Notícias

Em conversa com primeiros-ministros, Joe Biden reforça apoio ao acordo de paz entre as Irlandas

Nesta semana, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com duas autoridades responsáveis por governar a ilha da Irlanda: Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, do qua a Irlanda do Norte faz parte, e Micheál Martin, primeiro-ministro da República da Irlanda.

Biden, que tem raízes na Irlanda, ressaltou a importância do chamado Acordo da Sexta-feira Santa, ou Acordo de Belfast, que sela a paz entre Irlanda e Irlanda do Norte.

Martin conversou com Biden por cerca de 20 minutos na noite de terça-feira, 10 de novembro. O primeiro-ministro irlandês afirmou pelo Twitter que teve um uma conversa “calorosa” com o presidente eleito. “Ele traz um tremendo conhecimento e compreensão para sua nova função e tem um grande amor por sua herança irlandesa”, disse.

Continua após a publicidade

Um assunto importante na pauta entre Biden e Martin foi o Acordo da Sexta-feira Santa. O primeiro-ministro disse que Biden assumiu o compromisso de seguir apoiando o acordo.

“Falamos da importância do multilateralismo, por exemplo, o Acordo de Paris e a OMS. Eu o felicitei pelo caráter histórico de sua eleição e de Kamala Harris e concordamos em trabalhar juntos”, disse Martin, que também o convidou para visitar a Irlanda quando for possível.

Leia também: Qual a diferença entre Irlanda e Irlanda do Norte?

Bóris Johnson garante manter acordo de paz

A ligação entre Biden e o primeiro-ministro britânico, Bóris Johnson  também foi amistosa. Eles conversaram por 25 minutos na quarta-feira, 11 de novembro.

De acordo com reportagem da BBC, Johnson parabenizou Biden por sua vitória nas eleições nos Estados Unidos e disse que espera “fortalecer a parceria” entre o país e o Reino Unido.

Segundo a matéria, ele teria garantido a Biden que o Brexit não prejudicaria o Acordo da Sexta-feira Santa, criado há 22 anos para manter a paz entre Irlanda do Norte e República da Irlanda.

O ex-presidente americano, o também democrata, Bill Clinton, foi uma peça-chave para as negociações do Acordo, em 1998, e Biden, agora seu sucessor no cargo, quer manter o apoio dos EUA para com a paz entre as Irlandas.

Biden inclusive era contra o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, e isso era uma preocupação em relação à conversa entre ele e Johnson.

Acordo espera pacto na fase de transição do Brexit

Atualmente, o Brexit está em fase de transição, com a busca de um acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia, mas Johnson disse que pode finalizar as conversas sem um “pacto” se não houver uma definição até janeiro de 2021, quando acaba o prazo.

Por ser a única fronteira terrestre entre Reino Unido e um país da UE —  no caso, entre Irlanda do Norte e República da Irlanda , — é fundamental que as negociações levem em conta a fronteira entre os dois países.

Com uma indefinição ou uma barreira que separe as duas nações, a violência pode ser reascendida entre os dois lados da ilha.

Leia também: Quem vive na Irlanda do Norte é irlandês ou britânico?

 

 

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024