Notícias

Dublin ficará sem banheiro público no centro após decisão de fechar última unidade próximo à Grafton Street

O único banheiro público disponível atualmente no centro de Dublin, localizado no topo da Grafton Street, será removido nas próximas semanas.

A decisão foi anunciada pela Dublin City Council, que justificou o fechamento pela “redução significativa na demanda” e pelos altos custos operacionais — cerca de €400 mil por ano.

Instalado em 2020 como resposta emergencial à pandemia de Covid-19, o banheiro fazia parte de um plano temporário que chegou a incluir também uma segunda unidade na Wolfe Tone Square, desativada em 2022 após reclamações de comportamento antisocial e baixa utilização.

De acordo com relatório, o uso do banheiro da Grafton Street caiu de um pico de 2021 para cerca de 1.500 usuários por semana atualmente. Além disso, a empresa contratada para operar o espaço encerrará suas atividades, o que contribuiu para a decisão da prefeitura.

Continua após a publicidade

Falta de alternativas viáveis

Na década de 1970, Dublin possuía cerca de 60 banheiros públicos. Imagem: Envato

Tentativas de implementar banheiros automatizados também esbarraram em preocupações de segurança.

Um dos fornecedores consultados pela prefeitura alertou que unidades não supervisionadas no centro da cidade apresentam alto risco de comportamento antisocial, como consumo de drogas e vandalismo.

A prefeitura afirma estar explorando novos modelos de operação e segue em busca de dois locais para instalar futuras unidades sanitárias, com a Grafton Street e a Prince’s Street — ao lado do GPO — sendo considerados. Um banheiro público também está previsto no projeto da nova praça de College Green, atualmente em desenvolvimento.

Dublin: Uma cidade sem banheiros públicos

Último banheiro público do centro de Dublin deverá ser removido nas próximas semanas. Imagem: Envato

Segundo reportagem do jornal The Irish Times, na década de 1970, Dublin chegou a contar com mais de 60 banheiros públicos com funcionários.

Esse número caiu para nove nos anos 1990 e, ao final da década, todos haviam sido fechados. Desde então, a cidade enfrenta críticas recorrentes sobre a ausência de infraestrutura sanitária básica em áreas públicas movimentadas.

Segundo o jornal, novas propostas para a instalação de banheiros devem ser apresentadas até o final de setembro. Enquanto isso, visitantes e moradores do centro de Dublin seguirão sem acesso a banheiros públicos gratuitos e permanentes.

Apenas locais como shopping centers oferecem opções de banheiros, como Ilac, Jervis e St. Stephen’s Green Shopping, sendo o último pago.

edublin Press

Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para jornalismo@edublin.com.br

Recent Posts

Posso trabalhar com visto de turista na Irlanda?

Não! O visto de turista na Irlanda é um visto temporário de três meses e…

11 de maio de 2025

Como melhorar o inglês lendo em voz alta

Embora soe como uma atividade “forever alone", um dos maiores poliglotas do mundo, o libanês…

11 de maio de 2025

Irish National Heritage Park: imersão em 9 mil anos de história da Irlanda

Você já pensou em fazer uma viagem no tempo pela história da Irlanda? Esse lugar…

9 de maio de 2025

Policial irlandês é formalmente acusado em Dublin após atropelamento de João Ferreira, que perdeu parte da perna em 2023

O policial irlandês Neil Doyle, lotado na delegacia de Dundrum, foi formalmente acusado de direção…

9 de maio de 2025

Transporte público na Irlanda: as principais tarifas de ônibus, trens, bondes e outros

O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…

7 de maio de 2025

Como as mudanças nas zonas de transporte em Dublin afetam sua rotina e o seu bolso?

A TFI (Transporte For Ireland) anunciou mudanças nos preços e áreas de transporte de Dublin,…

7 de maio de 2025