Covid-19: onde encontrar informações confiáveis?

O mundo todo está sendo impactado pela rápida proliferação do novo coronavírus. A cada minuto, somos bombardeados com novas informações, números e gráficos que se alastram de forma tão veloz quanto a doença. Camufladas entre as notícias verdadeiras, muitas vezes surgem as famosas “fake news”, que viralizam, tomam grandes proporções e causam pânico por onde passam.

Reunimos fontes confiáveis para você se informar sobre a evolução do Covid-19 na Irlanda e no Brasil em vez de acreditar em tudo que compartilham nos grupos de Whatsapp. Aliás, na noite desse domingo, num pronunciamento nacional, o primeiro ministro Irlandês, Leo Varadkar ressaltou a importância de não proliferar tudo que se recebe nos grupos.

OMS – Organização Mundial da Saúde (WHO – World Health Organization)

Saiba como e onde checar informações sobre a pandemia do novo coronavírus sem cair em “fake news”. © Anyaivanova | Dreamstime.com

É a agência especializada das Nações Unidas que tem como objetivo ajudar a promover a saúde global, incluindo o trabalho de erradicar doenças. A OMS está à frente da luta contra o Covid-19, buscando formas de coibir a pandemia, assim como divulgando os dados mais atualizados em todo o mundo. A cada dia um novo boletim é divulgado.

HSE – Health Service Executive

É o Departamento de Saúde da Irlanda. Em sua página oficial, o órgão disponibiliza todas as informações necessárias sobre prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento de doenças, incluindo o coronavírus. Além disso, é através do HSE que são divulgadas as informações mais atualizadas sobre a doença na Irlanda, como o número de infectados, novos casos e mortes.

Continua após a publicidade

Citizen Information

É o órgão responsável por difundir todas as informações de interesse público para os cidadãos irlandeses. Seja sobre educação, trabalho, direitos e deveres, a plataforma responde as possíveis dúvidas de qualquer pessoa residente na Ilha. Inclusive foi criada uma página dedicada ao Covid-19 dentro do Citizen Information, onde é possível encontrar as atualizações do governo no que diz respeito ao funcionamento de estabelecimentos, escolas e aeroportos.

ECDC – European Centre for Disease Prevention and Control

O Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças é o órgão da União Europeia para identificar e controlar doenças e ameaças à saúde pública no continente. No website do ECDC você encontra as últimas notícias referentes ao Covid-19, dados e estatísticas e estudos que estão sendo realizados na Europa. Além de, é claro, tudo o que sabemos sobre o vírus até o momento, formas de prevenção, sintomas e orientações.

Ministério da Saúde

É o setor do Governo responsável pela saúde pública no Brasil e, portanto, a maior fonte de informações sobre o Covid-19 no país. Você consegue obter os números, pesquisas e estatísticas no que diz respeito à situação do coronavírus em território nacional, assim como informações de campanhas e gastos públicos.

Além disso, o Ministério da Saúde disponibilizou um número de Whatsapp exclusivo para a população enviar informações virais potencialmente falsas. O canal não é um SAC, mas um espaço criado especialmente para você checar uma informação antes de compartilhar. O número é + 55 (61)99289-4640.

Outra medida tomada pelo órgão para impedir a propagação de fake news foi a criação de um espaço em seu website dedicado a desmentir as principais notícias falsas viralizadas.

Secretaria de Vigilância em Saúde

A Secretaria de Vigilância em Saúde tem divulgado boletins epidemiológicos semanais para monitoramento, análise e investigação de doenças específicas. Os boletins funcionam como um instrumento de vigilância para disseminar informações relevantes e contribuir com a Saúde Pública do país e evitar uma situação de emergência em escala nacional.

Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária

A agência reguladora, vinculada ao Ministério da Saúde, integra o Centro de Operações Especiais (COE) – Coronavírus. O comitê tem o objetivo de preparar a rede pública para o atendimento de casos no Brasil. No site da Anvisa, além de informações atualizadas sobre a evolução do vírus no Brasil, está disponibilizado um vasto material de vídeos e imagens sobre a doença.

Anac – Agência Nacional de Aviação Civil

A Anac está acompanhando as ações do Ministério da Saúde, da Anvisa e das autoridades brasileiras à frente do Coronavírus. Até o momento, não existe nenhuma restrição ao tráfego aéreo internacional, mas a Anac disponibilizou um material com todas as recomendações para passageiros e recém-chegados de viagens internacionais.

Worldometer

Para acompanhar os número do Coronavírus no mundo. O site traz atualizações a cada minuto, updates sobre os países onde o caso é mais agravante, além de ter uma Timeline com a trajetória do Covid-19 no mundo desde as primeiras informações.

Fiocruz

O instituto Fiocruz esclarece dúvidas, disponibiliza vídeos explicativos e dados oficiais de pesquisas sobre o Covid-19.

Larissa Fontes

Jornalista, geminiana e curiosa. Dona de uma mente inquieta num corpo semi-sedentário de 20 e poucos anos. Sobrevive à base de café, música alta e papos de boteco.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024