Clima

Qual é o fuso horário entre Brasil e Irlanda?

Oficialmente, o fuso horário entre Brasil e Irlanda, considerando horário de Brasília e de Dublin, é de três horas, entre outubro e março, com os ponteiros no país europeu sempre adiantados.

Foi-se o tempo em que havia mudanças na diferença de fuso entre os dois países pelo menos três vezes ao ano. Com o cancelamento do horário de verão brasileiro, que não existe desde 2020, agora a mudança ocorre duas vezes, isso porque a Irlanda, assim como a União Europeia, segue alterando os relógios entre a primavera e o outono (março e outubro).

O chamado Daylight Saving Time, o “horário de verão europeu”, porém, deveria ter acabado em 2021, o que foi adiado por conta do Brexit e da pandemia da Covid-19, mas até agora não se sabe quando e se vai realmente ser finalizado.

Qual é o fuso horário entre Brasil e Irlanda?

Sem o horário de verão brasileiro, fuso horário entre Brasil e Irlanda (horário de Brasília e Dublin) é de três horas, entre outubro e março, e de 4 horas, entre março e outubro. Foto: Pxhere

Oficialmente, o fuso horário entre Brasil e Irlanda é de três horas, entre outubro e março, sempre contando com o horário de Brasília e de Dublin.

Continua após a publicidade

No caso, a Irlanda está à frente. Ou seja, quando é 0h no Brasil, já são 3h da madrugada na Ilha Esmeralda.

Já durante o horário de verão irlandês, o Daylight Saving Time, entre março e outubro, o fuso horário entre Brasil e Irlanda fica sendo de 4 horas.

Exemplos:

  • 0h no Brasil = 4h na Irlanda
  • 10h (10am) no Brasil =  14h na Irlanda (2pm)

E assim por diante.

Leia também: O que é e como evitar o ‘jet lag’?

União Europeia decidiu pelo fim do horário de verão

Horário de verão na Irlanda começa sempre em março. Foto: Phxere

As mudanças de horário durante a primavera e o outono europeus têm se tornado impopulares ao longo dos anos. Quem critica as alterações diz que isso perturba o biorritmo de humanos e animais e causa problemas de saúde.

Em 2018, uma pesquisa da União Europeia indicou um apoio esmagador para o fim do horário de verão. Um ano depois, o Parlamento Europeu votou pela sua abolição até 2021.

A Irlanda, junto ao resto da UE, deveria acabar com a mudança de relógios neste ano, mas, devido a complicações com o Brexit e a pandemia, ele foi adiado.

Os países membros da UE ainda não ratificaram a mudança, mas, se o fizerem, um fuso horário permanente deverá ser incorporado.

A partir de então, cada Estado-Membro da UE vai decidir qual horário, de inverno ou verão, vai aderir ao longo do ano.

Apesar das especulações, ainda não se sabe se a Irlanda e os outros países da UE vão de fato extinguir a mudança de horário ou quando isso acontecerá. Também não se sabe se o governo brasileiro vai voltar a aderir o horário de verão e, no futuro, o fuso horário entre Brasil e Irlanda poderá novamente ter três fases de mudanças ao longo do ano.

Próximos passos para seu intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.

O edublin tem ótimas opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024