A corrida presidencial irlandesa passou por uma reviravolta significativa com a retirada do candidato do Fianna Fáil, Jim Gavin, deixando apenas duas mulheres na disputa: Catherine Connolly e Heather Humphreys.
Com isso, a Irlanda está prestes a eleger a terceira presidente mulher de sua história.
Em um comunicado divulgado nesta manhã, Gavin anunciou que estava se retirando da eleição “com efeito imediato”, após “refletir profundamente” sobre acontecimentos recentes.
“Decidi me retirar da disputa presidencial e retornar aos braços da minha família”, disse Gavin.
A saída ocorre após reportagens do Irish Independent revelarem que Gavin estaria envolvido em uma disputa com um ex-inquilino, que afirma ter pago, por engano, €3.300 de aluguel após deixar um imóvel pertencente a Gavin, entre 2007 e 2009. O ex-inquilino alega não ter recebido reembolso, apesar de várias tentativas de contato.
Durante um debate presidencial transmitido pela RTÉ, Gavin admitiu que estava “investigando o caso” e que o episódio ocorreu em um período de “dificuldades financeiras familiares”. O candidato descreveu o incidente como “parte de uma vida que ficou para trás”.
A eleição presidencial de 2025 agora torna-se um marco na história política irlandesa, com duas mulheres disputam o cargo mais alto do país.
Independentemente do resultado, a Irlanda terá uma presidente — algo que não acontecia desde a gestão de Mary McAleese (1997–2011) e sua antecessora, Mary Robinson (1990–1997), ambas amplamente admiradas por seu papel transformador na política nacional e internacional.
No dia 24 de outubro, a Irlanda escolherá o décimo presidente da República, sucessor de Michael D. Higgins, que deixa o cargo após 14 anos divididos em dois mandatos – o máximo permitido pela Constituição.
Apenas cidadãos irlandeses podem votar (incluindo estrangeiros que fizeram a naturalização). Eles têm até terça-feira, 7 de outubro de 2025, para registrar ou confirmar sua inscrição no colégio eleitoral, condição indispensável para poder votar no pleito.
A Comissão Eleitoral Independente (An Coimisiún Toghcháin) reforça que todos os eleitores devem conferir sua situação no cadastro, especialmente os 60 mil jovens que completaram 18 anos desde a última eleição geral.
Sem o registro atualizado, não será possível exercer o direito ao voto.
O procedimento pode ser feito no site oficial Check the Register ou junto às autoridades locais.
Heather Humphreys, Catherine Connolly e Jim Gavin disputam presidência da Irlanda em 2025. Fotos: Divulgação
Três nomes estarão na cédula, o menor número de candidatos desde 1990:
Ao contrário do primeiro-ministro, que comanda o poder Executivo, o presidente da Irlanda tem função majoritariamente cerimonial.
Apesar disso, suas atribuições constitucionais são relevantes: sanciona leis aprovadas pelo Parlamento, nomeia o primeiro-ministro (Taoiseach) e ministros, comanda simbolicamente as Forças de Defesa e representa o país em visitas oficiais.
A cena cultural irlandesa ganha contornos cada vez mais plurais com a presença marcante de…
O serviço nacional de meteorologia da Irlanda, Met Éireann, emitiu alerta para ventos fortes entre…
O daa (Dublin Airport Authority) afirmou que o ministro da Habitação, Governo Local e Patrimônio,…
Quem vive na Irlanda logo percebe um fenômeno marcante: a diferença extrema entre os dias…
Oficialmente, o fuso horário entre Brasil e Irlanda, considerando horário de Brasília e de Dublin,…
Todo mundo já ouviu falar sobre o clima da Irlanda, mas poucos imaginam encontrar um…