Encontro entre primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, e Donald Trump, presidente dos EUA, ocorreu nesta quarta-feira, 12 de março, na Casa Branca. Foto: Reprodução/Youtube
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Micheál Martin teve um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na tradicional visita à Casa Branca durante as comemorações do St. Patrick’s Day.
O evento celebra os laços históricos e culturais entre os dois países, mas ganhou um tom mais sério este ano, diante das preocupações econômicas e políticas em torno da relação bilateral.
Manifestações ocorreram em Dublin antes da viagem de Micheál Martin, com críticos destacando as preocupações com as políticas protecionistas de Trump e seu posicionamento polêmico em questões internacionais.
Durante a reunião bilateral com o Taoiseach Micheál Martin na Casa Branca, Trump destacou um “massivo” desequilíbrio comercial entre os dois países, afirmando que a Irlanda, assim como outros países, estava obtendo vantagens econômicas dos EUA.
“De repente, a Irlanda tem nossas empresas farmacêuticas. Essa bela ilha de cinco milhões de pessoas tem toda a indústria farmacêutica americana em suas mãos”, afirmou Trump.
O primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, rebateu as declarações, destacando que a relação econômica entre os países é uma via de mão dupla. Ele mencionou a companhia aérea Ryanair, uma das maiores clientes da fabricante americana Boeing, e ressaltou que diversas empresas irlandesas geram milhares de empregos nos EUA.
“Nós agregamos valor aos Estados Unidos”, afirmou Martin.
Encontro entre primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, e Donald Trump, presidente dos EUA, ocorreu nesta quarta-feira, 12 de março, na Casa Branca. Foto: Reprodução/Youtube
Após a reunião na Casa Branca, Micheál Martin participou do tradicional almoço “Friends of Ireland”, organizado pelo presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, e entregou a Trump a simbólica tigela de trevos, parte essencial das celebrações do St. Patrick’s Day em Washington.
O edublin também pode ajudar quem está em busca de trabalhar fora do Brasil.
Nosso curso “Do Zero ao Emprego no Exterior” oferece mais de 30 horas de conteúdo com diversos profissionais de diferentes áreas sobre trabalhar fora do Brasil.
Mas se a sua ideia é fazer intercâmbio na Irlanda ou estudar em uma faculdade no país, também temos diversos ebooks completíssimos para ajudar você a planejar e realizar esse sonho.
As agências parceiras do edublin também podem auxiliar durante todo o processo de mudança para um novo país, orientando sobre a parte burocrática e sendo a ponte para a sua realização de um programa de trabalho no exterior. Solicite um Orçamento Fácil com diversas agências com um só clique!
Um mapeamento exclusivo feito pelo G1 revelou a presença do PCC (Primeiro Comando da Capital),…
A brasileira Isadora Petinari, do bar 9 Below, em Dublin, foi coroada “Bartender do Ano”…
Com suas paisagens dramáticas, penhascos icônicos e rotas históricas, a Irlanda é um dos destinos…
O supermercado Lidl, um dos mais populares na Europa, está com uma sessão especial com…
A goiana Camila Souza Otoni, de 22 anos, foi eleita Miss Brasil Europa 2025, em…
A capital irlandesa se prepara para o Dublin Pride Festival, que neste ano marca 10…