Categories: Notícias

Coronavírus: Irlanda ampliará ‘green list’ de viagens no dia 21

O governo irlandês deve anunciar na segunda-feira, 21 de setembro, uma ampliação na “green list” — lista de países de onde não é necessário fazer quarentena ao desembarcar na Irlanda. A nova abordagem será um apoio à Comissão da União Europeia sobre viagens entre países do bloco. A divulgação dos novos países será na quinta-feira, dia 17 de setembro.

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach), Micheál Martin, disse, durante anúncio do Medium-Term Covid-19 Plan (plano de médio prazo para lidar com o novo coronavírus na Irlanda), que irá apoiar o novo sistema da UE, mas, enquanto ele não é anunciado, a “green list” sofrerá alterações, incluindo países com uma taxa de incidência de menos de 25 casos por 100 mil habitantes na última quinzena.

A proposta da UE é estabelecer critérios e limites comuns para os Estados membros da UE ao decidirem sobre a introdução de restrições a viagens. A UE já lançou um mapa digital onde é possível colher informações de viagens de cada estado-membro.

Continua após a publicidade

A Comissão Europeia sugere que os Estados da UE não devem restringir a livre circulação de pessoas que viajam de outro estado-membro onde o número total de casos Covid-19 recém-notificados é igual ou inferior a 50 por 100 mil habitantes ou a porcentagem de testes positivos são inferiores a 3%.

Se a nova “green list” seguir a regra de liberar a quarentena para quem aterrissar na Irlanda de países onde houve 25 casos por 100 mil habitantes na última quinzena, isso quer dizer que países como Alemanha e Suécia devem entrar na lista, mas Espanha e França, não. Os países estarão disponíveis na quinta-feira, no site do Department of Foreign Affairs.

Ironicamente, os últimos números oficiais dizem que a Irlanda tem 46,8 casos por 100 mil habitantes na última quinzena, quase o dobro do que está exigindo.

Leia também: Irlanda lança plano com níveis diferentes de lockdown

UE quer criar ‘sistema de semáforo’

Países serão indicados por meio de cores para informar taxa de transmissão nos últimos 14 dias. Imagem: Reprodução/UE

A proposta da União Europeia é criar um sistema de “traffic lights” (semáforos). Diferentes países ou regiões seriam colocados em vermelho, laranja ou verde, dependendo da incidência de Covid-19 em cada um.

Países ou regiões com uma taxa Covid-19 abaixo de 25 novos casos por 100 mil habitantes, durante os últimos 14 dias, e uma taxa de positividade de menos de 3% da população serão designados como verdes.

Leia também: Pubs não vão reabrir em Dublin após restrições extras

As áreas laranja serão aquelas com uma taxa abaixo de 50 novos casos por 100 mil habitantes e mais de 3% da população infectada.

Acima dos 50 novos casos por 100 mil habitantes serão designados em vermelho.

As áreas com dados insuficientemente claros serão classificadas como cinza.

O plano está atualmente sendo elaborado e deve ser finalizado durante a reunião do General Affairs Council — Conselho de Assuntos Gerais da UE — em 13 de outubro.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024