Categories: Destinos pela Europa

Destinos gays na Europa: 5 países LGBTQIA+ friendly para conhecer

Viajar para a Europa é uma delícia, todo mundo ama. Mas o público LGBTQ+ tem algumas dificuldades extras, já que a homofobia também existe em diversos destinos do lado Norte do globo. Então, quais seriam os destinos gays na Europa perfeitos para viver e passear?

Para facilitar a vida da nossa comunidade, listamos aqui 5 destinos perfeitos para gays na Europa. Apesar de usar “gay”, o tema é estendido para todas as outras letras da sigla LGBTQ, ok? Bora!

1. Espanha

Espanha é um dos destinos gays na Europa mais conhecidos, com hotel LGBTQ com rooftop nudista e tudo. Foto: Viaja Bi!

Não tem como uma lista de destinos gays na Europa não ter Espanha. No ano passado, voltei ao país a convite da região da Andaluzia, que fez um primeiro evento de turismo LGBT+ em Torremolinos, onde fiquei num hotel gay com área nudista.

A região toda, que inclui Málaga, une-se a Barcelona, Madri, Maspalomas e Ibiza como os principais destinos para a comunidade.

Continua após a publicidade

Com a World Pride acontecendo, 2017 foi um ano com muitas novas propostas de leis para a comunidade, incluindo crimes de ódio e cirurgias desnecessárias em crianças interssexuais.

2. Alemanha

Eu e meu pai em Frankfurt, na Alemanha, um dos destinos gays na Europa. Foto: Viaja Bi!

Pode parecer bizarro, mas a Alemanha só legalizou o casamento igualitário em 2017 (veja aqui). Mas é, sem dúvida, um dos destinos gays na Europa.

A cena gay de Colônia é uma das mais badaladas do país; Frankfurt, apesar de mais tranquila, tem uma noite gay considerável; e Berlim, claro, é destaque no mundo todo.

Na Alemanha, já é reconhecido o terceiro gênero (não binário), ou seja, os interssexuais têm espaço, e isso agora vai ser garantido por lei.

A lei ainda não existe também para combater crimes de ódio, mas está na pauta. O país tem uma associação que dá visibilidade aos refugiados LGBT+ e, como outros países da Europa, está se desculpando pelas condenações de homens gays e bissexuais.

3. Reino Unido

A Escócia é um dos destinos gays na Europa. Foto: Viaja Bi!

Esse reino é a casa de Londres, Brighton, Edimburgo e tantas outras cidades LGBT+ friendly. Eu morei em Londres (veja o guia de Londres gay) e posso afirmar, tranquilamente, que é um dos destinos gays na Europa e no mundo.

Já contei aqui como é um intercâmbio sendo gay por lá, mas vai ser difícil ter problema em qualquer canto do Reino Unido. Eles lançaram, há alguns anos, a campanha Love is GREAT, focada no público LGBT+.

A Escócia foi considerada, em 2016, o país com o “Parlamento mais gay do mundo”, e o conselheiro político Nathan Sparling se apresentou na conferência nacional de seu partido como a drag Nancy Clench.

Em 2017, a discussão sobre os interssexuais e seu direito de proteção ao corpo cresceu no Reino Unido.

4. Irlanda

Eu careca e sem barba em Dublin, na Irlanda, um dos destinos gays na Europa. Foto: Viaja Bi!

Em 2017, Leo Varadkar foi eleito o primeiro Primeiro Ministro abertamente gay da Irlanda.

Será que existem diferenças entre ser gay na Irlanda e no Brasil? Até 1993, era ilegal ser gay por lá, mas, em 2015, a Irlanda foi o primeiro país do mundo a aprovar a união entre pessoas do mesmo sexo por referendo.

E já que é para ser um dos destinos gays na Europa, em 2017, foram publicados os resultados de uma pesquisa feita com jovens LGBT+, que vai servir de base para a primeira Estratégia Jovem LGBTI+.

E o país é o primeiro do mundo a ter uma estratégia desse tipo, focada nas necessidades específicas de jovens membros da comunidade LGBT+. O Ato de Reconhecimento de Gênero, de 2015, também passará por revisões em breve, no que se refere a pessoas trans e não binárias.

5. Suécia

A Suécia é um dos destinos gays na Europa. Foto: © Ove Nordström | Dreamstime

A Suécia não podia ficar de fora da lista de destinos perfeitos para gays na Europa. Além da beleza estonteante dos suecos ser unanimidade entre as bis, as leis a favor dos LGBT+ são bem avançadas por lá.

Para você ter uma ideia, em 1972, eles foram o primeiro país do mundo a permitir alteração legal da identidade de gênero.

Avançando no tempo, em 2009, quatro anos antes de o Brasil aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a Suécia estava aprovando leis de casamento entre pessoas de gênero neutro. Nem sabe o que é isso, né?

Adoção por casais homoafetivos? Pode. Inseminação artificial para lésbicas? Também. Igreja que faz cerimônias de casamento LGBT+? Tem. Associação de policiais gays? Tem também.

Saiba mais sobre como é ser gay na Suécia.

E aí? Curtiu essa lista? E se quiser acompanhar tudo sobre viagem gay, corre lá pro Viaja Bi!, a minha “casa” que arrumo com tanto carinho. :)

 

Foto de capa: Stavrialena Gontzou / Unsplash

Rafael Leick

Publicitário paulistano, fez intercâmbio em Londres e lá começou a escrever sobre viagem. É criador do Viaja Bi!, primeiro e principal blog de viagens LGBT do Brasil. Trabalhou com órgãos de promoção turística da Argentina, Espanha, Reino Unido, entre outros, e empresas como AccorHotels. Ministrou palestras no Brasil e no Peru e foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. E, claro, é pai do Lupin.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024