Eleições 2022: Lula vence 2º turno entre eleitores brasileiros na Irlanda

Eleições 2022: Lula vence 2º turno entre eleitores brasileiros na Irlanda

Rubinho Vitti

1 ano atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Atualizado às 18:54

Eleitores brasileiros aptos a votar para presidente do Brasil na Irlanda participaram do segundo turno entre 8h e 17h deste domingo, 30 de outubro, em Dublin.

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi o que mais recebeu votos, com 6.023 votos (81,81%). Jair Bolsonaro recebeu 1.339 votos (18,19%).

Reprodução: Tribunal Superior Eleitoral

Resultado da eleição para presidente na Irlanda

Diferentemente do primeiro turno, não houve uma grande aglomeração no Croke Park, único local de votação. Isso foi resultado do esforço da Embaixada do Brasil em Dublin em organizar as filas, com seções separadas por cores em um grande espaço do centro esportivo.

Na Irlanda, 11.946 brasileiros estavam aptos a votar, cerca de 17% do total da população de brasileiros residentes no país que, segundo a Embaixada do Brasil em Dublin, estima-se ser de 70 mil pessoas.

Compareceram às urnas no segundo turno da votação em Dublin, 7.492 brasileiros, 181 a menos que no primeiro turno, quando 7.673 eleitores brasileiros compareceram às urnas aqui na Ilha.

A votação fora do território nacional é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, com o apoio dos consulados ou das missões diplomáticas em cada país.

Como foram as eleições

O segundo turno da eleição para presidente do Brasil na Irlanda, que aconteceu no domingo, 30 de outubro, foi em um local diferente: o complexo esportivo Croke Park. O edublin conversou com o embaixador do Brasil em Dublin, Marcel Biato, que explicou detalhes sobre a alteração das seções eleitorais.

A mudança ocorreu por conta da quantidade de eleitores que precisaram esperar horas na fila para votar no primeiro turno — ocorrido na escola de inglês Erin School, em Dublin 3.

A escolha do Croke Park se deve, sobretudo, por ser um local amplo e em uma região praticamente não-residencial.

“Para mudar o endereço é preciso que o Tribunal Superior Eleitoral autorize. Tem toda uma burocracia em Brasília. Isso já foi feito e já está autorizado”, explicou Biato.

Por que o endereço mudou?

Croke Park é o maior estádio da Irlanda e um dos maiores da Europa e vai sediar o segundo turno da eleição para presidente do Brasil na Irlanda. Foto: Reprodução Site Irish Concert Trave

A decisão de mudar o local, segundo ele, foi o resultado do índice muito elevado de comparecimento dos eleitores brasileiros em Dublin. Biato explicou que a média de comparecimento de eleitores no exterior foi por volta de 40%, enquanto em Dublin foi mais de 70% do total de brasileiros aptos a votar.

“É algo bom que tem consequências. O que nós queremos é evitar que as pessoas fiquem tanto tempo na fila. A nossa preocupação fundamental é essa, que as pessoas possam exercer o seu direito com um pouco mais de conforto”, disse o embaixador.

Marcel Biato ressaltou que a Embaixada do Brasil em Dublin está muito otimista em conseguir deixar o processo de votação mais fluido. “Quero dizer às pessoas que não se sintam desmotivadas para votar no segundo turno, pois estamos muito empenhados em assegurar uma fila mais rápida, curta e processo de votação mais ágil.”

Como foi a votação para presidente do Brasil no Croke Park (Irlanda)?

O segundo turno de votação para presidente do Brasil na Irlanda tem tudo para ser mais tranquilo. O Croke Park é um dos maiores estádios da Europa e tem capacidade para até 82 mil pessoas, seja para shows e eventos ou jogos de futebol gaélico.

Marcel Biato explicou que as seções eleitorais vão ficar dentro do centro de convenções que faz parte do complexo esportivo.

“É um estádio que tem uma série de salões acoplados e dentro de um desses salões grandes é que vamos fazer as seções eleitorais”, explicou.

A entrada da votação vai acontecer pela Jone’s Road, onde começará a formação da fila. Os eleitores vão entrar em direção ao lobby antes de chegar ao salão para as seções. Após o voto, eles serão direcionados a outra saída para evitar contrafluxo.

Segundo explicou Biato, haverá um sistema único de filas que será dividido em quatro, depois oito filas e por fim 16. “Vai ser um sistema onde vamos gradualmente ampliando (as filas) para fazer esse controle”, disse

Perguntas e respostas sobre a votação para presidente do Brasil na Irlanda

São 16 urnas eletrônicas disponíveis em Dublin, na Irlanda, para votação de 12 mil eleitores. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O segundo turno da eleição para presidente do Brasil acontece no próximo dia 30 de outubro. Na Irlanda, brasileiros aptos a votar vão poder escolher seu candidato, assim como fizeram no primeiro turno, no dia 2 de outubro.

A novidade no segunto turno na Irlanda é a mudança de local de votação. Depois que os eleitores brasileiros enfrentaram horas de fila para poder votar, a Embaixada do Brasil em Dublin conseguiu mudar o local de votação.

Desta vez, as seções eleitorais na Irlanda ficarão no Croke Park, um dos maiores estádios da Europa. Muito mais espaçoso, o local deve facilitar a votação.

Destacamos, abaixo, algumas perguntas e respostas para entender como funciona a votação para presidente do Brasil na Irlanda.

Quando acontece a eleição para presidente do Brasil na Irlanda?

Brasileiros que moram na Irlanda e transferiram seu título de eleitor para o domicílio eleitoral no país puderam votar no primeiro turno do pleito para presidente do Brasil em Dublin no dia 2 de outubro de 2022. O segundo turno acontece em 30 de outubro.

Onde acontece a votação?

O único local de votação na Irlanda no segundo turno da eleição para presidente do Brasil na Irlanda será no Croke Park (Jones’ Rd, Drumcondra, Dublin 3). Serão  16 urnas eletrônicas disponíveis para votação nas salas (seções).

Qual será o horário de votação?

Das 8h às 17h, horário de Dublin.

Como saber qual a minha sala de votação (seção eleitoral)?

É possível consultar a seção eleitoral por meio do site do TSE. É altamente recomendado que o votante já saiba sua seção para que seja encaminhado corretamente ao local de votação quando chegar à zona eleitoral.

Posso votar no segundo turno se não votei no primeiro turno?

Sim! O segundo turno é uma nova votação e quem não participou do primeiro turno pode sim votar no segundo turno se estiver apto para isso.

O que fazer no momento da votação?

Ao chegar na zona eleitoral, o eleitor deverá se identificar ao presidente da seção eleitoral. Ele deverá mostrar o documento com foto (passaporte, Carteira de Trabalho/CTPS, RG, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, CNH, certificado de reservista com foto, identidade funcional emitida por órgão de classe).

O nome do votante deve constar no caderno eleitoral disponível na seção eleitoral.

O eleitor poderá se dirigir à cabine de votação assim que autorizado pelo presidente da seção.

Como votar?

Ao chegar na urna eletrônica, o eleitor brasileiro que mora no exterior verá a tela para votação apenas para presidente da República. Ele deverá digitar os dois digitos de seu candidato e pressionar a tela verde (“confirma”). Há ainda a opção de voto “branco” (tecla branca) e, sem seguida, “confirma” (tecla verde).

Caso queira corrigir o número, basta apertar a tecla laranja (“corrige”).

O que acontece depois de votar?

Após a votação na urna eletrônica, uma tela escrito “FIM” irá aparecer. O eleitor deverá assinar uma lista de presença e recebe um comprovante de votação.

Quantos eleitores brasileiros vão votar na Irlanda?

Serão 11.946 brasileiros aptos a votar na Irlanda, cerca de 17% do total da população de brasileiros na Irlanda que, segundo a Embaixada do Brasil em Dublin estima-se ser de 70 mil pessoas.

O número de votantes em 2022 é 500% maior que em 2018, quando 2.111 eleitores brasileiros estavam aptos a votar para presidente durante o pleito na Irlanda.

Dados do site do TSE sobre número de eleitores em Dublin em 2018 e 2022.

Quantos mesários vão participar do processo eleitoral na Irlanda?

Serão 64 mesários participando das eleições na Irlanda.

O que devo levar no momento da votação?

De acordo com a Cartilha das Eleições 2022, criada pelo TSE, “a apresentação de documento brasileiro com foto (passaporte, Carteira de Trabalho/CTPS, RG, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, CNH, identidade funcional emitida por órgão de classe) é obrigatória para comprovar a identidade e a cidadania brasileira.

Além dela, o TSE oriente o eleitor a levar o título de eleitor físico ou o virtual (E-Título, disponível no Google Play ou Apple Store).

Atenção: o E-Título poderá ser baixado apenas até sábado, 29 de outubro.

Posso mudar meu título de eleitor para votar na Irlanda?

O prazo para mudar o título de eleitor para votar em 2022 acabou em 4 de maio deste ano. O processo de mudança de título para as próximas eleições deve acontecer após o fim das eleições deste ano

O voto no exterior é obrigatório?

Sim, o voto é obrigatório para todos os brasileiros de 18 a 70, mesmo os que residem no exterior. No entanto, eleitores brasileiros no exterior só podem votar para presidente da República.

Posso votar para governador, deputados e senadores?

Não! Eleitores brasileiros aptos a votar no exterior apenas podem votar para presidente da República Federativa do Brasil.

O que é proibido durante a votação?

  • Boca de urna – tentativa de convencer eleitores a votar em determinado candidato ou partido no dia do pleito na seção eleitoral
  • Distribuição de santinhos, broches, camisas, bandeiras e outros materiais de candidatos e partidos
  • Portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação
  • Aglomeração de pessoas com vestuário padronizado de partido ou candidato ou bandeiras, broches, dísticos e adesivos
  • Promoção de comícios e carreatas
  • Uso de alto falantes e amplificadores de som
  • Propagação de conteúdo na internet, em sites de candidatos e partidos, e-mails, sites de mensagens instantâneas e redes sociais

Leia mais sobre as proibições durante a votação para presidente do Brasil na Irlanda.

Não consegui mudar meu título. Como faço para justificar minha ausência?

Segundo o TSE, no caso de impossibilidade de votar, o eleitor deve justificar sua ausência.

O eleitor inscrito no Brasil que se encontrar no exterior na data da votação pode apresentar justificativa pelo e-Título no dia e no horário da votação ou em até 60 dias após cada turno ou no período de 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

Outra forma é utilizar o Sistema Justifica (pela internet) ou entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer zona eleitoral ou enviá-lo pela via postal ao juiz da zona eleitoral na qual for inscrito.

O que acontece se não justificar minha ausência?

O TSE informa que a deixar de justificar a ausência por mais de três eleições seguidas pode acarretar em uma série de restrições para o eleitor, entre elas, a renovação do passaporte.

Como saber se eu estou em débito com a Justiça Eleitoral?

Para consultar a situação do eleitor, acesse o site TSE. Outra forma é verificar se há débitos com a Justiça Eleitoral como multas por falta de justificativa.

Para isso, você vai precisar do seu número do título de eleitor ou, no caso de não tê-lo em mãos, o nome do pai, mãe e data de nascimento.

Como foi o resultado do primeiro turno da eleição para presidente do Brasil na Irlanda (2022)?

Brasileiros aptos a votar para presidente do Brasil na Irlanda participaram do pleito a partir das 8h da manhã em Dublin, capital do país. Uma fila quilométrica foi formada durante todo o dia para acessar as seções eleitorais na Erin School of English.

A média era de 2h30 a 3h de espera. As filas seguiram até após às 17h, com distribuição de senhas para quem ainda estava na fila, estendendo a votação além do horário final previsto.

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi o que mais recebeu votos, com 5.951 (78,36%), seguido de Jair Bolsonaro, com 1.038 (13,67%).

Na Irlanda, 11.946 brasileiros estavam aptos a votar, cerca de 17% do total da população de brasileiros residentes no país que, segundo a Embaixada do Brasil em Dublin, estima-se ser de 70 mil pessoas.

Compareceram às urnas em Dublin, 7.673 eleitores brasileiros.

Reprodução: TSE

O primeiro turno das eleições 2022 aconteceu nesse domingo, dia 2 de outubro, e não apenas eleitores do Brasil, mas aqueles registrados ao redor do mundo também participam da festa da democracia.

No total, 697.078 brasileiros vão votar na zona ZZ, que representa todos os países fora do Brasil. Em 2018, eram 500.727.

A votação fora do território nacional é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, com o apoio dos consulados ou das missões diplomáticas em cada país.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email