Como não se sentir sozinho na quarentena

Durante a pandemia do Covid-19, o distanciamento social é essencial. Com as pessoas fazendo autoisolamento, quarentena ou trabalhando em casa, um novo problema pode aparecer nas pessoas ou agravar um problema já existente, a solidão. Pessoas solitárias são mais propensas a sofrer de pressão alta, doenças cardíacas, depressão e demência. Mas o que fazer para não se sentir tão sozinho nesse momento tão difícil?

Dados da empresa Cigna pré-coronavírus mostram que a solidão atinge mais os jovens. Com 79%, a “geração Z” diz que se sente mais desconectada. Os millenials — geração que nasceu após o ano 2000 — também se sentem sozinhos. São 71% que dizem estar assim. A solidão também demonstrou diminuir o desempenho no trabalho, a criatividade, o engajamento e o compromisso com a organização.

Mas como é possível se manter são e menos sozinho durante a quarentena? O E-Dublin mostra algumas dicas de como interagir mesmo em casa, sem a companhia daqueles que amamos.

Continua após a publicidade

Aproveite as redes sociais

Quem está conectado deve já ter percebido a quantidade de “lives” que as pessoas estão fazendo durante a quarentena. Pode parecer até piegas, mas é uma forma de interagir com quem a gente gosta. As lives chegaram com tudo durante o isolamento. São artistas, profissionais de diversas áreas dando dicas e, até mesmo, amigos que ficam alguns momento ao vivo na internet para conversar.

Até mesmo quem não tinha muito o costume de acompanhar essa evolução tecnológica está aderindo. Festivais online estão disponíveis, com interação entre artistas e público sem sair de casa.

Leia também: 10 maneiras de usar bem o tempo livre na quarentena

Interaja em redes sociais

Participar de grupos de estudo, conversação, quiz sobre assuntos de que você gosta pode auxiliar na distração e na interação enquanto se está sozinho durante a quarentena. O aplicativo QuizUp é um deles. Você pode escolher um assunto e responder perguntas sobre aquilo que mais interessar.

Crie grupos de amigos

Videoconferências já não são, há tempos, uma facilidade para reuniões empresariais. Por que não unir amigos do Brasil e de todas as partes do mundo na tela do celular ou computador? O coronavírus acabou mudando a relação das pessoas na internet. WhatsApp e Instagram são alguns dos mais comuns para esse tipo de conversa a distância, mas muitos outros podem garantir uma interação ainda maior. Não dá para ter a desculpa de falta de tempo ou de tecnologia para conversar com quem mais ama.

Leia um livro

Há quem diga que um livro nunca decepciona quando o assunto é solidão. Ter a companhia de uma boa gama de páginas para devorar pode ser o antídoto para não se sentir sozinho. Quando se entra em uma história, é possível colocar o cérebro para viajar e ser acompanhado pelas palavras do autor ou, até mesmo, com os personagens daquela história.

E há várias formas de se ler livros gratuitamente durante a quarentena. A Amazon disponibilizou vários títulos gratuitamente. Editoras como a Companhia das Letras e a L&P Editora também colocaram produtos disponíveis para leitura online.

Leia também: Como lidar com surto de coronavírus em casas compartilhadas?

Converse com seu vizinho pela janela

A comunicação entre vizinhos pode não ser a melhor em dias normais, mas que tal abrir a janela ou ir para a sacada puxar um papo com aquele seu companheiro de bairro? Pode ser uma chance de afastar a solidão e conhecer alguém tão perto que antes estava tão longe. Basta seguir o exemplo da Itália, onde até música foi compartilhada via janelas durante o terrível surto que atingiu o país.

Esteja acompanhado de si mesmo

A solidão também pode ser uma forma de contato consigo mesmo. Estar só pode ser algo bom. Cuidar de si como praticar exercícios físicos, meditação, uma rotina de cuidados com a pele, com os dentes.

Faça atividades lúdicas

Todo mundo tem um lado artístico e se não tem pode conhecer durante o confinamento por causa do novo coronavírus. Pegue aquele violão empoeirado, dedilhe as cordas, tire uma música favorita. Utilize sites de cifras e cante sem parar. Ou preencha uma folha em branco com suas ideias, poemas, que tal desenhar? Nem sempre pode sair uma obra de arte, mas criar estimula o cérebro e ajuda a combater a solidão. Não tem papel e caneta? Use seu computador. Tem vários aplicativos bacanas para desenhar e colorir.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024