Conheça Panti Bliss, a drag queen mais famosa da Irlanda

Conheça Panti Bliss, a drag queen mais famosa da Irlanda

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Irlanda não é uma monarquia, mas tem uma rainha de peso e podemos provar. Conhecida como The Queen of Ireland, a drag Panti Bliss é uma das figuras mais icônicas da ilha, estando no front de várias lutas por uma sociedade mais igualitária.

Agora, ela estará apresentando um evento beneficente que acontece neste domingo, 12 de junho, a partir das 16h, na Dicey’s Garden.

O Elemental Hair Collection, organizado pelo hair stylist Richard Coreia, terá convidados super especiais desfilando em uma passarela montada lá na Dicey’s!

E todo o lucro revertido para crianças refugiadas na Irlanda! Os ingressos estão disponíveis.

E Panti Bliss está em mais essa luta!
Rainha, né, amores!

Conversamos com Rory O’Neill, que dá vida para a drag, que contou mais detalhes do projeto.

Veja entrevista completa com Rory O’Neill abaixo:

Quem é Panti Bliss?

Se você já teve algum contato com o universo LGBTQ+ da Irlanda, provavelmente já ouviu falar do nome Panti Bliss, a drag queen mais conhecida do país.

Persona criada por Rory O’Neill, ela também é figura importante na luta pelos direitos dessa comunidade, enfrentando poderosos e realizando campanhas para combater a homofobia.

Em junho, quando se celebra o mês da diversidade sexual, Panti Bliss foi e tem sido a protagonista do Dublin Pride, evento que, neste ano, acontece majoritariamente online.

Panti Bliss é a drag queen mais conhecida da Irlanda. Foto: Divulgação

Nascido no interior da Irlanda, em 1968, em Ballinrobe, County Mayo, O’Neill estudou artes em Dún Laoghaire. Em 1995, foi diagnosticado como HIV positivo e iniciou sua luta pessoal e pública contra a doença e o preconceito das pessoas.

Depois de participar de eventos e shows em diversos pubs e clubs de Dublin, Panti abriu seu próprio espaço no coração da capital irlandesa, o Panti Bar, um dos principais pontos de encontro da comunidade LGBTQ, existente desde 2007.

Fama de Panti Bliss se tornou mundial após discurso poderoso

Sua fama na Irlanda e pelo mundo começou a partir de acontecimentos ocorridos em 2014. Em 11 de janeiro daquele ano, O’Neill apareceu no The Saturday Night Show, do canal irlandês RTÉ.

Junto ao apresentador Brendan O’Connor, eles discutiram a homofobia, e O’Neill alegou que algumas pessoas envolvidas no jornalismo irlandês eram homofóbicas, mencionando nomes. Isso gerou ameaças contra a RTÉ e O’Neill. O canal chegou a pagar € 85.000 aos nomeados por O’Neill. O caso foi parar no Parlamento Irlandês e europeu.

Menos de um mês depois, em 1º de fevereiro de 2014, na persona de Panti Bliss, O’Neill fez um discurso poderoso e comovente no evento Noble Call, no Abbey Theatre, em resposta aos eventos em torno da controvérsia da RTÉ. O vídeo viralizou pelo mundo, sendo compartilhado por estrelas como Madonna e RuPaul.

No ano de 2019, Panti Bliss doou o vestido que usava quando proferiu o discurso ao Museu Nacional da Irlanda.

Panti também foi uma das principais figuras para a aprovação do referendo que decidiu pelo casamento igualitário dos homossexuais. Todos esses acontecimentos estão no documentário The Queen of Ireland, dirigido por Conor Horgan e estreado em 2015.

Hoje, não é difícil se deparar com O’Neill sentado no Panti Bar conversando com seus amigos e a própria Panti Bliss discotecando ou participando de alguma performance junto a suas amigas drags Dublin afora ou desfilando com os irlandeses, livre, leve e solta pela Dublin Pride Parade.

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar