Categories: Curiosidades

De volta ao Brasil? 5 coisas que você voltará a se preocupar

Quando fazemos um intercâmbio, nem sempre nos damos conta do tanto de detalhes que mudam em nossas vidas e que, depois, ao retornar para o nosso país, começamos a ter que reavaliar e readaptar. São coisas simples, mas que fazem uma enorme diferença. Conheça 5 delas, que você provavelmente precisará rever ao voltar à pátria amada salve salve!

1. Notícias do jornal

As notícias no jornal podem assustar. Crédito: Damedeeso | Dreamstime

Parece bobeira, mas é algo que teremos que rever ao retornar à pátria. É tão fácil e rápido se acostumar com manchetes onde o pior cenário, muitas vezes, é um roubo a residência feito por um bêbado que viu uma janela aberta ou como aumentaram o número de bikes furtadas – ou ainda como as aves andam atacando os pedestres. Pois bem, voltando ao Brasil, basta ligar a TV e ver programas e mais programas divulgando chacinas, mortes, violência, corrupção etc. :( O que nos leva ao próximo tópico…

2. Tranquilidade

Falamos algumas vezes sobre a diferença na segurança entre o Brasil e a Irlanda – e ela é real. As diferenças entre pegar um ônibus às 22h ou sacar seus euros no caixa 24 horas no meio da avenida principal, te colocam em uma posição que, em muitas cidades, não será mais realidade ao retornar ao Brasil.

3. O que é importante ter…

Dificuldades com transporte pesam ao voltar para o Brasil. Crédito: Madrabothair | Dreamstime

Com o intercâmbio na Irlanda, você revê seus conceitos de posses materiais. Muitos tiveram que vender seus carros no Brasil para investir nessa experiência e quando chegam à Ilha percebem a diferença que é não precisar dele. Aprendemos que andar 4 km todo dia para ir e voltar ao centro leva aproximadamente 40 minutos e que pegar um ônibus para isso não compensa.

Mas, ao retornar ao Brasil, não adianta, você acaba se deparando com a rotina de pegar 2 ônibus lotados (lotados de verdade e não como os que vemos em Dublin), metrô com tanta gente que se não prestar atenção você acaba descendo na estação que a maioria escolhe (sendo praticamente carregado para fora). Isso sem falar dos trens. Não tem jeito, você acaba revendo o conceito de trabalhar e ter seu próprio carro para se locomover com mais tranquilidade e segurança.

Continua após a publicidade

4. Muros altos

Por mais que existam pessoas com segundas e terceiras intenções em qualquer lugar do mundo, após viver um período na Ilha você parece que volta com as defesas um pouco mais baixas, principalmente ao conhecer novas pessoas. Ao chegar no Brasil, você percebe que não são tão comuns atividades como o couchsurfing, por exemplo, pois tudo parece mais ameaçador.

5. Polícia

Segurança é uma das questões que geram maior diferença entre Irlanda e Brasil. Crédito: Wellphotos | Dreamstime

Talvez uma das diferenças mais gritantes seja voltar a se acostumar com polícia armada para todo canto. Lembro que, quando iniciei meu intercâmbio, demorei um pouco para entender como funcionava a polícia sem armamento e admito que me acostumei rapidinho com a ideia de sentir um frio na espinha cada vez que um policial passava por mim. Mas, ao retornar ao Brasil, esse conceito terá que ser repensado, uma vez que não só a polícia, mas também os bandidos são fortemente armados por aqui.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Carol Braziel

Formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

Recent Posts

Plano de ‘modernizar’ St Stephen’s Green Shopping é rejeitado em Dublin

O ambicioso plano de €100 milhões para transformar o tradicional St Stephen’s Green Shopping Centre,…

31 de julho de 2025

Agenda de shows brasileiros na Irlanda 2025: artistas já está confirmados no país

Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…

31 de julho de 2025

Refúgio de contemplação na Irlanda mistura natureza e arte em Wicklow

Você sabia que existe um jardim dedicado à apreciação de esculturas indianas no coração do…

30 de julho de 2025

Parque em Wicklow tem torre de madeira e caminhada sobre o topo das árvores

A prática do arvorismo é bastante popular nos parques da Irlanda, mas o Avondale Forest…

30 de julho de 2025

Bairros de Dublin terão cortes no abastecimento de água durante feriado prolongado para reparos

A empresa Uisce Éireann, responsável pelo abastecimento de água na Irlanda, anunciou que partes de…

30 de julho de 2025

UE inicia fim da regra dos 100ml para líquidos em bagagem de mão em aeroportos

Uma das restrições mais incômodas para passageiros de avião na Europa está chegando ao fim.…

30 de julho de 2025