. No entanto, o melhor de tudo é que, hoje em dia, há inúmeras universidades que facilitam o ingresso de estrangeiros em diferentes cursos. E mesmo com alguns pré-requisitos exigidos, também existem várias possibilidades de ser selecionado por meio de bolsas 100% gratuitas ou de pagar apenas uma parte do valor dos estudos. Sem contar que fazer a graduação no exterior é um jeito diferente e incrível de viver a experiência de um intercâmbio e alavancar o currículo.
  • Após a graduação: uma forma de expandir os horizontes e agregar valor ao currículo é realizar um intercâmbio logo após concluir a faculdade. Essa é uma ótima chance de ingressar no mercado de trabalho fora do Brasil e dominar a comunicação de outro idioma na área dos negócios.
  • Durante as férias: existem vários programas de intercâmbio, com duração de três ou quatro semanas, que são excelentes alternativas para quem deseja morar no exterior por um curto período, sem abrir mão do trabalho ou dos estudos no Brasil. Ou seja, é uma grande oportunidade de melhorar o currículo e de aperfeiçoar um novo idioma em pouco tempo.
  • Em transição entre empregos: embarcar para um intercâmbio durante a transição de um emprego para outro pode ser uma forma de recarregar as energias, ver o mercado de trabalho com outros olhos e, ainda, acrescentar no currículo uma experiência de emprego internacional que, certamente, valorizará você ainda mais como profissional.
  • Necessidade de aprender um novo idioma: a melhor maneira de aprender e praticar um novo idioma é realizando um intercâmbio para o país onde essa língua é falada a todo momento e em todos os lugares. Mesmo você só sabendo o básico, essa não deixa de ser uma boa alternativa para aprender mais rápido e adquirir fluência.

Com quantos anos vale a pena fazer intercâmbio?

Antes de saber com quantos anos você pode fazer um intercâmbio, que tal entender se vale a pena? Foto: Matthew Bennett / Unsplash

Se “Com quantos anos pode fazer um intercâmbio?” é uma pergunta sem resposta certa, o “vale a pena” também é bem subjetivo, pois vai depender de cada pessoa!

Algumas, por exemplo, acham importante realizar um intercâmbio durante os estudos e antes de ingressar em um emprego fixo.

Já outras preferem se sentir mais maduras e estar com a vida estabilizada para viver essa experiência.

Ou seja, tudo vai depender do propósito de cada um e do momento que cada pessoa vive. Porém, é claro que a experiência pode valer a pena em qualquer idade.

Separamos algumas experiências de intercambistas de várias faixas-etárias que escolheram a Irlanda para fazer intercâmbio.

Intercâmbio aos 30 anos

Carlos Fernandes, de Taubaté (SP), escolheu fazer seu intercâmbio na Irlanda aos 35 anos. Como a empresa em que trabalhava ia fechar, ele viu a oportunidade de se aventurar no exterior bater à sua porta. Mesmo com um convite para assumir uma vaga em outra cidade, preferiu jogar tudo para o alto e voltar à vida de estudante.

Fez as malas e, com a namorada — que já havia morado em Dublin —, correu para realizar um sonho antigo: conhecer castelos medievais. “Quem tem mais de 30 anos sabe que certas oportunidades passam a serem únicas em nossas vidas. Era a hora certa, tudo se encaixou, minha família me apoiou. Tudo conspirava a favor”, disse.

Intercâmbio aos 40 anos

Cosmos Mendonça, consultor técnico em São Paulo, escolheu fazer intercâmbio na Irlanda aos 43 anos.

“Eu já havia realizado algumas viagens de curta duração, mas, dessa vez, resolvi pegar os 30 dias de férias e me dedicar na Irlanda. Como o foco é o inglês e outros países são mais caros, fica um pouco complicado. Outra vantagem é que, na Irlanda, o estudante pode trabalhar. Quem sabe, no futuro, eu não resolva vir e ficar mais tempo.”

Intercâmbio aos 50 anos

Verônica Lemos, bancária aposentada e consultora administrativa, de São Paulo, começou seu intercâmbio com mais de 50 anos.

“Eu percebo que poucos brasileiros têm informações sobre a possibilidade de realizar um intercâmbio, independentemente do seu poder aquisitivo e idade. Penso no quanto isso acrescentaria à vida das pessoas que ainda têm vontade, mas lhes falta coragem.”

Intercâmbio aos 60 anos

Edna Alano escolheu fazer intercâmbio com 60 anos e disse aprender com os jovens. Foto: Acervo pessoal

Edna Maria Vieira Alano, de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, decidiu fazer intercâmbio aos 60 anos.

“Eu destaco a aprendizagem com os jovens, o conhecimento de novas culturas, o aprender a compartilhar, a ter humildade, a valorizar as amizades.”

Com qual idade um intercâmbio é mais bem aproveitado?

Fazer um intercâmbio com quantos anos? Idade não deve ser empecilho para uma nova experiência. Foto: Atit Phetmuangtong | Dreamstime.com

Não há receita de bolo para essas perguntas, não! Em literalmente qualquer faixa etária um intercâmbio pode ser uma experiência inesquecível e marcante.

Porém, uma coisa é fato: escolher um período da vida para fazer um intercâmbio pode ser uma das decisões mais difíceis e importantes, mas só você vai saber quando essa hora chegar.

Se vale um conselho para quando tomar essa decisão, lembre que um intercâmbio sempre é algo desafiador e que certamente fará você se perder e se encontrar ao mesmo tempo, provocando boas mudanças e muito crescimento em pouco tempo.

Qual o próximo passo para realizar o sonho do intercâmbio em qualquer idade?

Intercâmbio pode ser uma experiência única na vida, em qualquer idade. Foto: Helena Lopes / Unsplash

Independentemente da idade, um intercâmbio pode destacar você no mercado de trabalho!

Não importa com quantos anos vai fazer um intercâmbio, o que importa é que essa experiência pode ser um diferencial para o currículo profissional e, ainda, pode fazer você sair na frente nos processos seletivos.

Isso porque, na hora de escolher um candidato, as empresas costumam priorizar aqueles que apresentam proficiência em uma segunda língua, já que costuma ser mais fácil desenvolver algum conhecimento técnico ou novas habilidades, do que a fluência em um idioma, principalmente para empresas multinacionais.

Por fim, não existe idade certa para fazer um intercâmbio. O que existe são duas possibilidades: ou um intercâmbio é uma experiência incrível na sua vida ou ele proporciona grandes aprendizados.

Mas qual o próximo passo para realizar esse sonho?

O E-Dublin vai ajudar: entre em contato direto com agências de intercâmbio que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio. Faça seu cadastro no Intercâmbio Fácil do E-Dublin e encontre os melhores preços e oportunidades.

Ana Carolina Brunelli

Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Recent Posts

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024