Categories: Curiosidades

Cruz celta: símbolo de arte, cultura e religiosidade

A cruz celta está intimamente ligada à história da Irlanda e é um dos símbolos herdados pelos irlandeses de culturas ancestrais.

Como o próprio nome diz, a referência do símbolo são os celtas, mas sua origem é uma mistura de história, lenda e tradição gaélica.

Viajando pela Irlanda -— e também por outros locais da Europa, principalmente o Reino Unido -— é possível ver o símbolo, principalmente em locais como cemitérios e igrejas, feitas de pedra ou madeira.

Hoje, assim como outros símbolos celtas, a cruz virou objeto popular, sendo usada como colar, brincos e outros tipos de acessórios.

Continua após a publicidade

Mas vamos entender melhor como essa cruz centenária se popularizou pelo mundo.

Como surgiu a cruz celta?

Cruz celta tem origem na mistura entre identidades cristãs e pagãs. Foto: Mark Dyde | Dreamstime.com

Ninguém conhece a verdadeira origem da cruz celta, mas o principal erro é associar a criação dela diretamente aos celtas. A probabilidade é que ela tenha sido introduzida por missionários cristãos no Reino Unido, principalmente na Escócia e no País de Gales, no século V depois de Cristo.

Historiadores sugerem que o símbolo foi uma forma de esses missionários introduzirem o cristianismo aos povos pagãos, mas sem deturpar por completo a cultura deles. Sendo assim, a cruz, um símbolo verdadeiramente cristão, contém elementos reverenciados pelos povos celtas, como árvores e o sol, geralmente esculpidos dentro do halo que fica no meio da cruz.

A mistura do símbolo cristão com elementos celtas facilitavam a conversão dos povos pagãos.

Leia também: Símbolos celtas: imagens, significados, histórias e lendas

Como é formada a cruz celta?

Símbolo é formado com a cruz cristã ao centro e um círculo ao meio, decorados com elementos da cultura celta. Foto: Adrian Moran/Unsplash

Como dissemos, a cruz celta mistura o principal símbolo cristão, a cruz, com elementos celtas. A base do símbolo é a cruz tradicional com um anel em torno da haste e dos braços. Geralmente, elas são feitas de pedra ou madeira.

Os braços da cruz podem ou não se estenderem para fora do anel. Os entalhes geralmente têm símbolos celtas e desenhos geométricos, principalmente círculos.

Conforme o tempo foi passando, o conteúdo do anel começou a ganhar desenhos bíblicos.

Como a cruz celta virou símbolo na Irlanda?

De acordo com a lenda popular, a cruz celta foi introduzida por São Patrício quando ele estava convertendo os pagãos da Irlanda ao cristianismo. Mas, como tudo o que gira em torno do padroeiro da Irlanda, existe muito mito sobre a verdadeira história, e muitos creditam o santo por quase tudo o que se conhece de cristianismo na Irlanda.

Isso porque dizem que St. Declan foi quem que introduziu a cruz celta na Irlanda e não St. Patrick.

Como comentamos, o símbolo mistura o principal símbolo cristão com elementos celtas. Na lenda irlandesa, essa foi uma ideia de São Patrício, que misturou a cruz cristã com o sol pagão (simbolizado pelo círculo no meio da cruz) para dar aos seguidores recém-convertidos a ideia da importância da cruz.

Uma outra história diz que o significado do círculo, na verdade, representava a supremacia de Cristo sobre o sol, que era adorado pelos povos pagãos, como os celtas.

Em quais locais históricos é possível ver cruz celta na Irlanda?

Símbolos celtas são encontrados na Irlanda em locais como Glendalough, condado de Wicklow. Foto: glendaloughhermitage.ie.

A Irlanda é repleta de locais considerados históricos. Muitos deles são ligados aos povos celtas ou cristãos de séculos atrás. Por isso, não é difícil encontrar uma cruz celta com centenas de anos presente em cemitérios e antigos monastérios.

As mais famosas e antigas podem ser vistas nos condados de Meath, Louth e Clonmacnoise: respectivamente, Cross of Kells, The Crosses at Monasterboice e The Cross of the Scriptures.

Na Irlanda do Norte, a Ardboe Auld Cross, em Tyrone, é a mais famosa.

Mas se você mora em Dublin ou vai visitar a capital da Irlanda, não é difícil encontrar uma cruz celta. Em Glendalough, Wicklow, cerca de uma hora de carro do centro de Dublin, é possível visitar um monastério que é repleto de cruzes celtas.

No Glasnevin Cemetery, cemitério localizado ao lado do Botanic Gardens, em Dublin, também é possível encontrar túmulos com o símbolo.

Este texto usou informações de sites como Gaelic Matters e Irish Central.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024