Coronavírus: auxílio emergencial poderá ser estendido na Irlanda

O auxílio emergencial do governo irlandês para quem perdeu o emprego ou está temporariamente desempregado por conta da pandemia do Covid-19 termina no dia 8 de junho. São 12 semanas após seu início, em 13 de março, conforme estabeleceu o governo como forma de auxiliar quem não tem recebido salário por falta de trabalho. O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, porém, afirmou que poderá haver uma extensão da data.

Como diz o site oficial do governo, “The COVID-19 Pandemic Unemployment Payment will be in place until at least 8 June”.

Ou seja, mesmo tendo aplicado para receber o auxílio em maio, por exemplo, o beneficiário não vai recebê-lo pelas 12 semanas seguintes, mas sim apenas até 8 de junho, atual data limite do benefício.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que podem receber o auxílio trabalhadores full time ou part-time que estavam empregados e foram demitidos durante a pandemia. Quem pediu demissão, por exemplo, não tem o direito.

Prazo para o fim do auxílio pode ser estendido

Leo Varadkar afirmou que o benefício para desempregados deverá ser estendido para além de junho. Foto: Merrion Street

O dia 8 de junho, porém, pode não ser a data final. Leo Varadkar afirmou que o governo estuda um plano para continuar pagando os desempregados por um tempo maior.

“Acho que não será possível descontinuá-lo em meados de junho, teremos que ir além, porque as pessoas precisam ter a oportunidade de voltar ao trabalho e há muitas empresas que ainda não será possível reabrir em meados de junho, por isso pretendemos estendê-lo”, afirmou para a rádio Today FM e replicado na imprensa irlandesa.

Ao mesmo tempo, o Taoiseach deu um puxão de orelha nos desempregados. Ele disse que existem pessoas que ganham mais com os pagamentos emergenciais do que em seus empregos, muitos deles part-time, e que, por isso, não querem voltar a trabalhar. “Alguns empregadores estão nos dizendo que é difícil fazer com que as pessoas voltem ao trabalho”, esclareceu.

Leia também: Desemprego bate recorde na Irlanda em abril

Cerca de 590 mil recebem o auxílio

O governo afirmou, porém, que o número de pessoas que está recebendo o auxílio tem diminuindo. São 589 mil desempregados ou temporariamente afastados, que recebem 350 euros por semana.

O número é 9 mil a menos que na última semana, isso porque muitas empresas retiraram o lay-off (pausa temporária) e chamaram seus trabalhadores de volta ao trabalho. O custo semanal do auxílio ao governo é de €206 milhões por semana.

Novos auxílios podem ser criados

O governo também afirmou que pode criar novos tipos de auxílio para beneficiar trabalhadores prejudicados pelo Covid-19.

Segundo o Irish Times, o ministro das Finanças, Paschal Donohoe, indicou que os apoios atuais — tanto os que auxiliam os desempregados como os que ajudam empresas a pagar seus funcionários — não podem continuar em sua forma atual a longo prazo.

Ele disse que o governo “estabelecerá um caminho para lidar com o fim do pagamento do desemprego de € 350 nas próximas semanas”.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024